ImóvelTimes

Multiplan: analistas deixam balanço de lado e focam no futuro

29 out 2020, 11:44 - atualizado em 29 out 2020, 11:44
Multiplan
Segundo a XP Investimentos, “o terceiro trimestre confirmou a tendência de recuperação dos números operacionais” (Imagem: Empresa)

O balanço da Multiplan (MULT3) deu os primeiros sinais de recuperação após a fase mais conturbada da crise de covid-19, que levou ao fechamento dos shopping centers.

De acordo com a XP Investimentos, os resultados do terceiro trimestre da companhia foram positivos.

A Multiplan encerrou o período com lucro líquido de R$ 568,7 milhões, valor 368% maior em relação ao mesmo intervalo de 2019. Vale ressaltar que o montante foi altamente beneficiado pela venda da Diamond Tower, cuja contribuição para o lucro foi de R$ 519,8 milhões.

A receita líquida avançou 211% no comparativo anual, passando de R$ 328,6 milhões para R$ 1 bilhão (também beneficiada pelo desinvestimento do empreendimento). O Ebitda, que corresponde ao lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, cresceu quase 200% e totalizou R$ 703,8 milhões.

“O terceiro trimestre confirmou a tendência de recuperação dos números operacionais, após mais shoppings serem autorizados a reabrirem e/ou funcionarem em horário integral (em níveis pré-pandemia)”, comentou Renan Manda, analista de Construção Civil, Shopping Centers, Imóveis Comerciais e Fundos Imobiliários da XP.

Na avaliação da corretora, os números da Multiplan vão seguir tendência positiva, ao passo que os horários de funcionamento dos demais ativos do portfólio da operadora são flexibilizados.

Vendas em shoppings

Para o Safra e a Mirae Asset, os resultados divulgados pela Multiplan não foram bons.

Apesar da receita líquida recorde, os shoppings não se recuperaram completamente dos impactos causados pelas medidas de isolamento social.

“Os shoppings da companhia não foram totalmente abertos, e o tempo operacional em setembro atingiu 74% do período usual, enquanto a taxa de ocupação caiu 105 pontos-base na comparação trimestral, para 95,3%. Como resultado, as vendas tiveram queda anual de 42%”, destacou o analista do banco Luiz Peçanha.

ParkShopping Brasília, controlado pela Multiplan
De acordo com a Multiplan, as vendas dos lojistas superaram em outubro o patamar de março, alcançando 80,8% dos níveis do ano passado (Imagem: Divulgação/Multiplan)

Por outro lado, as perspectivas para o quarto trimestre são mais otimistas. As vendas dos lojistas superaram em outubro o patamar de março, alcançando 80,8% dos níveis do ano passado. Parte da recuperação veio por conta do Dia das Crianças.

“As perspectivas para o futuro são melhores”, acrescentou Peçanha.

A Mirae espera uma recuperação ao longo do quarto trimestre do ano. No entanto, a gestora de ativos acredita que os preços dos aluguéis ainda não acompanharão a inflação do período.

Por ora, a Mirae está com recomendação de compra para a ação da Multiplan, com preço-alvo de R$ 26,17. o Safra manteve a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) e o preço-alvo de R$ 31,30 ao fim de 2020.

A XP também segue indicando a compra do papel, com preço-alvo de R$ 25.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.