Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Transações equivalentes a US$ 162 milhões já foram realizadas usando a criptomoeda da China

06/10/2020 - 8:14
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
china bitcoin bandeira
A criptomoeda da China, DCEP, já foi utilizada em mais de três milhões de transações no país; seu lançamento estaria se aproximando? (Imagem: Unsplash/cliffordgatewood)

O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), o banco central do país, já processou 1,1 bilhão de yuans (cerca de US$ 162 milhões) em moedas digitais em transações-piloto.

O novo detalhe foi revelado pelo vice-presidente do PBoC Fan Yi Fei na conferência virtual da SWIFT chamada Sibos 2020, segundo o jornal South China Morning Post. Fan disse que 3,13 milhões de transações já foram processadas usando a moeda digital até o fim de agosto.

Essa é a primeira vez que uma autoridade deu detalhes específicos sobre o yuan digital. Fan também confirmou que os programas-pilotos estão acontecendo em grandes cidades, como Shenzhen e Xiong’An, e tiveram “progresso positivo”.

Pilotos também serão realizados nas futuras Olimpíadas de Inverno de 2022, confirmou Fan.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

Mais de 6,7 mil casos de uso do yuan digital já foram testados, incluindo pagamento de contas, transporte e serviços governamentais, segundo Fan.

O governo também usou “envelopes vermelhos” — tradicionalmente presenteados a crianças, membros da família ou funcionários como um sinal de boa-sorte — com o yuan digital para recompensar cerca de cinco mil trabalhadores da saúde envolvidos no tratamento do coronavírus, afirmou o vice-presidente.

Esses envelopes vermelhos podem ser usados em alguns estabelecimentos na cidade de Luohu.

“PBoC considera o yuan digital como uma infraestrutura financeira importante para o futuro”, disse Fan.

Ele continuou a explicar que mais de 113 mil carteiras digitais pessoais e cerca de 8,8 mil carteiras digitais corporativas já foram criadas como parte das transações-piloto.

Os detalhes revelados por Fan indicam que o yuan digital da China, oficialmente conhecido como Moeda Digital/Pagamento Eletrônico (DC/EP), está se aproximando do lançamento oficial.

A China começou a pesquisar moedas digitais em 2014, bem antes de outras grandes economias globais, incluindo os EUA e a União Europeia, que só recentemente deram início a seus projetos.

Na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) publicou um amplo relatório sobre o euro digital, afirmando que precisa estar preparado para emitir uma moeda digital se e quando a necessidade surgir.

O Federal Reserve dos EUA também esteve pesquisando sobre criptomoedas com outros diversos bancos federais regionais.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 06/10/2020 - 12:16

Pela Web