Projeto 0x_nodes visa solucionar o problema de interoperabilidade no setor DeFi

20/06/2021 - 11:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A incapacidade de facilmente movimentar valor entre blockchains está atrasando o crescimento do setor DeFi. O projeto 0x_nodes está fornecendo uma solução (Imagem: Medium/0x_nodes)

Um dos principais problemas no ecossistema cripto atual é a falta de interoperabilidade entre blockchains.

A capacidade de facilmente movimentar valor entre diferentes blockchains irá liberar o próximo ciclo de desenvolvimento nas finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês) e criar imenso valor para o amplo ecossistema financeiro.

Um dos mais novos projetos que visa solucionar esse problema é 0x_nodes, uma rede que agrega rendimentos entre blockchains.

0x_nodes é uma rede de sistemas implementados que permitem que usuários movimente, adquiram e desenvolvam estratégias de geração de rendimentos com ativos não nativos pelo blockchain Ethereum e outros blockchains desenvolvidos nele.

Um dos fundadores do 0x_nodes é um desenvolvedor que usa o pseudônimo “Owl” (ou “coruja”, em inglês). Owl foi um participante recente do podcast Crypto Conversation, da Brave New Coin (BNC), e falou, em detalhes, sobre os objetivos do projeto.

Owl gosta de usar a seguinte analogia para descrever a ampla missão do projeto 0x_nodes:

A atual experiência da internet parece ininterrupta. Streaming de vídeos, chamadas via Zoom, aplicativos de smartphones, jogos e redes sociais.

Tudo está integrado e funciona. Por meio da inovação e de rápidos ciclos de desenvolvimento, 0x_nodes visa acabar com a fragmentação da rede Ethereum — e tornar a interoperabilidade em algo comum para todos.

Isso permitirá estratégias mais amplas de agregação de rendimentos entre blockchains de forma imediata. Por fim, a capacidade de movimentar valor, de forma ininterrupta, entre blockchains irá disponibilizar um mundo completamente novo de produtos e serviços financeiros.

O nível de inovação do setor DeFi
pode ser comparado à revolução do e-mail?

A primeira tarefa é finalizar sua rede de agregação entre blockchains.

Isso permitirá que usuários utilizem a plataforma que desejarem e, ainda assim, obter o benefício das oportunidades disponíveis no setor DeFi sem ter de passar por estratégias complexas de pontes entre redes ou usar tokens compatíveis com redes específicas (do tipo “wrapped”) que intimidam os usuários comuns.

Como a ideia do 0x_nodes surgiu?

Segundo o projeto 0x_nodes, seus recursos são riscos em utilidade dos pés à cabeça. Ao aperfeiçoar cada passo da implementação multifacetada e preencher a lacuna no setor DeFi, cada nó distribuído é capaz de agir de forma independente por meio de uma tolerância a falhas cuidadosamente implementada (Imagem: Medium/0x_nodes)

O surgimento do 0x_nodes surgiu em 2020. Owl e seu cofundador Swanson estavam envolvidos em outro projeto DeFi que não deu certo por conta de obstáculos no desenvolvimento:

Essa experiência nos fez dar um passo para trás e considerar onde estavam os verdadeiros problemas que estávamos vivenciando no mercado. Qual tecnologia ou protocolo poderíamos implementar nesse mercado para ajudá-lo a prosperar?

Também queríamos trabalhar em algo que poderia realmente beneficiar o ecossistema, e não apenas criar um mecanismo de jogatina para permitir que as pessoas sejam degeneradas o quanto quiserem. Queremos ser os mocinhos em um mar de vilões.

Valor a longo prazo para o ecossistema

Em maio, 0x_nodes finalizou uma rodada de financiamento de US$ 4,2 milhões. Investidores estratégicos incluem Techemy Capital, Magnus Capital, SkyVision Capital, MW Partners, Rarestone, BlockSync Ventures e LaunchCode Capital.

Com o capital recém-arrecadado, 0x_nodes poderá ser um líder no universo multichains em constante expansão — simplificando a liquidez multichains e adicionando valor a longo prazo.

Owl afirma que um dos objetivos é apresentar valor a longo prazo para seus investidores e usuários: “essas são as pessoas que conseguem visualizar o que estamos tentando criar”.

Um segundo objetivo é criar um produto que tenha um caso de uso tanto durante mercados de alta como de baixa:

Essa é uma das belezas sobre o protocolo. Podemos capturar os deltas da volatilidade em nosso protocolo e devolver isso ao investidor de curto a longo prazo, independente das condições de mercado.

