O que são bots de negociação de criptoativos? Confira seus prós e contras

17/07/2021 - 10:18
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Em um mercado tão tecnológico, é possível facilitar sua vida de investidor/negociar ao transacionar criptomoedas (Imagem: Unsplash/sajad_sqs9966b)

Plataformas de negociação automatizada, comandadas por robôs de negociação cripto, estão se tornando populares. Quais são os pós e contras dessas plataformas, quem são os líderes de mercado e por que você deveria usar um?

Nos mercados financeiros globais, aproximadamente 75% da negociação é feita via algoritmos e, nos mercados cripto, não é diferente.

Nos últimos dois anos, vemos um aumento no número de plataformas de negociação automatizada cripto, dando autonomia para que investidores cripto criem estratégias 24 horas por dia e sete dias por semana, que podem ser ajustadas e refinadas conforme necessário.

O que é um bot de negociação cripto?

Um bot de negociação cripto é uma aplicação de software que utiliza uma interface de programação de aplicações (API) para interagir com a conta de um usuário e automaticamente executar negociações quando condições de mercado atenderem critérios pré-definidos.

Bots de negociação podem interpretar e combinar sinais tradicionais de mercado, como volume, ordens, preço e tempo, com sinais de análise técnica, como médias móveis, bandas de Bollinger, a Nuvem de Ichimoku e, cada vez mais, com outros fatores, como o sentimento em redes sociais.

Existem diversas plataformas que atendem a diferentes necessidades da comunidade de negociação cripto. Algumas foram criadas para investidores com mais experiências, permitindo que criem estratégias automatizadas e complexas que podem ser testadas com dados históricos do mercado cripto.

Outros são mais adequados para investidores cripto com menos experiência, mas que desejam aumentar o retorno de seus criptoativos sem passar pelo estresse de tomar decisões de negociação por si próprios.

Essas plataformas oferecem “copy trading” (negociadores copiam posições abertas e gerenciadas por um investidor específico), “social trading” (negociadores observam o comportamento de estratégias feitas por outros investidores) e negociação automatizada com base em estratégias algorítmicas.

Qual é a diferença entre um bot e uma plataforma de negociação cripto?

Identificar qual bot de negociação cripto é capaz de gerar lucro e quais são experimentos falidos — ou pior: terem sido criados para roubar o dinheiro de um usuário — é tarefa difícil (Imagem: Unsplash/aviestebaan)

Existem muitos bots para a negociação automatizada de cripto que são simples, estão disponíveis para uso e podem ser adquiridos via compra ou assinatura ou baixados gratuitamente.

Sua proposta de valor é simples: oferecer aos negociadores a capacidade de automatizar suas negociações e esperar que o bot gere lucros.

Porém, esse nem sempre é o caso. Embora bots básicos possam ser conectados à conta de um usuário em uma corretora e possa executar ordens de compra/venda automaticamente, usuários têm controle limitado sobre a estratégia do bot, tornando-os menos úteis para investidores avançados.

Esses bots já são a solução imediata, com poucas opções de personalização. Usuários precisam depender de habilidades de programação e estratégia do criador original. A qualidade desses bots de negociação varia entre boa, justa, ruim ou esses serviços podem ser esquemas fraudulentos.

Identificar qual bot de negociação cripto é capaz de gerar lucro e quais são experimentos falidos — ou pior: terem sido criados para roubar o dinheiro de um usuário — é tarefa difícil.

Embora um bot gratuito de negociação cripto pareça ser uma boa ideia, “gratuidade” não significa “qualidade” e o “melhor bot” depende das necessárias e experiências de usuários.

Outra questão é que bots de solução imediatas são limitados e não consideram todos os fatores que fazem os mercados se moverem. Podem ser afetados por fatores inesperados, como uma queda súbita (ou “flash-crash”), um hack a uma corretora ou outros grandes acontecimentos.

Eventos desse tipo tornam voláteis os mercados cripto e, sem supervisão humana, esses bots podem realizar negociações inúteis que resultam em prejuízos para usuários.

Como consequência, em 2021, a tendência continuará divergindo para plataformas que dão aos investidores um controle detalhado de sua estratégia de negociação com estratégias automatizadas e rebalanceadas para gerar lucros.

Essas plataformas oferecem uma ampla gama de outros valores, incluindo integrações sociais, testes, negociação de papéis, comunidade, equipe de suporte, rastreamento de portfólio, rebalanceamento automático de portfólio e mais.

