Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Bê-a-bá Cripto: o que é um ETF de bitcoin?

26/09/2020 - 11:00
Um ETF de bitcoin faz a ponte entre o mercado tradicional e o mercado cripto, bem como acessibilidade e dinheiro institucional pela aposta sobre o preço do bitcoin (Imagem: Freepik/macrovector)

Fundos negociados em bolsa (ETF) são um tipo de valor mobiliário que envolve um conjunto de valores mobiliários — como ações — que geralmente rastreiam um índice subjacente, apesar de poderem investir em inúmeros setores a indústria ou diversas outras estratégias.

Assim, em vez de ter uma ação, commodity ou valor mobiliário específico, investidores podem realizar a estratégia de “buy and hold” — estratégia passiva de investimento em que um investidor compra ativos e os mantêm por um longo período independente das flutuações de mercado — que rastreia o preço do ativo. 

Segundo o Decrypt, um ETF de Bitcoin é um ETF normal, que rastreia ou segue o preço do Bitcoin e o tem como ativo subjacente. 

Um ETF de bitcoin traz acessibilidade e dinheiro do mundo de investimentos tradicionais ao mundo dos criptoativos, pois se torna uma ponte segura para que esses grandes players apostem sobre o preço do bitcoin.

Desde 2013, diversas empresas cripto, como Wilshire e WisdomTree, tentaram enviar um pedido de ETF para a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), mas sem sucesso.

Porém, o jogo mudou agora em setembro, pois a gestora brasileira de criptoativos Hashdex, em conjunto com a Nasdaq, lançou o Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF, o primeiro ETF de bitcoin do mundo.

Como gestora do ETF de bitcoin, Hashdex e Nasdaq serão responsáveis pela posse do bitcoin para seus clientes. Investidores que adquirem ações do ETF terão posse indireta dos bitcoins e o preço de cada ação irá variar com base na atividade de venda e compra do ETF ao longo do dia.

O Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF poderá ser negociado na Bolsa de Valores de Bermudas (BSX) devido ao ambiente regulatório favorável a criptoativos.

Confira outras matérias com diferentes percepções sobre esse produto de investimentos:

 – Por que os ETFs de bitcoin vão virar o jogo?

 – Por que Antonopoulos acha que ETFs de bitcoin são uma péssima ideia?

O progresso de um ETF de bitcoin

Confira, também, a edição mais recente do podcast Crypto Storm:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Matéria Original: "What is a Bitcoin ETF?"

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 25/09/2020 - 16:56