Política

Nos bastidores, Bolsonaro demonstrou preocupação com crise dos mercados

10 mar 2020, 15:10 - atualizado em 10 mar 2020, 15:10
Jair Bolsonaro Michelle Bolsonaro Ernesto Araújo
Presidente Jair Bolsonaro, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o chanceler Ernesto Araújo durante encontro com a comunidade brasileira em Miami (Imagem: REUTERS/Marco Bello)

Apesar de ter minimizado a crise que derrubou os mercados, na segunda-feira, o presidente chegou a mostrar preocupação a membros da sua comitiva e pediu ao ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, que acelerasse a apresentação das medidas que o governo prepara para tentar compensar mudanças bruscas no preço internacional do petróleo, contaram à Reuters duas fontes que acompanham a viagem presidencial.

“O presidente nos disse que assim que chegar vai chamar uma reunião com o ministro Guedes (Economia) e os ministro Bento” para analisar as medidas, relatou uma das fontes.

Durante sua viagem em Miami, Bolsonaro minimizou por duas vezes a crise dos mercados, chegando a dizer nessa terça-feira que o acontecido “não era uma crise”.

No entanto, fontes ouvidas pela Reuters que estavam com o presidente em sua comitiva, contaram que Bolsonaro acompanhou com atenção as informações do mercado. A instrução, no entanto, era demonstrar tranquilidade.

Na segunda, depois de falar diretamente com Bolsonaro, Bento Albuquerque informou aos jornalistas que os estudos para as medidas de compensação às variações do preço do petróleo devem ser apresentadas ao presidente ainda esta semana, mas não há nenhuma decisão tomada.

Segundo as fontes ouvidas pela Reuters, Bolsonaro demonstrou preocupação com a queda nas ações da Petrobras, mas espera ver a queda nos preços chegar aos combustíveis –algo que repetiu nesta terça-feira.

No final do dia, no entanto, Bolsonaro estava convencido de que era uma crise passageira e que os mercados iriam se recuperar. À noite, foi jantar com parte da comitiva em uma Casa de Massas, em Miami, para comer um de seus pratos favoritos, massa a bolonhesa.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.