CryptoTimes

Banco Central do Caribe Oriental lança sua criptomoeda nacional

01 abr 2021, 8:55 - atualizado em 01 abr 2021, 9:16
Agora, o Banco Central do Caribe Oriental se torna o segundo banco do mundo a lançar sua própria CBDC (Imagem: YouTube/ECCB Connects)

Nessa quarta-feira (31), o Banco Central do Caribe Oriental (ECCB, na sigla em inglês), localizado no país de São Cristóvão e Névis, lançou publicamente sua moeda digital emitida por banco central (CBDC) chamada DCash.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Países como Rússia, China e Japão estão testando uma CBDC como parte de um amplo arco de desenvolvimento. Até hoje, apenas um país lançou uma CBDC: o Banco Central das Bahamas com seu sand dollar.

Ontem, o líder do Banco de Compensações Internacionais (BIS) afirmou que, se implementadas corretamente, CBDCs poderiam ajudar a reduzir “antigos” problemas no setor de pagamentos.

O lançamento da DCash pelo ECCB é importante, pois é o primeiro exemplo de um banco central em uma união monetária a apresentar uma CBDC.

Uma união monetária é um acordo entre dois ou mais países para a utilização da mesma moeda ou a manutenção similar de preço entre moedas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A União Monetária do Caribe Oriental (ECCU) é composta de oito nações caribenhas, mas DCash só estará disponível em quatro deles: São Cristóvão e Névis, Antígua e Barbuda, Granada e Santa Lúcia.

O ECCB firmou uma parceria com a empresa fintech Bitt para gerenciar a infraestrutura e operação da DCash. A CBDC pode ser utilizada no comércio, no e-commerce, entre empresas e para a gestão monetária interna no DCash Merchant App.

“O ECCB esteve trabalhando em parceria com a Bitt Inc. por mais de dois anos para desenvolver essa versão digital da moeda do Caribe Oriental em uma tentativa de aumentar a inclusão financeira, competitividade e resiliência para as pessoas da União Monetária do Caribe Oriental”, disse o banco central em uma declaração.

Em 2022, o ECCB e a Bitt planejam integrar DCash nos sistemas financeiros dos quatro países-piloto, além de incorporar os outros quatro membros do ECCU ao ecossistema DCash.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar