Colunistas

Robert Kiyosaki: 7 formas de alavancar seu trabalho

07 jun 2020, 12:52 - atualizado em 07 jun 2020, 13:02
“De todas as classes de ativos, os negócios são os mais difíceis. Deve ser por isso que os ricos são empreendedores”

Caro Leitor,

Eu comecei vários negócios, mas a maioria deles nunca sobreviveu àqueles primeiros anos críticos. Os que sobreviveram foram minha empresa de carteiras de nylon e velcro para surfistas, minha empresa na área de rock-and-roll, a de educação, uma mina de ouro, uma mina de prata, uma empresa de petróleo e, agora, a The Rich Dad Company.

De todas as classes de ativos, os negócios são os mais difíceis. Deve ser por isso que os ricos são empreendedores. Pode ser um longo caminho — um caminho duro —, mas quando vencem, a vitória é grande.

Quando eu falo em se tornar um empreendedor e começar um negócio ou investir no mercado imobiliário, esses são os primeiros pensamentos que cruzam a cabeça das pessoas que trabalham como empregados: “E se eu cometer um erro? E se eu perder dinheiro? E se eu fracassar?”

É por isso que a maioria das pessoas não são ricas. Elas aprenderam a ter medo de cometer erros. Foi ensinado a elas que apenas pessoas estúpidas cometem erros. Elas aprendem que não devem cometer erros, em vez de como aprender com seus erros.

Se você olhar para o mundo real, o mundo fora do sistema escolar, você verá que os grandes fracassos são os maiores vencedores. Thomas Edison, fracassou mais de mil vezes antes de inventar a lâmpada elétrica e acabar fundando a General Electric.

Fora de série Malcom Gladwell
“Poucas bandas de rock fracassaram mais vezes que os Beatles”, diz Gladwell em seu livro (Imagem: www.submarino.com.br)

Em seu livro “Fora de Série – Outliers”, Malcolm Gladwell escreve que poucas bandas de rock fracassaram mais vezes que os Beatles. Ele conta que, quando adolescentes, eles tocavam até 12 horas por dia, todo dia, em troca de três cervejas e para uma audiência de mulheres bonitas.

Tiger Woods começou a jogar golfe quando tinha três anos de idade. Depois da escola, ele praticava em um campo de golfe local até que escurecesse a ponto de ele não poder fazer mais nenhuma tacada porque não enxergava mais a bola.

Todos esses empreendedores de sucesso tinham uma coisa em comum — não tinham medo de falhar.

Veja agora série Especial de 4 Vídeos, onde Robert Kiyosaki, autor do best-seller Pai Rico, Pai Pobre, vai te mostrar como gerar uma Renda Passiva Instantânea toda semana.

Alavanque o seu emprego em tempo integral

Mantenha o seu emprego e comece um negócio meio período. Todo funcionário da Rich Dad Company é incentivado a ter um negócio paralelo, uma “incubadora”. Não queremos que eles nos deixem, mas queremos que um dia sejam seres humanos financeiramente independentes.

Muitos estão prestes a substituir seus contracheques com renda passiva gerada pelos seus negócios em meio período ou por investimentos. Espero que continuem trabalhando com a Rich Dad Company, mesmo depois de se tornarem independentes financeiramente, simplesmente porque gostam de trabalhar lá e das oportunidades de aprender e estudar juntos.

Com muita frequência, é esse medo de não ter uma renda regular que impede a maioria das pessoas de começarem um negócio. Talvez você mesmo tenha enfrentado este medo.

Quando eu era jovem, nos dias pré-internet, não existiam muitas oportunidades de criar um negócio paralelo ao emprego. Hoje, porém, a internet oferece aos aspirantes a donos de um negócio uma vantagem diferente. É mais fácil do que nunca começar um negócio pequeno e inteligente de forma paralela enquanto se mantém a segurança do contracheque todo mês.

A seguir, sete formas de começar um negócio sem ter que pedir demissão do seu emprego.

