Acervo do Apple Daily é armazenado no blockchain Arweave após Hong Kong derrubá-lo

24/06/2021 - 14:14
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
O back-up do Apple Daily no blockchain Arweave é a mais novo exemplo de onde essa tecnologia está sendo usada no armazenamento de conteúdo que foi retirado da internet por conta da censura de um governo (Imagem: Reuters/Lam Yik)

Apple Daily, um tabloide pró-democracia de Hong Kong, foi forçado, pelo governo, a encerrar suas operações em meio a uma proibição de segurança nacional. Agora, seu conteúdo está sendo copiado para um blockchain resistente à censura.

A publicadora, antes com milhões de leitores na Região Administrativa Especial de Hong Kong, imprimiu sua última edição nessa quarta-feira (23). Seu site oficial também foi derrubado nesta quinta-feira, assim como suas publicações nas suas redes sociais.

Apple Daily está no centro da repressão de segurança nacional do governo de Hong Kong por conta de sua antiga postura editorial contra o governo local, bem como o governo central da China.

Também foi uma força importante nos movimentos pró-democracia na cidade durante os protestos contra a apresentação da Lei de Segurança Nacional em 2019.

Segundo a Reuters, sob a Lei de Segurança Nacional, o governo de Hong Hong pode agir para bloquear ou deletar conteúdos que considerar como “subversivos ou separatistas”, o que pode ser uma possível ameaça à soberania da China, que governa Hong Kong com base no chamado modelo de “um país, dois sistemas”.

A publicação conseguiu operar desde que seu fundador bilionário Jimmy Lai e diversos executivos seniores foram presos após investigações de segurança nacional em agosto de 2020.

Porém, na semana passada, o governo de Hong Kong congelou as contas bancárias do Apple Daily, forçando-a a encerrar suas operações.

Devido à sua influência considerável em Hong Kong, o fechamento do Apple Daily fez com que diversos cidadãos locais pedissem por apoio. Muitos se propuseram, na noite dessa quarta-feira (23), a adquirir a edição física mais recente.

Armazenamento perpétuo

No entanto, agora, uma pessoa ou um grupo está subindo arquivos antigos do Apple Daily no blockchain Arweave, rede descentralizada de armazenamento de arquivos, cuja missão é armazenar arquivos para sempre na internet e torná-los resistentes à censura.

Segundo uma página de atualizações chamada Decentralize Apple Daily, milhares de conteúdos foram codificados à rede Arweave, cada um com um hash — endereço alfanumérico de criptografia — exclusivo, para que usuários os visualizem no explorador de blockchain da Arweave.

Uma das primeiras transações registradas no blockchain data da última sexta-feira (18), com a seguinte manchete: “Polícia de segurança nacional prende cinco funcionários do Apple Daily; 44 discos rígidos com materiais informativos”.

Na última semana, uma notícia sobre a prisão de grandes executivos do próprio Apple Daily foi incluída no blockchain (Imagem: Arweave)

O back-up na Arweave é a mais novo exemplo de onde a tecnologia blockchain está sendo usada no armazenamento de conteúdo que foi retirado da internet por conta da censura de um governo.

Em 2020, usuários chineses da internet, codificaram um monumento virtual na rede Ethereum para homenagear o doutor Li Wenliang, considerado como um dos primeiros delatores do surto de coronavírus.

Mineradores da Ethereum prestaram uma homenagem ao falecido doutor Li Wenliang no bloco de número 9.432.824 (Imagem: EtherScan)

A notícia da morte de Li, após ele ter contraído o vírus, gerou revolta entre cidadãos chineses, mas o governo censurou grande parte das informações sobre esse acontecimento.

Minecraft, jornalismo e o limite da censura

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 24/06/2021 - 14:14

Cotações Crypto
Pela Web