Protestos contra reformas agrícolas na Índia atraem novos apoiadores

05/02/2021 - 15:45
India
No entanto, em um sinal de um desafio cada vez maior para o governo do primeiro-ministro Narendra Modi (Imagem: REUTERS/Danish Siddiqui)

Milhares de agricultores de um Estado de grande importância política na Índia realizaram nesta sexta-feira um protesto contra as novas leis agrícolas do país, sinalizando um crescente apoio à campanha que há meses pede que as reformas do governo para o setor sejam revogadas.

Irritados com o que consideram ser uma legislação que beneficia os compradores privados às custas dos produtores, dezenas de milhares de agricultores acampam há mais de dois meses nos arredores da capital Nova Délhi, reivindicando a revogação das leis introduzidas em setembro.

Grande parte do apoio inicial aos protestos veio de produtores de arroz e trigo do norte da Índia, especialmente do Estado de Punjab, controlado pela oposição.

No entanto, em um sinal de um desafio cada vez maior para o governo do primeiro-ministro Narendra Modi, mais de 10 mil agricultores de todos os espectros políticos e religiosos se reuniram nesta sexta-feira no Estado de Uttar Pradesh para manifestar apoio aos protestos.

Ramkumar Choudhary, um líder local do distrito de Bagpat, disse à Reuters que milhares de pessoas vão partir para Délhi, a menos que o governo revogue as leis.

“Só 1% das pessoas saíram das vilas até agora. No dia em que mandarmos 50% do nosso povo, não haverá espaço para se mexer em Délhi”, disse ele após se dirigir à multidão de agricultores hindus e muçulmanos na vila de Bhainswal.

O protesto foi acompanhado por centenas de policiais, muitos armados e de posse de equipamentos antimotim, mas não houve problemas.

Uttar Pradesh é o maior Estado da Índia e uma região fundamental nas disputas eleitorais.

Embora o partido de Modi possua uma maioria confortável no parlamento, o apoio dos influentes produtores de cana-de-açúcar de Uttar Pradesh aos protestos representará uma preocupação para o governo.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 05/02/2021 - 15:45

Cotações Crypto
Pela Web