Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Número de famílias endividadas no Rio atinge 1,42 milhão

Diana Cheng
14/01/2019 - 19:35

O número de famílias endividadas no Rio de Janeiro está em torno de 1,42 milhão, segundo dados divulgados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de dezembro, feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) e apurado pela CNC. Em comparação a novembro, o percentual ficou estável, com 60,3%.

Chegou o Pré-Market Money Times! CADASTRE AGORA e Receba antes do mercado

A inadimplência caiu tanto na comparação anual quanto na mensal, terminando em 24,7% no último mês. O número de famílias que disseram não ter condições para pagar as contas atrasadas caiu, de 11,9% em novembro, para 10,5% em dezembro. Frente ao último mês de 2017, a retração foi ainda maior, de 2,6 pontos percentuais.

Tipos de dívidas

O cartão de crédito continua sendo a principal causa para endividamento das famílias, representando 75,1% das respostas. Logo em seguida, o carnê ficou com 10,9%, enquanto o financiamento de carro, o financiamento de imóvel, o crédito pessoal, o cheque especial e o crédito consignado apresentaram, respectivamente, 9,6%, 9,3%, 8%, 5,7% e 5,6%.

Tempo médio

O tempo médio de contas atrasadas foi de 58,6 dias, o menor registrado pelo Fecomércio RJ desde novembro de 2014.

O tempo médio de comprometimento ficou estável na comparação mensal, com 7,2 meses. 35% das famílias diz estarem comprometidas com dívidas, parcelamentos e financiamentos de mais de um ano.

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 14/01/2019 - 19:35

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto