Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Pequim escolhe região que será o primeiro mercado para o yuan digital

12/08/2020 - 14:10
A Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau (ou GBA) é uma região que abrange onze cidades, dentre elas Hong Kong e Macau  (Imagem: Unsplash/@smnzhu)

Conforme as etapas de testes da “moeda digital/pagamento eletrônico” (DCEP) estão sendo finalizadas na cidade de Shenzhen, um representante do Banco do Povo da China (PBoC) disse que a primeira área onde a plataforma será oficialmente aplicada será na Grande Baía de Hong Kong.

Segundo o site Decrypt, a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau (ou GBA) possui um PIB de US$ 2 trilhões e que Pequim deseja tornar em um núcleo econômico unificado.

Porém, há alguns desafios a serem enfrentados, pois não há padronização de impostos e regulamentações financeiras na região para pavimentar o caminho e aplicar a tecnologia blockchain.

Instituições financeiras e empresas que lidam com altos volumes de negociações internacionais nessa região podem ser as primeiras a testar a plataforma.

“Considerando a adesão internacional em grande escala da DCEP no futuro, Guangdong pode ser um dos mercados mais importates”, disse Xiao Lei, analista financeiro do site chinês Southern Daily.

“Guangdong tem um ambiente comercial bem-desenvolvido, uma grande população e uma vasta gama de negociações internacionais que podem ajudar a impulsionar a adesão da DCEP.

Ainda não foi divulgado um cronograma oficial para o lançamento da DCEP, mas o PBoC afirma que o yuan digital pode ser lançado antes das Olimpíadas de Pequim em 2022.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 12/08/2020 - 14:10