Altcoins e moedas ligadas a metaversos se destacam com forte aumento; confira análise

Brave New Coin
08/11/2021 - 10:48
Traduzido e editado por Vitória Martini
Bitcoin Ethereum gráfico executium
A última semana foi a “chance de ouro” das altcoins brilharem com aumentos significativos (Imagem: Unsplash/Executium)

Os mercados de ativos digitais tiveram uma forte semana de negociações, liderada pelo ressurgimento do mercado das criptomoedas alternativas (ou “altcoins”, em inglês). O bitcoin (BTC) terminou a semana com um aumento de 3%.

No entanto, o brilho da criptomoeda mais antiga do mundo foi ofuscado pelo holofote de outras criptos, como ethereum (ETH), binance coin (BNB) e solana (SOL), que aumentaram 9%, 27% e 28%, respectivamente, na semana passada.

A dominância do bitcoin no mercado de criptomoedas geral teve uma queda de 44,2% para 42,5% na última semana. Aparentemente, os negociadores demonstraram preferência à tentativa de capturar ondas de momentos de preço, ao se movimentarem de uma moeda para outra.

Os tokens de primeira camada e de metaversos se beneficiaram dessa realocação, à medida que investidores, ao tentaram maximizar retornos a curto prazo, adentraram setores mais novos e especulativos.

Tokens de primeira camada que suportam os protocolos-base de blockchains, como Ethereum, Solana, Binance Smart Chain, Avalanche (AVAX) e Polkadot (DOT), tiveram grandes ganhos. AVAX e DOT aumentaram 38% e 24%, respectivamente.

Em 2021, os blockchains de primeira camada listados acima que usam contratos autônomos aparentam ter atingido certo nível de maturidade. A maioria deles desenvolveu casos de uso de funcionamento centrados em funcionalidades em torno de finanças descentralizadas (DeFi) e tokens não fungíveis (NFTs).

Esses projetos tiveram aumentos repentinos em valor total bloqueado e atividades de transação nos últimos seis meses.

Moedas que estão ligadas a mundos virtuais também apresentaram fortes semanas, após a entrada de grandes empresas no mundo dos metaversos, como Facebook, Nike e Microsoft.

Na última semana, The Sandbox (SAND), Axie Infinity (AXS), Illuvium (ILV) e Start Atlas (ATLAS) tiveram aumentos respectivos de 49%, 11%, 18% e 16%, à medida que investidores tentam obter vantagem quanto à potencial expansão do “metaverso” e que mais investimentos de capital de risco entram para o setor, no final do quarto trimestre de 2021.

O conceito de metaverso abrange reinos imersivos on-line que aparentam o mundo real, mas são digitais, permitindo que as pessoas expandam suas habilidades dentro deles.

Projetos de metaversos cripto parecem ideais para a criação desse tipo de experiência, devido à capacidade de gerar sistemas de economia interna usando a tecnologia blockchain.

A correlação entre bitcoin e o índice S&P 500 tem crescido fortemente no último mês, indicando que o apetite do investidor para o risco está aumentando.

Visto que as preocupações ligadas à inflação global e ao crescimento econômico permanecem, o dinheiro continua sendo destinado a classes de ativos que oferecem altos rendimentos e retornos.

A relação entre as duas classes de ativos pode mudar com base nas condições econômicas globais. Dados da Coinmetrics mostram que, no dia 27 de setembro, o coeficiente de correlação Pearson entre os preços diários do S&P 500 e do bitcoin (em dólar) era de -0,011.

Atualmente, esse coeficiente está em 0,11, à medida que o valor em ambas as categorias de investimento aumenta rapidamente.

O que vem por aí esta semana

11 de novembro: leilão das parachains continua

Após alocar o primeiro blockchain em paralelo (“parachain”) do Polkadot a Shell, a rede irá alocar mais parachains depois de leilões. Haverá cinco leilões, que terão início em 11 de novembro, e cada um irá durar sete dias.

Os parachains da Polkadot são blockchains especializados e periféricos, que se conectam à cadeia de revezamento da Polkadot. Eles são essenciais à tese de múltiplos blockchains da rede e seus lançamentos deverão indicar a liberação completa do produto de blockchain da Polkadot.

O início dos leilões tem sido o grande impulsionador do preço do token DOT. O ativo teve um aumento de 54% em relação ao mês passado e atingiu novos recordes há poucos dias.

14 e 15 de novembro: atualização Taproot da rede Bitcoin

Na próxima semana, a rede Bitcoin deverá passar uma bifurcação (“soft-fork”), que será a maior atualização da rede desde agosto de 2017, quando Testemunha Segregada (do inglês “Segregated Witness” ou SegWit) foi apresentada à rede.

A atualização Taproot deverá introduzir ferramentas, como a “Merkelized Abstract Syntax Tree” (MAST) e as assinaturas Schnorr, que deverão melhorar as funções ligadas à privacidade, eficiência e aos contratos autônomos.

As operações na rede Bitcoin também deverão melhorar como resultado da atualização.

Top 10 criptoativos da semana

Forecast 1-min
(Imagem: Brave New Coin)

A última semana foi importante para os dez maiores criptoativos presentes na tabela acima, da Brave New Coin. Solana (SOL) teve uma semana particularmente forte e alcançou o 4º lugar em termos de capitalização de mercado.

O blockchain Solana emergiu como a plataforma mais provável para desbancar a Ethereum quanto a contratos autônomos, devido aos seus baixos custos de transação e capacidade de atrair grandes desenvolvedores.

Gráfico de preço do bitcoin

Forecast 2-min
(Imagem: Brave New Coin)

Para o bitcoin (BTC), a última semana teve alguns altos e baixos, mas a criptomoeda obteve um novo aumento e está, atualmente, sendo negociada a US$ 66 mil. Dados do blockchain sugerem que até mesmo os níveis de preço da criptomoeda podem estar subestimados.

O fornecedor de dados sobre blockchains Glassnode informou que o atual aumento do preço é favorável, em comparação com períodos históricos, quando a capitalização de mercado ultrapassou o valor das transações compensadas na rede.

O fornecedor de dados relatou que o valor de transação está crescendo substancialmente em comparação com a capitalização de mercado do BTC, o que implica que a crescente adesão do ativo ainda não foi totalmente contabilizada.

Última atualização por Vitória Martini - 08/11/2021 - 10:48

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto