Protocolo Celo se prepara para lançar stablecoin pareada ao euro

The Block
The Block
20/01/2021 - 16:29
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
The Block
Além de um produto de criptomoeda de valor estável pareada ao dólar americano, agora Celo quer lançar uma stablecoin pareada ao euro (Imagem: Crypto Times)

Os desenvolvedores por trás do Celo, protocolo descentralizado de pagamentos digitais, estão se preparando para lançar uma nova stablecoin pareada ao euro (cEUR).

Marek Olszewski, parceiro do cLabs — uma das empresas que lidera o desenvolvimento do protocolo — contou ao The Block que houve “muita atividade” na comunidade Celo sobre o lançamento de uma stablecoin pareada ao euro nos últimos meses.

Ainda estão sendo feitos testes sobre as propostas de governança “on-chain” (dentro do blockchain) da stablecoin, mas Olszewksi espera que o token seja lançado em março.

A plataforma Celo já possui uma stablecoin pareada ao dólar americano, lançada em 2020, que pode ser usada em pagamentos via dispositivos móveis.

Hoje, o celo dollar (cUSD) é precificado a US$ 1,01 com capitalização de mercado de cerca de US$ 29 milhões, segundo o site de análise CoinMarketCap.

Em relação ao plano de lançar a stablecoin pareada ao euro, o Celo Dollar é lastreado por uma cesta de criptoativos que é algoritmicamente ajustada para manter o preço o mais próximo possível à sua moeda pareada.

No caso do produto de dólar, tokens CELO totalizam 50% dos ativos na reserva, que também inclui bitcoin e ether, segundo Olszewski.

“Trabalhamos muito para mostrar que ter um conjunto diverso de criptoativos é muito bom para a estabilidade”, ele acrescentou. “Neste momento, a comunidade está discutindo sobre acrescentar outros tipos de ativos.”

Um porta-voz do cLabs disse que o lastro da stablecoin de euro estará bem próxima ao euro “ao criar um incentivo para que árbitros expandam ou contratem o fornecimento de cEUR para atender à demanda.”

“Essa é a mesma forma que cUSD funciona, mantendo seu lastro desde sua criação”, afirmou o porta-voz.

Grandes nomes da grande comunidade cripto — incluindo Anchorage, Ramp, Coinbase Ventures, Ledger e Blockchain.com — estão comprometidas a desenvolver o protocolo Celo.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 20/01/2021 - 16:29

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web