Banco Central do Caribe Oriental lança sua criptomoeda nacional

01/04/2021 - 8:55
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Agora, o Banco Central do Caribe Oriental se torna o segundo banco do mundo a lançar sua própria CBDC (Imagem: YouTube/ECCB Connects)

Nessa quarta-feira (31), o Banco Central do Caribe Oriental (ECCB, na sigla em inglês), localizado no país de São Cristóvão e Névis, lançou publicamente sua moeda digital emitida por banco central (CBDC) chamada DCash.

Países como Rússia, China e Japão estão testando uma CBDC como parte de um amplo arco de desenvolvimento. Até hoje, apenas um país lançou uma CBDC: o Banco Central das Bahamas com seu sand dollar.

Ontem, o líder do Banco de Compensações Internacionais (BIS) afirmou que, se implementadas corretamente, CBDCs poderiam ajudar a reduzir “antigos” problemas no setor de pagamentos.

O lançamento da DCash pelo ECCB é importante, pois é o primeiro exemplo de um banco central em uma união monetária a apresentar uma CBDC.

Uma união monetária é um acordo entre dois ou mais países para a utilização da mesma moeda ou a manutenção similar de preço entre moedas.

A União Monetária do Caribe Oriental (ECCU) é composta de oito nações caribenhas, mas DCash só estará disponível em quatro deles: São Cristóvão e Névis, Antígua e Barbuda, Granada e Santa Lúcia.

O ECCB firmou uma parceria com a empresa fintech Bitt para gerenciar a infraestrutura e operação da DCash. A CBDC pode ser utilizada no comércio, no e-commerce, entre empresas e para a gestão monetária interna no DCash Merchant App.

“O ECCB esteve trabalhando em parceria com a Bitt Inc. por mais de dois anos para desenvolver essa versão digital da moeda do Caribe Oriental em uma tentativa de aumentar a inclusão financeira, competitividade e resiliência para as pessoas da União Monetária do Caribe Oriental”, disse o banco central em uma declaração.

Em 2022, o ECCB e a Bitt planejam integrar DCash nos sistemas financeiros dos quatro países-piloto, além de incorporar os outros quatro membros do ECCU ao ecossistema DCash.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 01/04/2021 - 9:16

Pela Web