Cozinha
“Se o seu negócio não é cozinhar, descubra o que é e encontre uma forma de ganhar dinheiro com isso. Nem parecerá trabalho” (Imagem: Unsplash/@edgarraw)

#1  Transforme o seu hobby em um negócio

Primeiro de tudo, saiba que começar um negócio vai consumir boa parte do seu tempo. Então, talvez você deva fazer algo que você gosta. Observe como você usa o seu tempo livre. O que realmente te apaixona, te atrai? Talvez seja cozinhar. Então, encontre uma maneira de ganhar dinheiro com isso.

Você pode começar um blog? Documente o seu processo de criação e escreva sobre os pratos que você prepara. Você de qualquer forma já faz isso. Então deve ser legal compartilhar suas habilidades com o mundo. E provavelmente vai encontrar outras pessoas que compartilham dos mesmos interesses que você. Ainda melhor, você pode vender um livro de receitas digital? Reúna as suas 100 melhores receitas e venda o livro por US$ 5.

Se o seu negócio não é cozinhar, descubra o que é e encontre uma forma de ganhar dinheiro com isso. Nem parecerá trabalho.

#2  Foque no produto, não em serviços

O primeiro pensamento de muitos empregados é pegar as habilidades que usam no mundo corporativo e oferecê-las na forma de consultoria, criando um negócio de serviços. O problema de um negócio de prestação de serviços, especialmente se for paralelo ao seu trabalho regular, é que você não é dono de uma empresa, você simplesmente é dono de um emprego. A área de serviços é dura porque você tem que vender seu tempo. Se você não estiver trabalhando, você não está ganhando dinheiro. E quando você trabalha em tempo integral, ter um negócio paralelo que também exige de você longas jornadas é estafa na certa.

Em vez de vender prestação de serviços, encontre uma forma de criar um produto. Se for consultoria, crie um curso que você possa vender. Se você for escritor/redator, crie livros que possa vender. Muitos autores vendem versões digitais de seus próprios livros na Amazon por US$ 1 e geram renda mesmo quando estão dormindo.

O truque é descobrir quais serviços você pode oferecer e encontrar o ângulo do produto. Se você conseguir fazer isso, você estará ganhando dinheiro mesmo quando não estiver trabalhando. Isso sim é um verdadeiro negócio paralelo.

Imóveis Chave
A busca sobre imóveis ou educação financeira pode ser feita facilmente durante o seu tempo livre (Imagem: Unsplash/@tierramallorca)

#3  Aprenda como investir

Outra forma de criar um negócio paralelo é criar um negócio de investimentos. Eu conheço um casal, por exemplo, que têm paixão pelo mercado imobiliário. Juntos, eles aprenderam como encontrar imóveis que pudessem subdividir em mais de um imóvel para locação. Até agora, enquanto ainda mantêm seus empregos tradicionais, eles já compraram seis propriedades.

Cada uma delas gera uma renda significativa graças ao modelo de negócios que criaram e, melhor ainda, estão pagando os empréstimos com os ativos que adquiriram. O plano de aposentadoria deles consiste em ter um portfólio de imóveis totalmente quitados que gere renda passiva.

Isso exige algum tempo investindo na sua educação financeira, assim como tornar uma prioridade economizar dinheiro para investir. Mas, uma vez que você entra no jogo, o céu é o limite. E tudo pode ser feito facilmente durante o seu tempo livre.

#4  Trabalhe pelo seu negócio, não nele

A tentação dos que mantêm um negócio paralelo ao emprego tradicional é fazer todo o trabalho por conta própria. Mas o melhor é encontrar prestadores de serviço qualificados ou mesmo um ou dois funcionários que possam trabalhar na empresa, assim você pode usar o seu tempo os gerenciando e construindo o negócio.

Por exemplo, eu conheço um escritor que com frequência aceita trabalhos freelancers, os repassa para outras pessoas que ele subcontrata, revê o trabalho final e fica com uma margem de lucro. Dessa forma, ele pode assumir vários trabalhos que nunca daria conta de fazer sozinho e ganha dinheiro enquanto trabalha como funcionário fixo de uma empresa durante o dia.

