Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Petróleo pode disparar em caso de escalada militar após ataques, diz analista

17/09/2019 - 7:55
Analista projeta escalada da commodity em caso de tensão entre EUA e Irã (Imagem: Andrey Rudakov/Bloomberg)

Diante dos ataques às instalações da Saudi Aramco e das decorrências geopolíticas, a analista Halima Croft da RBC Capital Markets acredita que a cotação do petróleo poderá atingir US$ 100,00 por barril caso haja escalada militar na região.

“Se você adicionar o tema do conflito armado, você poderá ter a cotação de US$ 100,00”, avalia Croft, conforme apurado pela reportagem da CNBC. “[…] não podemos excluir uma retaliação direta ao Irã se os ataques continuarem”, completou.

A analista pondera o risco existente de novos ataques caso os governos não reajam. “Esta é uma das instalações mais importantes do mundo. Se você não fizer nada,  essencialmente está acendendo uma luz verde para mais ataques? A qual ponto necessita mostrar alguma ação?”, avalia Croft.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Pontos centrais

Por sua vez, o analista de energia do Barclays Amarpreet Singh acredita que o mercado precifica atualmente “o prêmio de risco geopolítico e o risco de cauda”.

“Algo como isso nunca aconteceu na história”, afirma, avaliando que tamanho choque de oferta não havia ocorrido antes na Arábia Saudita.

Por fim, Singh destaca que as incertezas em torno de quanto tempo será necessário para haver retomada da produção e sobre o possível tipo de escalada das tensões que poderá ocorrer são os pontos centrais em discussão.

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 17/09/2019 - 7:55