Motivos para usar uma plataforma de bots de negociação

Sempre verifique os prós e contras de qualquer ativo, plataforma ou serviço antes de aplicar qualquer dinheiro (Imagem: Unsplash/glenncarstenspeters)

Algumas das vantagens de usar uma plataforma de bot de negociação cripto incluem:

Negociação por 24 horas por dia, sete dias por semana

Diferente de mercados tradicionais, mercados cripto nunca dormem e é possível transacionar 24/7 na atual criptoeconomia global. Para investidores, isso apresenta um dilema: ninguém é capaz de ficar de olho no mercado o tempo todo.

Participantes do mercado cripto estarão familiares com a emoção de acordar e ver que obtiveram um ganho em seu portfólio, assim como a situação reversa também pode acontecer. Investidores com posições de risco que, ao acordarem e verem uma notícia negativa que afetou sua posição, terão prejuízo.

Economia de tempo

Essa é a principal vantagem que a negociação automatizada e bots cripto oferecem: negociação eficiente, direcionada por normas, sem ter de ficar observando os mercados. Até investidores ativos em cripto são incapazes de fornecer os meios de geração de lucros sem estarem ligados a uma tela.

Novas oportunidades podem ser encontradas

Um bot está sempre on-line e pode buscar por oportunidades em mercados para obter lucros. O voláteis mercados cripto podem mudar rapidamente e bots estão sempre prontos para explorar uma mudança nas condições de mercado.

Dependendo de quais parâmetros foram configurados, quando o bot vir uma oportunidade, será executado.

Deixando as emoções de lado

O “day-trading” tradicional é uma das tarefas mais estressantes do planeta. A volatilidade nos mercados cripto amplifica esse estresse ainda mais. A negociação cripto pode ser uma montanha-russa de emoções, caracterizada pelos altos e baixos extremos.

Humanos são criaturas emotivas e tendem a ser influenciados em sua tomada de decisão. Isso pode resultar em erros de cálculos caríssimos no mundo da negociação cripto de alto risco.

Uma estratégia baseada em regras e que utiliza um bot pode ajudar a proteger um investidor de seu pior inimigo: ele próprio.

Gerando renda

Diferente de ações, criptoativos não pagam dividendos. De uma perspectiva de investimentos, criptoativos podem ser considerados como uma commodity.

Porém, em um ciclo de baixa, não há motivo para manter uma commodity, pois não apresenta um retorno além da apreciação de preço algo improvável em mercados de baixa.

Bots de negociação podem fornecer uma renda passiva aos investidores cripto ao alavancar seus criptoativos por meio de negociações. Esse fluxo de renda não é tão seguro ou confiável como juros acumulados de cripto, mas é uma das opções disponíveis a investidores cripto que presentem armazenar seus ativos a longo prazo.

Se um negociar conseguir criar uma estratégia automatizada de negociação que tenha um bom desempenho durante um período consistente, gerando uma renda passiva a longo prazo.

Plataformas de “copy-trading” permitem que investidores sem experiência de negociação “copiem” as negociações de investidores profissionais ou copiem estratégias de negociação pré-configuradas operadas por plataformas.

Vantagens de negociar criptomoedas em vez de ações

O mercado cripto é geralmente descrito como um “faroeste” porque o mercado é altamente não regulamentado. Cada país e corretora têm diferentes requisitos e não existem regulações globais e padronizadas (Imagem: Unsplash/sincerelymedia)

– Mercados cripto estão sempre abertos;

– acesso mais facilitado;

– qualquer um pode se cadastrar em uma corretora e começar a negociar;

– você pode começar a negociar com US$ 100 ou menos;

– a volatilidade significa que você pode gerar lucros (ou perdas) rapidamente.

Geralmente, a negociação é comparada a poker e, no poker, existe um conceito chamado “seleção de mesas”. Isso significa que um jogador pode escolher com quem irá jogar.

Se o objetivo for gerar lucro, dada a escolha, um jogador racional de poker irá escolher a mesa com jogadores mais fracos ou com menos experiência. A negociação em mercados financeiros tradicionais é como se sentar em uma mesa com jogadores profissionais.

É possível vencer, mas você precisa ser um dos melhores do mundo. Porém, investidores em cripto têm bem menos experiência. Existem alguns profissionais, mas a maioria são investidores de varejo.

Essa é uma forma de dizer que investidores cripto são bem menos sofisticados do que investidores cambiais. Essa verdade dolorosa, combinada com diversos fatores únicos dos mercados cripto, tem o potencial de dar uma vantagem a investidores cripto mais experientes.

Combine isso com a vantagem de uma estratégia testada de negociação algorítmica (um bot de negociação cripto) e investidores terão a melhor chance de terem sucesso.

O mercado cripto é geralmente descrito como um “faroeste” porque o mercado é altamente não regulamentado. Cada país e corretora têm diferentes requisitos e não existem regulações globais e padronizadas.