Outra pessoa que conheço possui uma transportadora e uma frota de caminhões. Ele contrata motoristas para fazer os trajetos longos e passa o seu tempo administrando o negócio nos fins de semana e durante as noites.

Focando em trabalhar no seu próprio negócio desde o início, você poderá construir e expandir a empresa para que ela se torna mais que um simples bico.

#5  Monte uma ótima equipe

Muitos donos de negócios paralelos são pão duros. Eles tentam economizar dinheiro com coisas como contabilidade e assessoria jurídica. Mas como eles não têm conhecimento nessas áreas, isso acaba custando a eles mais no longo prazo em termos de tempo e, às vezes, também em ações judiciais e ônus fiscais.

Encontre ótimos integrantes para a sua equipe e use do conhecimento deles. Contrate um bom contador certificado. E um grande advogado. Se você estiver investindo no mercado imobiliário, use um corretor com boa reputação e bem sucedido. Foque no que você pode fazer melhor e deixe que os outros façam o resto para você.

Você precisa se tornar um especialista em produtividade e gestão de tempo (Imagem: Unsplash/@northfolk)

#6  Controle a sua agenda

Uma desculpa comum para não começar um negócio é falta de tempo. Isso é bobagem.  Se a maioria das pessoas fizesse uma auditoria de como gasta o seu tempo veria que tem bastante tempo livre para dedicar a um negócio paralelo. O problema é que a maioria das pessoas é controlada pela própria agenda em vez de controlar a própria agenda.

Se você quer ter um negócio de sucesso enquanto tem um emprego em tempo integral, precisa se tornar um especialista em produtividade e gestão de tempo. Reduza o tempo que passa na frente da TV, pare de sair para beber com os amigos e aperte o cinto. Você ficaria surpreso com o que o trabalho que pode realizar em uma hora ou duas durante as noites e meio período aos sábados pode fazer por você.

Quickbook
Softwares como o Quickbooks permitem integração com o seu celular para manter o controle das receitas e despesas (Imagem: Site/Quickbook)

#7  Alavanque a tecnologia

Por último, há uma infinidade de tecnologias disponíveis por aí que podem te ajudar a fazer com que tarefas que antes tomavam várias horas agora possam ser feitas em questões de segundos em alguns casos. Pesquise e use um bom CRM e um software de automação de marketing para automatizar boa parte dos e-mails que você tem que enviar.

Use softwares de gestão como o Quickbooks, que permite integração com o seu celular, para manter o controle das receitas e despesas. Use serviços como o Shoeboxed para escanear documentos importantes e permitir que você os localize facilmente. Adote um software de gerenciamento de projetos para ajudar a gerir o seu time de especialistas e prestadores de serviços. As possibilidades são infinitas.

Se você seguir esses conselhos, vai chegar uma hora em que você ainda terá que pedir demissão para dar conta de tudo. Então terá que analisar se aceita pagar esse preço, se você realmente quer ser um empreendedor. Mas a boa notícia é que você poderá ter tido um grande avanço. Hoje em dia, é plenamente possível criar um grande negócio enquanto se mantém um emprego em tempo integral.

Abraço,

Veja agora série Especial de 4 Vídeos, onde Robert Kiyosaki, autor do best-seller Pai Rico, Pai Pobre, vai te mostrar como gerar uma Renda Passiva Instantânea toda semana.

Robert Kiyosaki é autor do best seller Pai Rico, Pai Pobre, além de outros 25 livros sobre finanças. Ele passou sua carreira trabalhando como educador financeiro, empresário, investidor de sucesso, magnata do mercado imobiliário e palestrante motivacional. Robert também é o responsável pela Rich Dad Company, uma empresa que ele criou em 1997 para comercializar seus livros e jogos.
Robert Kiyosaki é autor do best seller Pai Rico, Pai Pobre, além de outros 25 livros sobre finanças. Ele passou sua carreira trabalhando como educador financeiro, empresário, investidor de sucesso, magnata do mercado imobiliário e palestrante motivacional. Robert também é o responsável pela Rich Dad Company, uma empresa que ele criou em 1997 para comercializar seus livros e jogos.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.