Ação do agro é a small cap mais indicada para novembro entre 13 analistas

Renan Dantas
05/11/2021 - 18:58
Mercados-Empresas-Ações-Bolsa
Segundo os analistas, apesar da queda do índice Small Caps, ainda é possível buscar oportunidades baratas (Imagem: Pixabay)

Outubro foi o mês para o investidor esquecer. O período registrou a pior rentabilidade do Ibovespa do ano: o principal índice da Bolsa brasileira despencou 6,74%. E, junto com ele, o índice small caps, que derreteu 12,5%.

O principal vilão desse cenário foi o Governo Federal, que rompeu com o teto de gastos. Como consequência, o Banco Central precisou acelerar a alta da Taxa Básica de Juros.

Dessa forma, a Selic pode fechar o ano em 9,25% e o ciclo deve terminar entre 11% e 12% no início do próximo ano – um grande aumento em relação às estimativas do consenso há algumas semanas atrás, lembra o BTG.

Além disso, as projeções de crescimento do PIB para 2022 também estão sendo reduzidas.

A pesquisa Focus mostra uma estimativa de 1,4% para 2022, “que consideramos alta, em vista do pior cenário (esperamos que as projeções de crescimento para 2022 caiam abaixo de 1% nas próximas revisões)”, completa.

Segundo o BB Investimentos, o índice Small Caps segue o acúmulo de forças baixistas destacado no último estudo, e continua se projetando para os novos suportes.

“Embora menos provável, uma reversão de alta seria possível se o índice superar o nível de 2.550 pontos, com força”, calcula.

Small caps: vale a pena investir agora?

Apesar da queda, o analista da Nu Invest Murilo Breder lembra que o investidor precisa ter visão de longo prazo.

Ele lembra que o índice Small Caps tem obtido um avanço de 321% contra 237% do Ibovespa nos últimos cinco anos.

“A metodologia do índice de Small Caps da B3 faz com que muitas empresas consideradas de médio porte sejam englobadas pelo índice. Por isso, o SMLL não reflete totalmente a realidade das pequenas empresas”, completa.

Ademais, ele observa que, olhando o fundamento e valuation das companhias, a reação do mercado parece exagerada.

“O investidor paciente e com visão de longo prazo deveria aguardar ansiosamente por oportunidades como essa”, aponta.

Pensando em investir nessas empresas pequenas, mas promissoras? O Money Times revirou as carteiras dos principais bancos e corretoras do país para descobrir as ações mais quentes do momento. 

No total, 77 ativos foram recomendados pelo menos uma vez, entre units, ações preferenciais e ordinárias. Esse conjunto de papéis somou 116 indicações.

Jalles Machado JALL3
A Jalles Machado tem uma das melhores e mais baratas teses, segundo o BTG (Imagem: Reprodução/Jalles Machado)

A favorita

E a ação mais indicada para o mês ficou com uma empresa de agro, que realizou o seu IPO (Oferta Pública de Ações) em fevereiro: a Jalles Machado (JALL3), com quatro indicações. 

Segundo o BTG, a empresa tem uma das melhores e mais baratas teses.

“No açúcar, acreditamos que os preços globais podem estar entrando em uma nova fase com o governo indiano antecipando o prazo para a mistura de 20% do etanol na gasolina vendida no país até 2025, potencialmente reduzindo a produção de açúcar em 6 milhões de toneladas/ano”, afirma.

Além disso, o Brasil tem pouco açúcar a mais para trazer ao mercado, o que pode incentivar a produção de outros participantes marginais com custos de produção mais próximos aos da marca.

“Os fundamentos do etanol também são sólidos, com metas globais de descarbonização e o programa RenovaBio, além de preços à vista em alta no Brasil que ainda não estão refletidos nas cotações das ações”, diz.

E, como se não bastasse isso, o papel poderá oferecer um rendimento de dois dígitos antes mesmo de todos os fatores anteriores entrarem no papel, o que deve ser agravado pelos planos de crescimento orgânico de baixo risco da empresa, completa o banco.

Veja a lista:

Small Caps Cotação Indicação
Jalles Machado JALL3 4
Méliuz CASH3 3
Ferbasa FESA4 3
Santos Brasil STBP3 3
Aeris AERI3 3
Irani Papel e Embalagem RANI3 3
ABC Brasil ABCB4 3
Minerva BEEF3 3
SulAmérica SULA11 3
Taesa TAEE11 3

Participaram do levantamento: ÁgoraBB InvestimentosBTG PactualNu Invest, EliteGenialGuide Investimentos, Inversa, Itaú BBAMiraeSantanderXP Investimentos Terra.

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Diana Cheng - 06/11/2021 - 11:23

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web