AgroTimes

“Temporada de churrasco” nos EUA engorda apetite por JBS e Marfrig

30 jun 2021, 14:33 - atualizado em 30 jun 2021, 15:45
Churrasco Carnes Alimentos
Com custos mais baixos e uma demanda impulsionada pela “temporada de churrascos”, o Itaú BBA um trimestre muito forte para JBS e Marfrig (Imagem: Unsplash/Vincent Keiman)

Quando o mundo parou em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, houve redução brutal no abate de bovinos, criando um excesso na oferta de gado e pressionando preços para baixo. O efeito represado pode gerar janelas únicas tanto para a JBS (JBSS3), quanto à Marfrig (MRFG3).

Com o fechamento de muitas fábricas durante os primeiros meses da pandemia, uma parte do gado que havia sido colocada em confinamento não foi abatida e teve que ser devolvida ao pasto.

Segundo relatório obtido pelo Agro Times, o atraso no campo gerou dois fenômenos: i) houve um acúmulo de gado, o que elevou a oferta; e ii) o atraso fez com que o gado ficasse mais tempo em confinamento ou no pasto, resultando na engorda dos animais.

Na avaliação do Itaú BBA, o excesso de oferta se mantém, fazendo com que o preço do gado permaneça pressionado.

“Com custos mais baixos e uma demanda impulsionada pela “temporada de churrascos” (que ocorre usualmente no segundo trimestre nos EUA), esperamos um trimestre muito forte em meio a uma combinação de sazonalidade positiva e retomada do consumo em restaurantes”, comenta o time de research do Itaú BBA.

Como é costume em commodities cíclicas, todo ciclo positivo tende a ter um período negativo subsequente, relembram os analistas, trazendo o equilíbrio de volta à cadeia.

Após o Ciclo de Gado nos EUA

Boi Carnes Commodities Agronegócio
No geral, o portfólio diversificado dos frigoríficos brasileiros sustentará um balanço patrimonial saudável, após a desaceleração do ciclo do gado americano (Imagem: Unsplash/Peo Hedin)

No caso da Marfrig, Em meio à potencial fusão & aquisição da BRF (BRFS3), a continuidade da forte dinâmica operacional nos Estados Unidos seria essencial para o sucesso de ambas as empresas, caso se combinassem, observa o Itaú BBA.

“A fusão permitiria uma maior redução na alavancagem da Marfrig e garantiria o início da nova empresa com um balanço patrimonial saudável e capacidade de investimento sustentado, uma vez que a necessidade de aumentar o Capex (despesas ou investimentos em bens de capital, em português) está no centro dos problemas atuais da BRF”, explicam os analistas André Hachem, Gustavo Troyano, Renan Moura e Leonardo Marcondes.

Já no campo de atuação da JBS, após a desaceleração do ciclo do gado americano, o portfólio diversificado da companhia sustentará um balanço patrimonial saudável.

Atualmente, tanto a Pilgrim’s Pride quanto a Seara (ambas marcas da JBS) estão passando por uma dinâmica desafiadora de inflação de custos em meio a fortes preços de grãos, destaca a equipe do Itaú BBA.

No futuro, os analistas esperam que os segmentos compensem parcialmente a normalização da margem da carne bovina dos EUA.

Veja a seguir as recomendações do Itaú BBA no setor de proteína animal:

Empresa Código Recomendação Preço-alvo (R$)
JBS JBSS3 Compra 47
Marfrig MRFG3 Compra 26

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.