Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Robert Kiyosaki: 5 dicas para atingir suas metas financeiras

18/07/2020 - 10:03
calculadora finanças economia tributação
“Por que tantas pessoas falham em seu sonho de se tornar um empreendedor?”, questiona o colunista (Imagem: Pixabay/stevepb)

Caro leitor.

Existem milhões de pessoas que sonham em pedir demissão e começar uma carreira como empreendedores.

Elas querem administrar seus próprios negócios e enriquecer.

Este é um sonho nobre, mas o problema é que, para a maioria das pessoas, isso é apenas um sonho e nunca se torna uma realidade.

A pergunta é: “Por que tantas pessoas falham em seu sonho de se tornar um empreendedor?”

Um amigo meu encontrou a melhor resposta para esta pergunta. Ele diz: “Os empresários têm duas características: ignorância e coragem”. A resposta do meu amigo é simples, mas profunda. Quando ele diz que “ignorância” é fundamental para o empreendedorismo, ele não está dizendo para ser um idiota. Ele está dizendo: não deixe o conhecimento te deter.

As crianças, por exemplo, tendem a dizer que querem ser astronautas, jogadores profissionais de futebol ou presidente. Elas não têm o conhecimento necessário para saber como é difícil alcançar esses sonhos, então elas não limitam seus sonhos. Elas são ignorantes da melhor maneira possível. Elas ainda sonham e acreditam que podem alcançar esses sonhos.

Os melhores empreendedores são deliberadamente ignorantes. Quando eles têm um sonho, o perseguem com paixão. Quando outros dizem que isso não pode ser feito, ignoram esse conselho e seguem adiante. Quando a própria mente lhes diz para desistir, ignoram seus pensamentos negativos e continuam.

Porque algumas pessoas inteligentes fracassam

A realidade é que muitos empreendedores são muito inteligentes e têm muito conhecimento, mas não permitem que esse conhecimento os detenha. Eles têm a coragem de superar o medo que o conhecimento pode trazer.

Talvez uma história ajude a ilustrar isso.

Eu tenho um amigo que é um cabeleireiro brilhante. Quando se trata de fazer as mulheres ficarem bonitas, ele é um mágico. Por anos esse meu amigo falou sobre abrir seu próprio salão. É um grande sonho, mas, infelizmente, ele nunca o realizou. Em vez disso, ele ainda hoje dirige uma única cadeira em um grande salão. E ele nem gosta do dono — seu chefe.

Meu amigo conhece o negócio de salões de beleza e sabe como é difícil ter sucesso. Esse conhecimento o impede de iniciar seu próprio salão e concretizar seu sonho. Ele não tem coragem de ser um empreendedor.

Cerca de 95% de todas as empresas fracassam nos primeiros cinco anos de existência. Mas os empresários não prestam atenção a estatísticas como essa.

O objetivo desta história, no entanto, é mostrar o efeito da ignorância e coragem em nossas vidas. Um cabeleireiro tinha conhecimento, mas não tinha coragem. O outro carecia de experiência, mas tinha coragem.

No mundo real, a coragem é mais importante que o conhecimento. Ignorar pensamentos negativos é essencial para ter coragem. Lembre-se sempre que sua mente é infinita e suas dúvidas são limitantes.

Ter a coragem de fracassar

No fim do dia, o ato mais corajoso de um empreendedor é abraçar o fracasso. Com o fracasso, um empreendedor aprende as lições mais valiosas sobre negócios e vida. Ele entende e abraça o fato que você não pode ter sucesso sem passar por falhas.

Se você quer ser um empreendedor, precisa ter a coragem de fracassar. Você precisa ser corajoso o suficiente para saber que não sabe tudo, ignorar o que precisa ser ignorado e ter a tenacidade de avançar apesar de todas as probabilidades.

Se você falhar, aprenda. Aproveite isso como uma oportunidade para ampliar sua educação financeira e inteligência. Se você tiver sucesso, aprecie seu sucesso. Você só pode conhecer o doce sabor da vitória depois de muitas lutas amargas.

