Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Referência em açúcar e etanol, Jalles tem “sustância” em meio à bonança no setor

22/03/2021 - 15:21
Jalles Machado JALL3
XP vê potencial de valorização superior a 80% diante do desconto da Jalles ante pares no agronegócio (Imagem: Reprodução/Jalles Machado)

Fora do mundo da tecnologia, poucos setores se recuperaram dos efeitos da pandemia tão rapidamente quanto o de açúcar e etanol, coloca em pauta a XP Investimentos. Em uma usina, a cana-de-açúcar tem dois destinos: ser processada em etanol ou transformada em açúcar.

Portanto, a dinâmica se desenha a cada safra, o usineiro tem que fazer a escolha e “virar a chave” e optar se quer focar um pouco mais no açúcar ou um pouco mais no etanol.

E, justamente com o sentimento de auge do ciclo de açúcar e etanol, a corretora inicia a cobertura da Jalles Machado (JALL3), produtora de ambos produtos, recém chegada à B3 (B3SA3).

“Referência em termos de produtividade agrícola e maior exportadora de açúcar orgânico do mundo, a Jalles ainda conta o fato de 1/3 de suas receitas virem de produtos não-commoditizados, se afastando do perfil tradicional das usinas e mitigando a volatilidade típica do setor”, pontuam os analistas Leonardo Alencar, Larissa Pérez e Marcella Ungaretti, que assinam o relatório.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

O trio da XP calcula um potencial de valorização superior a 80% versus o preço atual da ação e de mais de 50% considerando o preço da oferta pública inicial da empresa.

A corretora relembra que, desde o IPO em março, o preço das ações caiu cerca de 16%, performando significativamente abaixo do Ibovespa (IBOV), que caiu aproximadamente 4%.

“De acordo com nossas estimativas, JALL3 é negociado a 3x EV/EBITDA 2021, bem abaixo de sua concorrente listada mais comparável, a São Martinho (SMTO3), que é negociada a cerca de 5,3x – na média do consenso, desde o início do ano”, explica o time.

Espera-se que o desconto da Jalles ante a São Martinho seja reduzido ao largo do horizonte, uma vez que há confiança com a capacidade da empresa goiana de entregar resultados saudáveis ​​no longo prazo.

Existe também espaço para um gatilho interessante de curto prazo, com a reação positiva do mercado aos resultados do ano-safra 2020/21, à medida que deve ser uma das melhores safras da história da empresa, “ainda não precificada pelo mercado”, aponta a XP Investimentos.

Veja a seguir a recomendação:

Empresa Ticker Recomendação Preço-alvo (R$) Valorização (%)
Jalles Machado JALL3 Compra 14 80

Sementes ESG

XP vê Jalles Machado bastante comprometida com a agenda ESG (Imagem: Divulgação/Alsol)

Apesar de a empresa fazer parte de um setor muito sensível em termos do pilar Ambiental, a Jalles Machado está bastante comprometida com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês), dado os diversos programas da empresa que visam minimizar os impactos adversos de suas operações de cana-de-açúcar na biodiversidade.

A XP também destaca, que a frente Social, a Jalles possui programas positivos, com destaque para as mais de 14 ações sociais com comunidades locais em 2019.

E como última parte do tripé ESG, a corretora aponta que a governança corporativa da Jalles ainda tem espaço para melhorias tanto na independência como na diversidade no Conselho de Administração da empresa.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 22/03/2021 - 15:30

Pela Web