Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Stablecoin Tether será lançada na Hermez para otimizar transações no blockchain Ethereum

11/01/2021 - 13:56
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
tether
Tether (USDT) é a maior stablecoin do mercado, seguida por U.S. Dollar Coin (USDC) e DAI (Imagem: Twitter/Tether)

A stablecoin tether (USDT) será lançada na Hermez Network — uma solução de escalabilidade em segunda camada da Ethereum que usa “ZK-Rollups”.

“Escalabilidade” é a capacidade de um sistema ou rede se ampliar e fazer a gestão da crescente demanda. “Primeira camada” é o termo usado para descrever a arquitetura principal e subjacente do blockchain.

“Segunda camada” é uma estrutura secundária ou um protocolo secundário criados acima de um sistema blockchain existente, em que o objetivo principal é aumentar a velocidade de transações e resolver as dificuldades de escalabilidade enfrentadas por grandes redes cripto.

Compartilhando a notícia com o The Block nesta segunda-feira (11), Hermez disse que USDT estará disponível na rede quando sua rede principal for lançada nas próximas semanas. A previsão de que Hermez seja lançada é em meados de fevereiro, segundo Jordi Baylina, líder técnico da rede.

ZK-Rollups são uma solução de segunda camada que ajudam a Ethereum a escalar. Unem centenas de transferências em uma única transação, reduzindo o armazenamento de dados e as taxas de gás — pagas por usuários — para a validação de transações.

ZK-Rollups usam uma técnica criptográfica chamada “provas de conhecimento zero” (ZKPs) que executam computações fora do blockchain e enviam uma prova de validação à Ethereum.

Então, quando uma transação acontece usando ZK-Rollups, é aprovada, disse Jordi. Com Optimistic Rollups, por outro lado, a transação pode ser “desafiada”, disse ele.

Optimistic Rollups são outra solução de escalabilidade em segunda camada para a Ethereum, que assumem que transação são válidas por padrão (abordagem otimista) e só executam computações caso houver algum “desafio” ou problema.

Existem prós e contras em ambas as soluções. Paolo Ardoino, diretor de tecnologia da Tether, contou que a emissora de stablecoin escolheu Hermez porque é uma “solução de escalabilidade realmente boa”, pois ajuda a armazenar todo o “rollup” de dados no blockchain.

A implementação de soluções de escalabilidade em segunda camada se faz necessária, disse Ardoino, porque a Ethereum ficará “cada vez mais congestionada até a Ethereum 2.0 ir ao ar” nos próximos anos.

Jordi afirma que Hermez ajudará a processar duas mil transações por segundo (TP/s) a “um décimo” das taxas atuais. A capacidade atual da Ethereum é de 15 TP/s e a taxa média é de US$ 11 por transação.

Tether havia divulgado planos de implementar ZK-Rollups em setembro após sua integração à OMG Network, outra solução de escalabilidade de segunda camada, criada para reduzir o congestionamento na Ethereum.

Quando perguntado se Tether busca integrar com outras soluções de segunda camada, Ardoino disse que, por enquanto, não.

Em relação à Hermez, Jordi disse que está “conversando com outros projetos” para possíveis integrações. Ele acrescentou que qualquer outro projeto que forneça suporte a tokens ERC-20 pode ser lançado na rede por ser uma solução descentralizada.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 11/01/2021 - 13:56