SEC investiga ICO do token BNB, da Binance, devido a possíveis violações

Equipe Crypto Times
07/06/2022 - 8:47
Binance
A filial americana da Binance também pode estar sob a mira da SEC. (Imagem: Reuters/Dado Ruvic/Illustration)

A Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos Estados Unidos (SEC, a CVM americana) está supostamente investigando a oferta de moeda inicial (ICO) do token BNB, da Binance, ocorrida em 2017.

Um informe divulgado pela Bloomberg apontou que a SEC lançou uma investigação sobre o token BNB, anteriormente conhecido como Binance Coin. A Comissão americana está revisitando as origens do token para verificar potenciais violações de regulamentações sobre valores mobiliários.

O informe foi feito logo após a Reuters ter divulgado uma investigação, sem conexão com a da SEC, em que a agência de notícias afirma que, pelo menos, US$ 2,35 bilhões em fundos ilícitos foram lavados por meio da Binance entre 2017 e 2021.

Segundo o Decrypt, no centro da investigação da SEC sobre o token BNB está a autoridade regulatória da Comissão sobre contratos de investimentos, e se moedas digitais podem ser classificadas como tais, especialmente se essas moedas são vendidas como uma forma de financiar a empresa, com a promessa de obter lucro com os esforços da companhia.

Criado em 2017, BNB foi lançado, primeiramente, como um token do tipo ERC-20, na Ethereum, antes de mudar para Binance Chain. Atualmente, BNB é a quinta maior criptomoeda do mundo, com uma capitalização de mercado de US$ 45,7 bilhões, segundo dados do CoinMarketCap.

SEC mira também na Binance US

A Comissão pode também estar de olho no braço americano da Binance — a Binance US — para garantir que a filial nos Estados Unidos é devidamente separada da corretora de criptomoedas global.

Oficiais da Binance US disseram à Bloomberg que a companhia é “uma plataforma de negociação separada, com foco nos Estados Unidos, que atende usuários dos Estados Unidos, ao oferecer produtos e serviços que atendem as regulamentações federais e estaduais do país”.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Crypto Times no Telegram. Você acessa as notícias do mundo cripto em tempo real e ainda pode participar das discussões da comunidade. Entre agora para o grupo do Crypto Times no Telegram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Última atualização por Vitória Martini - 07/06/2022 - 8:47

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto