AgroTimes

Raízen (RAIZ4) diz que vendas diretas de açúcar sobem para 50% após fim da joint venture

14 set 2022, 13:37 - atualizado em 14 set 2022, 13:37
Raizen
Raízen e Wilmar formaram a joint venture RAW em 2016 para rivalizar com a maior comerciante de açúcar do mundo (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

A brasileira Raízen (RAIZ4), maior produtora de açúcar do mundo, aumentou as vendas diretas do produto para 50% após o término de sua joint venture com a comerciante de commodities asiática Wilmar International .

De acordo com vice-presidente de Estratégia e Sustentabilidade da Raízen, Paula Kovarsky, a empresa conseguiu desenvolver rapidamente sua equipe de comercialização de açúcar para chegar diretamente a clientes em todo o mundo, pois busca vender até 90% do adoçante que produz sem intermediários até 2030.

Raízen e Wilmar formaram a joint venture RAW em 2016 para rivalizar com a maior comerciante de açúcar do mundo, a Alvean, que na época também era uma JV entre a brasileira Copersucar e a Cargill.

Fontes comerciais disseram à Reuters em 2020 que Raízen e Wilmar haviam encerrado a joint venture, embora ambas as empresas nunca tenham confirmado isso.

“Tínhamos a parceria com a Wilmar, que foi encerrada, e aprendemos com isso, montamos nossa mesa de operações, uma equipe para gerenciar precificação e hedge e passamos para o próximo passo que foi chegar ao cliente final”, disse Kovarsky em uma entrevista na noite de terça-feira em Nova York.

No ano passado, a Copersucar chegou a um acordo para comprar a participação da Cargill na Alvean para se tornar a única proprietária da trading, que movimenta cerca de 12 milhões de toneladas de açúcar por ano.

A Raízen está produzindo quase 5 milhões de toneladas de açúcar por ano ao consolidar a aquisição das usinas da Biosev. A empresa administra 35 fábricas no Brasil.

Kovarsky não confirmou informações de que a empresa estaria em negociações para comprar a BP Bunge Bioenergia, companhia de açúcar e etanol de propriedade da BP e Bunge.

Ela disse, no entanto, que a empresa “está sempre de olho em boas oportunidades”.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.