A solução do 0x_nodes

0x_nodes é um protocolo que permite movimentações de ativos sintéticos entre blockchains — permitindo estratégias mais amplas de agregação de rendimentos.

O projeto acredita que a capacidade de movimentar valor de forma contínua entre blockchain vai apresentar um mundo completamente novo de produtos e serviços financeiros — assim como a conectividade de internet em alta velocidade mudou a forma como trabalhamos, nos comunicamos e nos entretemos atualmente.

0x_nodes ecosystem
Um ecossistema robusto e confiável entre blockchains (Imagem: 0x_nodes)

0x_nodes serão integrados primeiro na rede principal da Ethereum — imediatamente implementando nós ao longo do ecossistema da Ethereum Virtual Machine (EVM).

Com o objetivo de tornar sistemas que sejam favoráveis aos usuários, o sistema 0x_nodes é complexo nos bastidores, mas bem compreensível e não precisa de uma biblioteca de referência de materiais para ser usado.

O projeto afirma que, em vez de utilizar uma topologia de rede, 0x_nodes irá consistir de uma rede em malha (ou “mesh”) entre ecossistemas da EVM — e, assim, ser uma ponte entre a rede EVM e redes blockchain externas.

Essa tração unidirecional de agregação de rendimentos de EVMs à rede principal criará novas oportunidades de rendimento enquanto também simplifica a experiência do usuário final.

O token $BIOS

O token BIOS é uma homenagem ao sistema computacional de mesmo nome, fazendo com que um computador funcione de maneira contínua sem que seu usuário entenda os complexos processos que o envolvem (Imagem: Twitter/0x_nodes)

Após uma rodada de financiamento e uma oferta inicial de finanças descentralizadas (IDO) bem-sucedidas, a equipe do 0x_nodes agora está focada em combinar a proposta de valor do projeto e a funcionalidade diversa que representa em um único token: BIOS.

BIOS é a sigla para Sistema Básico de Entrada e Saída” (do inglês “Basic Input/Output System”). Segundo Owl:

Estamos completamente focados na organização e estruturação da equipe, da empresa, da organização, do desenvolvimento, do marketing e do token.

No cerne de cada sistema computacional está o BIOS. É o programa que o microprocessador de um computador utiliza para inicializar. Gerencia fluxos de dados entre o sistema operacional do computador e os dispositivos conectados, como teclado, mouse e impressora.

Grande parte dos usuários nunca terão de lidar com ele — mas o BIOS de um computador é a chave para que tudo funcione ininterruptamente. Esse conceito representa exatamente o que queremos alcançar no setor DeFi. É daí que vem o nome para o token BIOS.

BIOS pode ser entendido como o token que desbloqueia o potencial completo da rede 0x_nodes.

Ao utilizar o token BIOS com um módulo 0x_nodes, um usuário pode permitir que taxas de protocolos sejam coletadas e navegar pela rede livremente.

O token BIOS será emitido por meio de ativos de depósito (como ativos únicos) em um módulo de liquidez na rede 0x_nodes.

Owl afirma que o módulo de liquidez foi criado para ser perpétuo.

Um único módulo de liquidez irá repor o fornecimento de BIOS dentro do contrato para continuar distribuindo o token por tempo indefinido sem precisar inflacionar seu fornecimento. BIOS foi criado para ser um sistema de entrada/saída.

Criado para o futuro

0x_nodes quer que sua rede DeFi seja tão revolucionária como a internet é atualmente (Imagem: Twitter/0x_nodes)

Estamos vivendo por meio de uma série de revoluções tecnológicas. A internet mudou totalmente o nosso trabalho, lazer e diversão em formas que não teriam sido possíveis há 20 anos. O mesmo irá acontecer no blockchain e nas finanças descentralizadas.

Por meio da inovação revolucionária e dos rápidos ciclos de desenvolvimento, 0x_nodes quer pôr fim na fragmentação da rede Ethereum — e tornar a interoperabilidade em algo comum para todos. De acordo com Owl:

Precisamos chegar ao ponto em que, quando as pessoas estiverem interagindo com um blockchain, tudo precisa acontecer nos bastidores e parecer bem ininterrupto, assim como uma chamada no Zoom.

Após trabalhar em empresas de internet e de “software-as-a-service” (SaaS) em seus anos iniciais, eu diria que não existe algo tão interessante de se trabalhar agora quanto Web 3.0 e sua infraestrutura.

O blockchain será realmente transformador para cada usuário final na internet e sua interoperabilidade irá permitir essa transformação.

Web 3.0: o que podemos esperar
da futura internet descentralizada?

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 17/06/2021 - 12:09

Pela Web