CryptoTimes

Nasdaq e Hashdex: primeiro ETF cripto do mundo será oficialmente lançado na Bolsa de Bermudas

09 fev 2021, 12:28 - atualizado em 09 fev 2021, 12:28
Após receber aprovação em setembro de 2020 e ter aparecido em manchetes internacionais, o primeiro ETF de cripto do mundo, desenvolvido pela Nasdaq e Hashdex, será oficialmente lançado na BSX (Imagem: Crypto Times)

Da S&P Global à CBOE Global Markets, empresas de Wall Street querem listar produtos de índice que irão servir como a base de um fundo negociado em bolsa (ETF) de cripto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (9), a Nasdaq pode se vangliorar desse feito.

A Nasdaq anunciou o lançamento oficial do fundo Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF, baseado no índice da gestora de criptoativos Hashdex.

O ETF será negociado na Bolsa de Valores de Bermudas (BSX), disponível a um pequeno grupo de investidores, já que não será negociado nos EUA. O ETF havia sido aprovado em setembro de 2020.

Ainda assim, o lançamento do ETF destaca o ritmo de progresso de tais produtos e as ambições de empresas de dados que visam fornecer alicerces informacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tanto a S&P Global como a CBOE anunciaram sua intenção de lançar índices cripto que, um dia, poderão servir de alicerce para tais produtos.

Já a Nasdaq explorou exatamente como pode entrar para o mercado de índices cripto por muitos anos antes de começar a desenvolver o índice Nasdaq Crypto Index (NCI) em julho de 2020.

A exposição ao ETF Nasdaq Crypto Index está disponível para investidores brasileiros por meio de três fundos que a Hashdex distribui no país. Estes fundos oferecem 20%, 40% ou 100% de exposição ao ETF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os produtos podem ser encontrados nas maiores plataforma de investimentos do país e atendem a todos os perfis de investidores.

Em entrevista ao The Block, Sean Wasserman, líder global de índices e soluções de consultoria da Nasdaq, afirmou que a empresa queria criar um índice de referência para a indústria que poderia “atender às necessidades do crescente interesse institucional”.

O NCI foi desenvolvido junto com a Hashdex, que licencia seu índice para seus fundos oferecidos aqui no Brasil, segundo Wasserman.

Wasserman disse que a Nasdaq queria que o índice capturasse exclusivamente os criptoativos mais líquidos e favoráveis para grandes instituições. Dessa forma, Nasdaq destacou os critérios essenciais exigidos para que uma criptomoeda — ou constituinte, na terminologia dos ETFs — seja incluída.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Wasserman, os constituintes têm de ser negociados em corretoras e custodiantes “principais” com ampla liquidez e volumes. Essas corretoras principais incluem Coinbase, Bitstamp, Gemini e Kraken. A lista de custodiantes principais inclui BitGo, Coinbase e Fidelity.

“Para que sejam elegíveis a participar do índice, quando houver o rebalanceamento, um ativo deve ter uma média diária em volume negociado, no par com dólar entre todas as corretoras principais, de até 0,5% em comparação à criptomoeda que possui a mais alta média diária em volume negociado”, segundo a metodologia do índice.

Discovery, Explorer e Voyager são os três fundos oferecidos pela Hashdex para diferentes perfis de investidores (Imagem: Crypto Times)

Também existe um comitê que supervisiona o desenvolvimento, que varia entre as unidades jurídicas, de produto e de negociação da Nasdaq. Alavancando a metodologia apresentada e o critério do índice, o comitê rebalanceia a composição do índice a cada três meses.

“Vimos um desenvolvimento na maturidade do ecossistema de criptomoedas, que pode ser explorado por um índice baseado em regras, como o Nasdaq Crypto Index”, disse Stephen Koshansky, chefe de produtos e pesquisa de ativos digitais da Nasdaq, em um comunicado de imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Nasdaq trabalhou de perto com a Hashdex para criar critérios para o índice, que são objetivos na seleção de ativos para representar o mercado de criptomoedas. Eles serão filtrados e examinados por bolsas e provedores de custódia confiáveis”, diz Koshansky. 

Isso é algo diferente dos outros índices que incluem constituintes baseados apenas na capitalização de mercado ponderada. Atualmente, os constituintes do índice HDAI incluem seis criptomoedas: bitcoin (BTC), ethereum (ETH), litecoin (LTC), bitcoin cash (BCH), chainlink (LINK) e stellar lumens (XLM).

A Nasdaq possui ambições globais para o NCI. Parecido com a forma que a Nasdaq se aproxima dos mercados de câmbio de tecnologia, que alimentam plataformas em todo o mundo, Wasserman afirma que o índice atua como a base para fundos em diversas geografias e tipos de clientes.

“Está nos primórdios”, disse Wasserman, se recusando a comentar sobre outras empresas que desejam desenvolver produtos com o índice. Wasserman espera que emissores alavanquem o índice para produtos de ETF e de investimento privado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Queremos qualificá-lo como um índice prático para investidores institucionais que querem acessar o mercado”, disse ele.

“ETF, derivativos de OTC [mercados de balcão]… Conforme o apetite das instituições aumenta, queremos que o NCI atue como o alicerce para todos esses produtos de investimento.”

De início, a oportunidade de receita será pequena para a Nasdaq, que está tomando uma abordagem de parceria e dividindo os lucros sobre o novo ETF com a Hashdex.

“Quanto mais ativos [parceiros] surgirem, mais receita poderemos gerar”, contou ele ao The Block.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Com o suporte da Nasdaq, do seu agente de cálculo CF Benchmarks e da BSX, estamos extremamente felizes em trazer ao mercado o primeiro ETF de cripto do mundo. Essa é uma grande conquista que mostra a maturidade do mercado de criptomoedas, que conquistou um patamar de respeito em 2020. Além disso, o lançamento também consolida nossa presença como um player global relevante neste segmento”, afirma Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex, , em um comunicado de imprensa.

“O produto também deve acelerar a entrada de investidores institucionais em cripto, seguindo uma tendência que ganhou muito fôlego nos últimos meses.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar