Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Transações equivalentes a US$ 162 milhões já foram realizadas usando a criptomoeda da China

06/10/2020 - 8:14
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
china bitcoin bandeira
A criptomoeda da China, DCEP, já foi utilizada em mais de três milhões de transações no país; seu lançamento estaria se aproximando? (Imagem: Unsplash/cliffordgatewood)

O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), o banco central do país, já processou 1,1 bilhão de yuans (cerca de US$ 162 milhões) em moedas digitais em transações-piloto.

O novo detalhe foi revelado pelo vice-presidente do PBoC Fan Yi Fei na conferência virtual da SWIFT chamada Sibos 2020, segundo o jornal South China Morning Post. Fan disse que 3,13 milhões de transações já foram processadas usando a moeda digital até o fim de agosto.

Essa é a primeira vez que uma autoridade deu detalhes específicos sobre o yuan digital. Fan também confirmou que os programas-pilotos estão acontecendo em grandes cidades, como Shenzhen e Xiong’An, e tiveram “progresso positivo”.

Pilotos também serão realizados nas futuras Olimpíadas de Inverno de 2022, confirmou Fan.

Mais de 6,7 mil casos de uso do yuan digital já foram testados, incluindo pagamento de contas, transporte e serviços governamentais, segundo Fan.

O governo também usou “envelopes vermelhos” — tradicionalmente presenteados a crianças, membros da família ou funcionários como um sinal de boa-sorte — com o yuan digital para recompensar cerca de cinco mil trabalhadores da saúde envolvidos no tratamento do coronavírus, afirmou o vice-presidente.

Esses envelopes vermelhos podem ser usados em alguns estabelecimentos na cidade de Luohu.

“PBoC considera o yuan digital como uma infraestrutura financeira importante para o futuro”, disse Fan.

Ele continuou a explicar que mais de 113 mil carteiras digitais pessoais e cerca de 8,8 mil carteiras digitais corporativas já foram criadas como parte das transações-piloto.

Os detalhes revelados por Fan indicam que o yuan digital da China, oficialmente conhecido como Moeda Digital/Pagamento Eletrônico (DC/EP), está se aproximando do lançamento oficial.

A China começou a pesquisar moedas digitais em 2014, bem antes de outras grandes economias globais, incluindo os EUA e a União Europeia, que só recentemente deram início a seus projetos.

Na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) publicou um amplo relatório sobre o euro digital, afirmando que precisa estar preparado para emitir uma moeda digital se e quando a necessidade surgir.

O Federal Reserve dos EUA também esteve pesquisando sobre criptomoedas com outros diversos bancos federais regionais.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 06/10/2020 - 12:16