Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Petrobras (PETR4): ‘Se eu quiser trocar hoje o presidente, não posso’, diz Bolsonaro sobre Silva e Luna

Alexa Meirelles
18/03/2022 - 11:07
General Silva e Luna
(Imagem: Reuters/Adriano Machado)

Em meio à críticas à Petrobras (PETR3; PETR4) após o aumento dos preço dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na noite de ontem (17), durante sua live semanal, que não pode simplesmente tirar Joaquim Silva e Luna da presidência da companhia.

“Se eu quiser trocar hoje o presidente da Petrobras, não posso. A Petrobras é praticamente independente”, afirmou.

Na semana passada, a estatal anunciou um aumento de 25% dos preços do diesel em suas refinarias e de 19% para a gasolina, na esteira dos ganhos nas cotações do petróleo no mercado internacional em função da guerra na Ucrânia.

A medida foi criticada por conta do tamanho do aumento, que já estava “represado”, já que a estatal não anunciava reajustes para os combustíveis há dois meses.

Como a commodity tem operado no mercado de forma relativamente “imprevisível”, considerado o contexto de guerra, após ultrapassar o preço de US$ 130/barril, o petróleo começou a cair. No início da semana, chegou a ficar abaixo dos US$ 100.

Na ocasião, Bolsonaro declarou para seus apoiadores durante discurso no Palácio no Planalto que esperava que a estatal seguisse a redução do preço internacional do barril.

Na quarta-feira (16) ele também chegou a dizer, durante entrevista ao SBT, que não tem poderes sobre a empresa, que poderia ser “privatizada hoje”.

“A Petrobras se transformou na Petrobras Futebol Clube, onde o clubinho lá de dentro só pensa neles, jamais pensam no Brasil”, acrescentou.

Ainda que negue, a demissão do general Joaquim da Silva e Luna já teria uma data definida pelo presidente13 de abril, quando o novo conselho de administração da estatal será eleito. A informação é dos jornalistas Malu Gaspar e Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Última atualização por Alexa Meirelles - 18/03/2022 - 11:07

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto