Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Nvidia apresenta novo chip de processamento específico para a mineração de ether

18/02/2021 - 14:42
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Em vez de mineradores recorrerem a GPUs utilizadas por gamers, agora terão seu próprio chip de processamento da Nvidia (Imagem: Nvidia/Blog)

Nesta quinta-feira (18), a fabricante de placas de vídeo Nvidia anunciou um novo chip de processamento específico para a mineração de ether (ETH) — além de decidir renderizar uma das suas unidades de processamento gráfico (GPUs) mais populares, porém menos úteis para o processo de mineração.

O que é mineração de criptomoedas?

Chamado de “Cryptocurrency Mining Processor” (CMP), o produto foi especificamente desenvolvido para o uso por mineradores que, caso contrário, teriam de recorrer a GPUs tradicionais para minerar ETH ou outras criptomoedas que dependem de processos parecidos.

Com a iniciativa, Nvidia está chegando em meio à longa tensão entre mineradores de criptomoedas e “gamers”, pois ambos estão em busca de GPUs de última geração.

Essa situação resultou numa escassez intermitente e, muitas vezes, no descontentamento dos gamers — principalmente devido ao aumento de preço das criptomoedas.

Em janeiro, mineradores de ether lucraram cerca de US$ 800 milhões, com base em dados coletados pelo The Block Research.

Esse número demonstra a escala em que a mineração de ether chegou — e, como consequência, o grau em que mineradores recorreram a GPUs (direcionando, assim, o preço dos hardwares).

Nvidia está trazendo modelos antigos de volta ao mercado em uma tentativa de mitigar a recente escassez. Alguns mineradores estão até utilizando computadores gamers para obterem o poder de hashing das GPUs internas.

Com o CMP, Nvidia parece estar tentando criar uma linha de negócio específica para mineradores cripto — e, ao mesmo tempo, tentando aliviar a preocupação de sua clientela gamer. Versões do CMP serão lançadas no primeiro e no terceiro trimestre deste ano, segundo o site da empresa.

Como parte integrante da iniciativa, Nvidia disse que, a partir da próxima quinta-feira (25), tomará uma abordagem de software para tornar todos os principais produtos GPUs menos úteis para mineradores cripto.

“Drivers de software RTX 3060 foram criados para detectar atributos específicos do algoritmo de mineração da criptomoeda Ethereum e limitar, em 50%, a taxa de hashes, ou a eficiência de mineração cripto”, disse a Nvidia em uma publicação, acrescentando:

Criar produtos personalizados para clientes com necessidades específicas apresenta o melhor valor para os clientes. Com CMP, podemos ajudar mineradores a criar centros de dados mais eficientes enquanto preservamos os GPUs RTX GeForce para os gamers.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 18/02/2021 - 14:42