Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Protocolo Celo se prepara para lançar stablecoin pareada ao euro

20/01/2021 - 16:29
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Além de um produto de criptomoeda de valor estável pareada ao dólar americano, agora Celo quer lançar uma stablecoin pareada ao euro (Imagem: Crypto Times)

Os desenvolvedores por trás do Celo, protocolo descentralizado de pagamentos digitais, estão se preparando para lançar uma nova stablecoin pareada ao euro (cEUR).

Marek Olszewski, parceiro do cLabs — uma das empresas que lidera o desenvolvimento do protocolo — contou ao The Block que houve “muita atividade” na comunidade Celo sobre o lançamento de uma stablecoin pareada ao euro nos últimos meses.

Ainda estão sendo feitos testes sobre as propostas de governança “on-chain” (dentro do blockchain) da stablecoin, mas Olszewksi espera que o token seja lançado em março.

A plataforma Celo já possui uma stablecoin pareada ao dólar americano, lançada em 2020, que pode ser usada em pagamentos via dispositivos móveis.

Hoje, o celo dollar (cUSD) é precificado a US$ 1,01 com capitalização de mercado de cerca de US$ 29 milhões, segundo o site de análise CoinMarketCap.

Em relação ao plano de lançar a stablecoin pareada ao euro, o Celo Dollar é lastreado por uma cesta de criptoativos que é algoritmicamente ajustada para manter o preço o mais próximo possível à sua moeda pareada.

No caso do produto de dólar, tokens CELO totalizam 50% dos ativos na reserva, que também inclui bitcoin e ether, segundo Olszewski.

“Trabalhamos muito para mostrar que ter um conjunto diverso de criptoativos é muito bom para a estabilidade”, ele acrescentou. “Neste momento, a comunidade está discutindo sobre acrescentar outros tipos de ativos.”

Um porta-voz do cLabs disse que o lastro da stablecoin de euro estará bem próxima ao euro “ao criar um incentivo para que árbitros expandam ou contratem o fornecimento de cEUR para atender à demanda.”

“Essa é a mesma forma que cUSD funciona, mantendo seu lastro desde sua criação”, afirmou o porta-voz.

Grandes nomes da grande comunidade cripto — incluindo Anchorage, Ramp, Coinbase Ventures, Ledger e Blockchain.com — estão comprometidas a desenvolver o protocolo Celo.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 20/01/2021 - 16:29