CryptoTimes

França: testes com criptomoedas nacionais podem alterar regulamentação

14 dez 2020, 8:53 - atualizado em 14 dez 2020, 8:53
Testes com o euro digital serão essenciais para entender como a criptomoeda poderá ser usada no Eurosistema, segundo vice-presidente do Banque du France (Imagem: Unsplash/@dmitrydao)

O banco central da França começou a testar aplicações e casos de uso com uma moeda digital emitida por banco central (CBDC, na sigla em inglês) este ano.

Mais especificamente, o Banque du France está testando um euro digital no contexto de compensação e liquidação de ativos tokenizados. Na época, o banco central enfatizou que tais experimentos eram apenas isso: testes, e nada mais.

Novos comentários de um funcionário sênior do banco central francês indicam que a instituição está olhando para além do horizonte conforme o Eurosistema se aproxima da possível aprovação de um euro digital.

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), falou, diversas vezes, que uma decisão de “sim” ou “não” está prevista para janeiro.

Na última quinta-feira (10), Denis Beau, vice-presidente do banco central do país, falou sobre a inovação da tecnologia financeira e tocou no assunto sobre os testes contínuos com CBDC. Ele destacou a ampla natureza do teste e seu potencial de reescrever a atual estrutura regulatória.

Segundo ele (com ênfase do The Block):

Futuros experimentos com CBDCs — haverá oito deles — nos ajudarão a analisar não apenas o potencial da tecnologia, mas também questionar os agentes no ecossistema sobre como será o ambiente de amanhã, sobre assuntos tão fundamentais quanto os métodos de trocar instrumentos financeiros por CBDCs, a melhoria das condições para realizar pagamentos internacionais ou novas formas de tornar CBDCs disponíveis a players do setor financeiro.

Por outro lado, esses experimentos nos ajudarão a avaliar se a estrutura regulatória atualmente vigente precisa ser adaptada já que estamos realizando esses experimentos na atual estrutura regulatória.

Beau também considerou os testes como parte das iniciativas de preparação do Banque du France caso um euro digital seja aprovado.

“Os experimentos a caminho estão diretamente relacionados à necessidade do Eurosistema, caso as circunstâncias exijam, em estar pronto para lançar uma CBDC para garantir que o dinheiro do banco central seja acessível ao público geral e preserve sua liberdade de escolha de meios de pagamento e sua confiança em nossa moeda”, disse Beau.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.