Banco da França realiza teste de moeda digital com o suíço SEBA Bank

21/06/2021 - 13:57
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
É bem possível que a rede Ethereum tenha sido usada nesse experimento mais recente, que se diferencia daquele programado para ser realizado com o banco central da Suíça (Imagem: Reuters/Charles Platiau/File Photo)

Nesta segunda-feira (21), o Banque de France anunciou ter finalizado, com sucesso, um experimento com um banco suíço para testar liquidações internacionais.

Segundo um comunicado de imprensa do banco central da França, o teste, resultado de uma solicitação do Banque de France em março, foi facilitado com o Banque Internationale à Luxembourg (BIL), LuxCSD e o SEBA Bank — um banco suíço que fornece serviços com criptomoedas, além de ativos digitais e tradicionais.

O experimento testou a emissão de uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês) em um blockchain público por meio de uma simulação de contratos autônomos.

Mais especificamente, as CBDCs representaram valores mobiliários criados para gerar “TARGET2-Securities” em seu recurso “Conditional Securities Delivery” (ou “Entrega Condicional de Valores Mobiliários”).

Apesar de o banco central não ter mencionado o nome do blockchain público, a rede Ethereum já foi usada em seus experimentos anteriores.

“Esse experimento possibilitou demonstrar as possibilidades de interação entre infraestruturas convencionais e distribuídas”, disse Nathalie Aufauvre, diretora-geral de estabilidade financeira e operações no Banque de France.

“Também pavimenta o caminho para outras alianças a fim de se beneficiarem das oportunidades fornecidas pelos ativos financeiros em um ambiente blockchain.”

Segundo uma afirmação do vice-presidente do Banque de France Denis Beau, em dezembro de 2020, haverá até oito testes com CBDCs para determinar a viabilidade de tais moedas e se o sistema regulatório e financeiro da França deve mudar para acomodá-las.

Os testes irão continuar este e, em seguida, o Banque de France irá contribuir suas descobertas para fomentar conversas sobre uma “reflexão mais global dos benefícios de CBDCs” do Eurosistema, segundo o comunicado desta segunda-feira.

Outro experimento entre o Banque de France e o banco central da Suíça (SNB) está previsto para o futuro próximo.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 21/06/2021 - 13:57

Cotações Crypto
Pela Web