Mercados

Qual é o peso da PEC da Transição no Ibovespa (IBOV)? Índice avança quase 3% nesta terça

29 nov 2022, 14:49 - atualizado em 29 nov 2022, 14:58
Ibovespa
Ibovespa sobe quase 3% no pregão desta terça-feira (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) acelera a alta no pregão desta terça-feira (25), endossado por commodities e ainda com a PEC da Transição no radar. Por volta das 14h05, o principal índice da Bolsa brasileira avançava 2,94%, cotado aos 111.975 pontos.

A PEC da Transição foi protocolada na segunda-feira (28) à noite e reuniu as assinaturas necessárias para tramitação no Congresso nesta terça (29). O texto — idealizado pela equipe de Lula (PT) junto ao senador e relator do Orçamento 2023, Marcelo Castro — retira do teto os gastos com o Bolsa Família, estipulados em R$ 175 bilhões.

O texto prevê que 6,5% do excesso de arrecadação do governo possam ser aplicados em investimentos públicos sem contabilização na norma fiscal a partir do ano que vem. Esse montante seria de R$ 23 bilhões.

Segundo o especialista da Valor Investimentos, Felipe Leão, a proposta não tem muitas alterações daquela já apresentada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin há algumas semanas.

Na análise de Leão, o principal foco agora é na tramitação que o texto terá no Congresso. A intenção do governo seria aprovar a PEC ainda esse ano para que o projeto de lei orçamentária seja votado com essa definição.

Para ele, a repercussão ainda é negativa, pois esse valor é “muito acima do necessário para que o presidente eleito cumpra as promessas da campanha”, além de entregar um risco fiscal “muito grande”.

Apesar disso, a Bolsa sobe no pregão de hoje. A reação amena à PEC pode ser explicada pelos agentes financeiros esperarem que o valor do furo seja menor do que aquele que está sendo proposto. “O mercado segue em cima do muro, à espera de tomadas de decisões”, afirma Leão.

O especialista ainda afirma que o Ibovespa avança ao precificar fatores externos. A alta das commodities — principalmente do minério no mercado chinês — empurra o índice da B3 para cima.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.