Mercados

Nasdaq renova recorde com tecnologia, mas dados de emprego pressionam Wall Street

03 set 2021, 17:27 - atualizado em 03 set 2021, 18:54
Wall Street
Na semana, o S&P acumulou ganho de 0,6%, e o Dow cedeu 0,2% (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

O Nasdaq encerrou esta sexta-feira em uma nova máxima recorde, mas os principais índices de Wall Street chegaram ao final de semana do Dia do Trabalho nos Estados Unidos sem direção comum, reagindo a um relatório de empregos decepcionante que gerou temores sobre o ritmo da recuperação econômica, mas enfraqueceu o argumento a favor de uma redução gradual de estímulos no curto prazo.

No último dia de negociações antes do fim de semana do Dia do Trabalho nos EUA, tanto S&P 500 quanto Dow registraram quedas marginais, em movimento que moderou a performance positiva na semana para o S&P 500 e ampliou a sequência de perdas do Dow para quatro nas últimas cinco sessões.

O Nasdaq, porém, registrou a quinta alta em seis sessões e cravou ganho de 1,6% na semana, à medida que o apetite de investidores por ações de pesos pesados da tecnologia que tendem a performar melhor em um ambiente de juros baixos segue dando impulso ao índice.

Apple (AAPL), Alphabet (controladora do Google) e Facebook (FB) avançaram entre 0,3% e 0,4% cada.

“(O setor de) tecnologia se tornou à prova de balas”, disse Mike Mullaney, diretor de pesquisas em mercados globais da Boston Partners.

“É o setor anticovid, é onde você quer estar se acha que a Covid ou a falta de crescimento serão um problema.”

O impacto do vírus sobre o ritmo da recuperação econômica ficou evidente no aguardado relatório do Departamento do Trabalho norte-americano, que mostrou abertura líquida de 235 mil postos de trabalho fora do setor agrícola em agosto –muito abaixo da expectativa de economistas, de 750 mil vagas. Em julho, 1,05 milhão de postos haviam sido criados.

“O número é uma grande decepção, e está claro que a variante Delta teve um impacto negativo sobre o mercado de trabalho neste verão (no Hemisfério Norte)”, disse Michael Arone, estrategista-chefe de investimentos da State Street Global Advisors em Boston.

O índice Dow Jones (DJI) caiu 0,21%, a 35.369 pontos, enquanto o S&P 500 (SPX) perdeu 0,033503%, a 4.535 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq (US100) avançou 0,21%, a 15.364 pontos.

Na semana, o S&P acumulou ganho de 0,6%, e o Dow cedeu 0,2%.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.