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WhatsApp, a arma do Banco Mercantil para conquistar o público 50+

16 fev 2022, 13:04 - atualizado em 17 fev 2022, 0:37
Gustavo Araújo, CEO do Banco Mercantil
Na visão de Gustavo Araújo, CEO do Banco Mercantil, o público 50+ não é valorizado de forma correta, apesar das projeções de crescimento para essa faixa etária (Imagem: Divulgação)

O mineiro Banco Mercantil, com quase 80 anos de estrada, conseguiu um feito inédito: bateu o Santander (SANB11) em número de clientes que recebem benefícios pelo INSS. Agora, ele figura entre os cinco maiores pagadores, atrás de Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3) e Caixa Econômica Federal, com 1.580.956 beneficiários ativos.

Para conquistar esse público, o Mercantil aposta na digitalização e na tecnologia. Entre os recursos está o WhatsApp

“Percebemos que esse público utiliza muito o aplicativo. O Mercantil, sabendo disso, vez uma jornada para clientes e não clientes. O nosso maior canal de atendimento é o WhatsApp. É uma forma de nós crescermos de forma exponencial”, explica Gustavo Araújo, CEO do Banco Mercantil.

Porém, mais do que fornecer a plataforma, é preciso saber reter o cliente, diz.

“Dar o desconto correto, oferecer seguros mais baratos e eficientes… Nossos clientes são engajados. Temos reuso muito grande dos clientes”, completa.

Público esquecido

Na visão de Araújo, o público 50+ não é corretamente valorizado, apesar das projeções de crescimento para essa faixa etária.

Mensalmente, entre 70 e 100 mil novos clientes chegam ao Banco Mercantil do Brasil oriundos da folha de pagamento de benefícios do INSS.

Até 2030, estima-se uma base de cerca de 45 milhões de beneficiários. Segundo dados do INSS, o total de beneficiários hoje é de 36,2 milhões.

“Poucas empresas têm olhado para o público 50+, que somará mais de 70 milhões de brasileiros até 2030, o que corresponderá a mais de 33% da população e 46% do consumo das famílias. A estratégia do Banco Mercantil é oferecer produtos diferenciados para esse público, que está cada vez mais habituado à tecnologia e está na melhor idade para fazer novos projetos e concretizar sonhos”, conclui o executivo.

Boa fase

O banco vive um momento de expansão. Em novembro, teve a segunda elevação de rating por agências internacionais de classificação de risco em menos de dois meses.

A Fitch Ratings elevou o Rating Nacional de Longo Prazo de ‘BBB-(bra)’ para ‘BBB+(bra)’, e o Rating Nacional de Curto Prazo de ‘F3(bra)’ para ‘F2(bra)’.

Em seu relatório, a Fitch destacou a evolução do modelo de negócios proporcionado pelo aumento da concessão de crédito consignado a beneficiários do INSS.

O Banco Mercantil do Brasil registrou lucro líquido acumulado até o terceiro trimestre de 2021 de R$ 140 milhões – 38% superior ao mesmo período de 2020. O lucro líquido do trimestre atingiu a marca de R$ 40,1 milhões.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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