Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Surto de Covid em fábrica na Malásia piora ainda mais oferta de chips

11/09/2021 - 19:00
Chips
A empresa disse que vai fechar as fábricas em Ipoh, no estado de Perak, até 15 de setembro para controlar a propagação da Covid (Imagem: REUTERS/Steve Marcus)

A empresa de semicondutores Unisem vai fechar algumas de suas fábricas da Malásia por sete dias devido à morte de três funcionários recentemente por Covid-19, em um novo gargalo no fornecimento de chips usados por montadoras e outros setores.

A empresa disse que vai fechar as fábricas em Ipoh, no estado de Perak, até 15 de setembro para controlar a propagação da Covid, que o presidente do conselho, John Chia, disse ter infectado vários funcionários e causado três mortes.

A Unisem planeja limitar o número de empregados permitidos nas instalações quando forem reabertas. A empresa, que fornece serviços de empacotamento e testes, obtém cerca de 12% da receita no setor automotivo, 28% em comunicações e 30% em segmentos de consumo.

A Unisem é uma das várias grandes empresas de montagem e testes de chips com sede na Malásia que atendem empresas como Infineon Technologies e STMicroelectronics.

A suspensão das atividades nas fábricas destaca como a Covid-19 tem afetado segmentos importantes da cadeia de suprimentos global, que já enfrenta problemas de capacidade, especialmente para uma variedade de chips simples usados por montadoras como Tesla e Toyota Motor.

A gigante japonesa disse no mês passado que suspendeu a produção em 14 fábricas porque fornecedores, principalmente no Sudeste Asiático, foram atingidos por novos casos e lockdowns causados pela Covid.

Em mensagem de texto, Chia disse que os clientes estão preocupados, “pois somos parte vital da cadeia de suprimentos”, acrescentando que a empresa iniciou um programa de vacinação nas instalações para funcionários. “Continuaremos até que todos os nossos funcionários, clientes, engenheiros residentes e terceirizados tenham sido vacinados.”

A Malásia enfrenta aumento de casos de Covid-19 ao mesmo tempo em que busca manter a economia nos trilhos. Novos casos de Covid atingiram um pico de mais de 20 mil por dia em agosto e, desde então, caíram para cerca de 18 mil com o avanço da vacinação.

O fechamento das fábricas deve cortar cerca de 2% da produção anual da Unisem, disse a empresa em documento regulatório na quarta-feira. Estimativas indicavam receitas de cerca de US$ 360 milhões este ano antes do fechamento das fábricas, e a empresa tem valor de mercado de cerca de US$ 1,7 bilhão. As ações acumulam alta de aproximadamente 38% este ano.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 08/09/2021 - 16:35

Cotações Crypto
Pela Web