Carteira Recomendada

Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) estão de volta: BTG aposta em carteira mais arriscada; confira

01 dez 2023, 16:34 - atualizado em 01 dez 2023, 16:34
banco do brasil - bbas3
Banco do Brasil e Petrobras retornam à carteira recomendada de ações do BTG em dezembro (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O BTG Pactual, após o forte desempenho do mercado de renda variável em novembro, decidiu fazer algumas alterações na sua carteira recomendada de ações. Para o último mês de 2023, a instituição decidiu adicionar um pouco mais de risco no portfólio, que recebe de volta duas estatais.

Dentro do setor financeiro, o BTG optou por substituir a BB Seguridade (BBSE3), de tese mais defensiva, pelo Banco do Brasil (BBAS3), após surpresas positivas nos resultados.

Segundo os analistas da instituição, abriu-se uma janela de oportunidade para investidores adicionarem mais ações da companhia nas carteiras. Mesmo não sendo uma tese considerada óbvia, dada a forte valorização do nome em 2023, o BTG continua vendo BBAS3 negociada a um múltiplo “muito atraente” e com bom potencial de dividendos.

Petrobras volta ao radar

Além de Banco do Brasil, a Petrobras (PETR4) retornou à carteira do BTG com peso de 15%, após ausência no mês passado.

O BTG destaca que o Plano Estratégico (PE) 2024-2028 divulgado no fim de novembro não trouxe grandes surpresas. Inclusive, os números vieram em linha com as expectativas do mercado, “deixando espaço suficiente para que grandes dividendos continuassem sendo pagos”.

Como o Banco do Brasil, a Petrobras é atualmente negociada com um valuation atrativo, a 3,6 vezes P/L (preço sobre lucro) para 2024, diz.

RAIL3 e TOTS3 saem; RENT3 e EMBR3 são incluídas

A carteira do BTG ganhou mais alterações. Para a escolha em transportes e bens de capital, Rumo (RAIL3) saiu para dar lugar a ações da Localiza (RENT3), que deve seguir entregando números positivos no quarto trimestre do ano.

Em tecnologia, a Totvs (TOTS3) deixou o portfólio, enquanto Embraer (EMBR3) entrou.

“Adicionamos a Embraer ao nosso portfólio de Small Caps no mês passado e, desde então, estamos cada vez mais confiantes de que ela reportará um forte quarto trimestre, com entregas recordes de aeronaves”, defende o BTG.

Confira como ficou a carteira recomendada de ações para dezembro:

Empresa Ticker Peso
Petrobras PETR4 15%
Mercado Livre MELI34 10%
Vale VALE3 10%
Itaú ITUB4 10%
Eletrobras ELET3 10%
Banco do Brasil BBAS3 10%
Localiza RENT3 10%
Vibra Energia VBBR3 10%
Embraer EMBR3 5%
Equatorial Energia EQTL3 10%

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin