Rede cripto Hermez é lançada, prometendo transferências mais baratas

24/03/2021 - 10:42
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Hermez se apresenta como uma rede descentralizada que foca em escalar pagamentos e transferências de token na Ethereum (Imagem: Hermez/Blog)

Escalabilidade é a capacidade de um sistema ou rede se ampliar e fazer a gestão da crescente demanda. Primeira camada é o termo usado para descrever a arquitetura principal e subjacente do blockchain.

Segunda camada é uma estrutura secundária ou um protocolo secundário criados acima de um sistema blockchain existente, em que o objetivo principal é aumentar a velocidade de transações e resolver as dificuldades de escalabilidade enfrentadas por grandes redes cripto.

Hermez, solução de escalabilidade em segunda camada da Ethereum e que usa a tecnologia de zk-rollups para a escalabilidade, foi lançada.

Esse acontecimento indica que a rede principal da Hermez foi lançada e, agora, usuários podem realizar transações a custos mais baixos de gás — termo dado à taxa que usuários têm de pagar a mineradores para que sua transação seja rapidamente transmitida ao blockchain.

“Pessoas devem poupar 90% dos custos de gás”, disse Jordi Baylina, líder de tecnologia da Hermez, ao The Block.

Atualmente, a taxa média de gás é de US$ 17 por transação. Com uma poupança de 90%, o custo pode ser reduzido para até US$ 1,6 por transação.

Além das baixas taxas, Hermez também possui uma taxa de processamento maior que a Ethereum; é capaz de processar mais transações por segundo.

Neste momento, a taxa de processamento da Ethereum é de 15 transações por segundo. Baylina disse que Hermez pode multiplicar a capacidade da Ethereum em 100 vezes.

Hermez usa zk-rollups para a escalabilidade. Ajudam a agrupar centenas de transferências em uma única transação, reduzindo, assim, o armazenamento de dados e taxa de gás para a validação de transações.

Recentemente, Vitalik Buterin, criador da Ethereum, afirmou que zk-rollups “irão ganhar todos os casos de uso” a médio e longo prazo conforme a tecnologia zk-SNARK (“de argumento de conhecimento sucinto não interativos de conhecimento zero”) evolui.

Em relação aos Optimistic Rollups, Buterin disse que provavelmente serão muito úteis a curto prazo na computação para fins gerais. Ao mesmo tempo, zk-rollups serão bem úteis em pagamentos simples e outros casos de uso de aplicações específicas, segundo ele.

Um dos primeiros projetos a integrar Hermez é Tether. Com o lançamento da rede principal da Hermez, a stablecoin USDT da Tether está disponível na rede.

Além de USDT, Hermez fornecerá suporte a ether (ETH), wrapped bitcoin (WBTC), dai (DAI) e hermez token (HEZ). Isso significa que qualquer um que utiliza esses tokens pode usar a rede Hermez para realizar transferências.

“Iremos acrescentar muitos outros tokens muito em breve”, disse Baylina. “Hermez está disponível para qualquer token ERC-20.”

Hermez também espera que “muitas corretoras e carteiras” se integrem à rede “muito em breve”, disse ele.

Embora a rede principal da Hermez tenha sido lançada, ainda há muito o que fazer, segundo Baylina, incluindo torná-la “completamente descentralizada”.

Segundo ele, Hermez é não custodial, mas ainda tem alguns pontos de centralização. “Durante as próximas semanas, precisamos ajustar alguns parâmetros e esperamos ter um sistema de governança completamente descentralizado”, afirmou ele.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 24/03/2021 - 10:45

Cotações Crypto
Pela Web