CryptoTimes

Protego é o segundo banco cripto a receber alvará por reguladora americana

05 fev 2021, 16:17 - atualizado em 05 fev 2021, 16:17
Protego poderá armazenar, negociar, emprestar e emitir criptoativos a seus clientes (Imagem: Crypto Times)

O Escritório do Controlador da Moeda dos EUA (OCC) concedeu outra aprovação condicional para que uma empresa focada em cripto opere com um banco nacional.

Protego se junta ao Ancorage como um banco com aprovação do governo federal, segundo um anúncio da reguladora americana.

Protego pretende atender clientes institucionais interessados em criptoativos. A empresa, com sede em Seattle, planeja ser um “banco verticalmente integrado e completamente regulado, construído em blockchain”.

Agora, como um banco com alvará nacional, pode armazenar, negociar, emprestar e emitir criptoativos a seus clientes. Esses são quatro de seus principais serviços, de acordo com o banco.

Porém, Protego ainda está na fase organizacional de desenvolvimento, segundo o anúncio do OCC. Terá 18 meses para atender os termos de sua aprovação condicional.

Poderá se converter a um banco fiduciário nacional quando der início a suas operações. Atualmente, é uma empresa registrada no estado de Washington.

Essa aprovação condicional vem após a era de liderança de Brian Brooks. Brooks havia sido o diretor jurídico da corretora Coinbase antes de entrar para o OCC durante a administração Trump.

Durante seu tempo como líder da agência, Brooks fez diversos avanços em relação a políticas sobre criptoativos, incluindo o esclarecimento de que bancos federais registrados possam realizar a custódia de criptoativos e garantiu o primeiro alvará bancário condicional a uma empresa cripto.

Anchorage recebeu essa licença no mês de janeiro.

Blake Paulson, analista bancário, substituiu Brooks como controlador dias após a aprovação do Anchorage. Paulson permanecerá na agência até alguém nomeado e aprovado pelo Senado Americano comece seu mandato.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.