“Com o fracasso, um empreendedor aprende as lições mais valiosas sobre negócios e vida”, explica Robert Kiyosaki (Imagem: Freepik/mindandi)

Como definir metas

Quando eu me deparo com um objetivo que parece quase impossível, é assim que eu o encaro:

  • Elabore um plano amplo

Há uma piada que diz: “Como você come um elefante? Com uma mordida de cada vez”. Isso faz todo sentido pra mim, e é por isso que recomendo que você divida seu grande sonho em etapas menores. Dessa forma, você obterá satisfação ao superar cada etapa da sua lista de tarefas e terá a alegria constante de saber que realizou alguma coisa.

Este método é comprovadamente mais motivador e, portanto, mais gerenciável. Se você tiver uma ideia clara do que precisa fazer, faça um esboço ou elabore um cronograma das várias etapas necessárias para atingir seu objetivo final. Se você não tiver certeza (o que é perfeitamente aceitável), basta escrever a primeira etapa. Depois que ela for concluída, descubra qual é a segunda etapa e a anote. E assim por diante.

De qualquer forma, você começará com o primeiro pequeno passo. Então outro. Faça o máximo que puder agora, mesmo que seja apenas um pouco. Continue seguindo em frente e mantenha seu ímpeto vivo.

  • Abandone a ideia de perfeição

É da natureza humana querer esperar pelas condições certas antes de avançar com algo. Mas o problema de esperar o momento perfeito para dar um salto de fé é que você pode ficar esperando para sempre. Em vez disso, confie que você fez o melhor que podia e siga em frente com convicção. Isso não significa que você não enfrentará incertezas ou obstáculos ao longo do caminho, mas não importa, porque quando você começar, sempre haverá um solavanco na estrada ou alguma incerteza na sua cabeça. Você nunca estará totalmente pronto, então faça que hoje seja o dia em que você está “pronto como nunca esteve” e tome uma atitude.

  • Procure sua rede de contatos

Informe as pessoas do seu círculo particular que você iniciou um novo empreendimento ou está em busca de um. Procure na sua rede de contatos aqueles que trilharam a mesma jornada que você está embarcando e peça conselhos.

Você vai querer uma variedade de pessoas em seu círculo, desde fervorosos torcedores pelo seu sucesso a quem não tenha medo de dar feedbacks brutalmente honestos (mas esteja atento aos pessimistas de plantão, às pessoas negativas, que têm muito medo de sair de suas próprias zonas de conforto). Cultive os relacionamentos que você construiu ao longo das décadas — você nunca sabe de onde virão manifestações de apoio.

  • Admita quando for necessário fazer ajustes

Em algum momento ao longo da sua jornada, você pode dar uma derrapada. Não se preocupe. Se você se encontrar em um caminho que não o leva ao seu grande sonho, não desista do sonho. Dê um passo para trás e faça uma pequena correção de curso. Na verdade, você pode aprender muito com o seu sistema GPS — se você fizer uma curva errada, ele não diz simplesmente “errado” e desliga. Ele irá dizer “recalculando” e vai ajudá-lo a seguir por uma rota diferente. Pode não ser a rota original ou mesmo a rota mais direta, mas o destino permanece o mesmo e, no fim, vai levá-lo até lá.

  • Não se compare às outras pessoas

Você é único e, portanto, seu caminho também será. Uma das piores coisas que você pode fazer é olhar para os outros e começar a medir seu sucesso comparando-o ao deles. O sucesso geralmente não é um caminho linear, e as pessoas que você coloca em um pedestal podem não ter revelado todas as provações e tribulações que encontraram em sua própria jornada. Não importa por quantas voltas e reviravoltas você passou. Tudo bem — você chegará lá do seu jeito, no seu próprio tempo.

Abraço,

Robert Kiyosaki.

Agora, o que pouca gente sabe é que existe uma forma diferente, mas muito inteligente, de investir no mercado financeiro pensando em renda passiva. Eu chamo esse método de Cash Flow Machine, o Sistema Gerador de Renda Passiva do Pai Rico. Recomendo que você assista a apresentação onde meu time no Brasil te explica os detalhes de como esse sistema funciona. Ela vai abrir seus olhos para ótimas oportunidades.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 17/07/2020 - 17:59