Além da tecnologia, pesquisa sobre CBDCs do Fed de Boston foca em benefícios e custos

12/05/2021 - 11:13
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Presidente do Federal Reserve de Boston, Eric Rosengren
Segundo as declarações de Rosengren, o Fed quer se certificar de todas as implicações, positivas ou não, antes de lançar um possível dólar digital (Imagem: REUTERS/Keith Bedford/File Photo)

O Federal Reserve dos EUA está considerando os possíveis riscos e benefícios de uma criptomoeda além dos impactos tecnológicos, segundo declarações do presidente do Fed de Boston nesta quarta-feira (12).

Segundo um artigo da Reuters, o presidente Eric Rosengren sugeriu que questões, como privacidade e estabilidade financeira, terão um papel fundamental em qualquer possível decisão de avançar em sua lenta iniciativa de uma moeda digital emitida por banco central (CBDC, na sigla em inglês).

“É importante destacar que esse trabalho é exploratório e que qualquer decisão de avançar com uma criptomoeda iria depender de uma variedade de fatores além da viabilidade e implementação tecnológicas”, disse Rosengren durante sua participação ao evento virtual da Faculdade de Direito de Harward.

Rosengren reiterou que o Fed pretende tornar sua pesquisa inicial pública no terceiro trimestre, incluindo protótipos de software. O Fed também está trabalhando com a Iniciativa de Criptomoedas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Segundo a Reuters, “futuras etapas do projeto de pesquisa irão focar na privacidade, no combate à lavagem de dinheiro e outras questões”, afirmou Rosengren.

Rosengren pareceu indicar que o Fed tomaria uma abordagem decisiva conforme considera questões relacionadas à CBDC.

“É importante entender quais problemas que uma moeda digital emitida por banco central está tentando solucionar e se outras tecnologias poderiam abordar, de forma mais barata ou eficiente, esses problemas”, afirmou o presidente do Fed de Boston.

Um artigo publicado pelo Fed em fevereiro apresentou algumas considerações de implementação para um dólar digitizado, incluindo a necessidade de impulsionar a coordenação público-privada, bem como claros objetivos políticos.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 12/05/2021 - 11:13

Pela Web