Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

4 dicas para terminar o ano no azul e começar 2022 com grana no bolso

Lucas Eurico Simões
27/11/2021 - 13:05
Carteira Salário Dinheiro Finanças Pessoais
(Imagem: Unsplash/Emil Kalibradov)

O aumento dos gastos no final de ano assusta e, muitas vezes, as maiores despesas já começam em novembro mesmo, com compras antecipadas(principalmente influenciadas pela Black Friday). Não seria ótimo ter a chance de tirar a corda do pescoço neste final de ano e começar 2022 com grana no bolso?

Apesar das perspectivas para o comércio não serem tão positivas em 2021, terminar o ano no azul é um grande desafio para a maioria dos brasileiros.

Segundo o levantamento feito, em agosto deste ano, pelo índice da CNC (Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo), o endividamento de consumidores brasileiros disparou e atingiu o nível recorde de 72%.

No Bom Pra Crédito, plataforma que oferece multiprodutos para credores e tomadores, não foi diferente. Cerca de 57% dos clientes que contrataram crédito alegaram que o motivo principal foi a troca de dívida (troca de uma dívida mais cara como cartão de crédito e cheque especial por uma dívida mais barata).

Considerando o cenário, Felipe Lemos, CFO e sócio fundador do Bom Pra Crédito, traz 4 dicas à pedido do Money Times de como terminar o ano no azul e começar 2022 com dinheiro. Confira:

Analise a situação financeira e se organize

Se antecipar aos gastos do final do ano é essencial para não ter surpresas desagradáveis. Para começar a se organizar, o primeiro passo é avaliar a situação financeira, fazendo as contas de toda renda que compõe o orçamento, gastos incluindo boletos, alimentação e aluguel.

“Montar uma planilha de orçamento financeiro pode ajudar bastante, assim fica mais fácil visualizar o quanto pode gastar e em quais momentos. Uma dica é aproveitar algumas ofertas antecipadas, usando outros meios de pagamento que não comprometam o cartão de crédito, como o crediário digital que alguns varejistas oferecem, por exemplo”, comenta.

Só compre o que cabe no seu bolso

Corte gastos supérfluos e desnecessários para conseguir economizar. Crie metas para seu orçamento nos próximos meses e verifique se esse é realmente um bom momento para comprar.

Lembre-se que com o final de ano chegando, alguns itens também podem ficar mais caros, e de repente vale esperar mais um pouco.

Além disso, momentos como este que estamos vivendo economicamente nos tornam mais criativos na hora de presentear, por exemplo.

O importante é manter o equilíbrio para não gastar mais do que o orçamento aguenta.

Use o 13º salário com sabedoria

O décimo terceiro salário é uma alegria para muitos, mas o dinheiro deve ser usado de maneira certa.

“Nesse momento é importante abater dívidas antigas, contas maiores e mais urgentes. Com o que sobrar, pense em formar uma reserva de emergência ou até mesmo investir. Não se deixe levar pelo emocional, fazendo com que as dívidas fiquem de lado e se acumulando”, completa Felipe.

Pesquise e compare ofertas antes de comprar

O e-commerce passou a ser um facilitador na hora de comprar o que precisamos, principalmente no último um ano e meio com o fechamento de lojas físicas durante as restrições da pandemia. Com isso, muitas pessoas que não compravam pela internet antes, passaram a comprar.

A dica é: use a internet a seu favor. Crie alertas, monitore preços, compare ofertas e condições de pagamento em diferentes lojas.

“Na hora de comprar, o crédito parcelado pode ser uma opção mais flexível para itens com valores maiores, por exemplo, porque é uma forma de pagamento que não compromete o cartão de crédito e continua a dar poder de compra ao consumidor. Mas, vale também analisar o custo de frete antes de fechar o carrinho”, conclui.

Última atualização por Márcio Juliboni - 27/11/2021 - 13:09

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web