Ainda não há um modelo 100% decidido para a valoração confiável de criptoativos. Essa incerteza regulatória, a possibilidade de manipulação de mercado e descoberta contínua de preço criam a melhor amiga de um investir: a volatilidade.

Estratégias para bots de negociação cripto

Não é impossível usar um bot de negociação, mas é preciso tomar cuidado com imprevistos do mercado (Imagem: Unsplash/lukechesser)

Bots de negociação automatizada foram criados para serem configuráveis de negociação. A partir de uma estratégia simples, que segue tendências, para estratégias mais complexas, que avaliam uma ampla variedade de pontos de dados, os bots de hoje são altamente customizáveis. Estratégias comuns incluem:

Seguimento de tendências

Uma estratégia de seguimento de tendências visa identificar o movimento direcional de um ativo e ganhar com o dinamismo desse movimento. A estratégia irá vender quando o ativo estiver subindo ou comprar quando o ativo estiver caindo.

Arbitragem

A arbitragem de negociação visa explorar a diferença no preço de um ativo entre mercados ou corretoras diferentes. Por ser um mercado novo e emergente, o “spread” entre diferentes corretoras cripto pode variar, apesar de isso ter se intensificado conforme o mercado cresce.

Formação de mercado

Uma estratégia de formação de mercado (“market-making strategy”) é baseada na compra e na venda contínua de criptoativos (em ambos os lados do livro de ofertas) para capturar a diferença entre o preço de compra e de venda conforme o preço flutua.

“Copy-trading”

“Copy-trading” é uma crescente tendência que permite que usuários automaticamente copiem a negociação de outro investidor. Geralmente, copy-trading envolve uma comunidade social e elementos de gamificação, como uma tabela de classificação.

A ascensão das finanças descentralizadas (DeFi) e o surgimento de plataformas não custodiais, como a TokenSets, agora possibilitam a cópia das estratégias de outros investidores ou obtenção de estratégias de negociação algorítmica sem abrir mão do controle de suas chaves privadas.

Quais são os riscos de plataformas de bots para a negociação cripto?

Sempre se atente aos sinais vermelhos: nem tudo o que reluz é bitcoin. (Imagem: Unsplash/markusspiske)

Bots de negociação e estratégias de negociação algorítmicas são simplesmente uma ferramenta e não há garantia de rentabilidade. Também existem diversos riscos relacionados a bots de negociação e plataformas automatizadas.

É importante entender que bots de negociação são desenvolvidos especificamente para negociadores, e não investidores, e alguns podem não ser apropriados para iniciantes na mercado cripto ou na negociação.

Você é um investidor ou um negociador?

Se você é um investidor que apenas deseja comprar ou armazenar criptoativos, uma estratégia complexa com bots pode não ser adequada para você.

Investidores sem experiência de negociação podem optar pelo “copy-trading” ou usar estratégias algorítmicas existentes em uma plataforma de negociação.

Embora plataformas variem em sua complexidade, usuários com educação financeira, habilidades analíticas e conhecimento de negociação terão uma vantagem sobre aquelas que não têm.

Cuidado com fraudes e taxas escondidas

Mercados não regulados e emergentes, bem como uma nova tecnologia tendem a atrair maus agentes. Alguns bots de negociação cripto são criados para explorar investidores sem experiência ao roubar seus dados pessoais e fundos.

Faça sua pesquisa. Como? Pergunte a si mesmo o quão confiável é a equipe que criou o bot ou a plataforma.

Possuem um perfil público? Uma equipe de suporte? Consegue entrar em contato com eles? A equipe tem uma comunidade de clientes satisfeitos? As taxas estão claramente explícitas e são fáceis de entender? Existem custos escondidos?

Um bot é apenas outro recurso no kit de ferramentas de negociação

Embora você possa configurar e esquecer grande parte dos bots para a negociação de criptomoedas, a melhor solução é combinar a negociação automatizada com supervisão humana contínua.

As condições do mercado cripto podem mudar extremamente rápido, então é importante que investidores garantam que estão constantemente ajustando os parâmetros de sua estratégia para que isso se reflita.

Não há como saber de tudo

A volatilidade do mercado cripto torna a negociação cripto no aspecto mais arriscado de todos. Bots podem falhar, ter uma péssima programação e serem afetados por condições incomuns de mercado, como “flash-crashes” ou grandes notícias. Espere pelo inesperado.

Quais são os melhores bots de negociação de criptoativos?

Matéria originalmente publicada em 22 de dezembro de 2019 e atualizada em 15 de julho de 2021 devido ao acréscimo de informações por nossos parceiros da Brave New Coin.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 17/07/2021 - 10:18

Cotações Crypto
Pela Web