Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ações do Itaú fecham em queda de 5,83% após redução de 40% no lucro do trimestre

04/08/2020 - 17:59
Itaú Unibanco ITUB4
O banco voltou a elevar provisões para perdas com crédito no segundo trimestre para responder à crise da Covid-19 (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

As ações do Itaú (ITUB4) fecharam o dia em queda de 5,83% a R$ 25,69 após a divulgação do resultado financeiro do segundo trimestre da companhia.

O maior banco privado do país informou na que seu lucro líquido recorrente, que exclui itens pontuais, atingiu 4,2 bilhões de reais, queda de 40% contra um ano antes.

O banco voltou a elevar provisões para perdas com crédito no segundo trimestre para responder à crise da Covid-19, mas afirmou ter visto alguns sinais de recuperação.

Eles reservaram 7,77 bilhões de reais no período para cobrir possíveis perdas com empréstimos, alta de 92% ano a ano, mas diminuindo 23% em relação ao trimestre anterior.

Como os bancos estão concedendo aos clientes carência para pagar empréstimos ou renegociá-los em meio à crise, os índices de inadimplência têm mostrado melhora momentânea.

O Itaú afirmou já ter concedido aos clientes carência de até seis meses o equivalente a 52 bilhões de reais em empréstimos para que possam renegociar suas dívidas.

A receita com tarifas também sentiu o impacto das medidas de isolamento social, caindo 7,4% no trimestre, principalmente em cartões de crédito e débito, além da administração de fundos.

No lado do crédito, os empréstimos corporativos lideraram um crescimento de 2,9% da carteira de empréstimos total, mais do que compensando a queda nos empréstimos para pessoas físicas.

Veja o resultado completo:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 04/08/2020 - 18:06