Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Blockchain Polkadot é oficialmente lançado, permitindo acesso a contas com tokens DOT

26/05/2020 - 15:04
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
O blockchain Polkadot foi ao ar nesta terça-feira (26), iniciando a primeira etapa, em que a W3F irá operar a rede até migrar sua governança para a comunidade (Imagem: Polkadot)

A rede blockchain Polkadot está no ar.

Segundo a sócio-gestora da rede, Web3 Foundation (W3F), hoje demarca a primeira fase do lançamento da Polkadot.

Nessa etapa, a Web3 Foundation terá controle sobre a rede, executando nós e validando blocos.

Investidores do token nativo DOT também podem acessar suas contas para expressar sua intenção em se tornarem validadores ou nomearem outros validadores, apesar de não poderem transferir DOTs nesse momento, segundo um porta-voz.

Conforme descrito no roadmap (roteiro de desenvolvimento), a Web3 Foundation planeja gradualmente passar o controle da rede a detentores do token DOT após assegurar que a rede está funcionando corretamente.

“Desde o lançamento do whitepaper da Polkadot há três anos, estivemos pesquisando e desenvolvendo o protocolo Polkadot, que fez nossa compreensão sobre esses sistemas avançar desde que começamos a desenvolver a Ethereum”, afirmou Peter Czaban, cofundador da Polkadot e da Web3 Foundation.

“Particularmente, acreditamos que o sistema aberto de governança permitirá que a rede inove e cresça bem mais rápido do que redes tradicionais, acelerando o desenvolvimento de aplicações descentralizadas convencionais.”

O projeto Polkadot foi iniciado em 2016 por Gavin Wood, cofundador da Ethereum.

Web3 Foundation é uma empresa suíça sem fins lucrativos e responsável pelo projeto do blockchain Polkadot (Imagem: Crypto Times)

Em 2017, a Web3 Foundation realizou uma venda privada de tokens, em que 5 milhões de DOTs foram emitidos por US$ 144 milhões e, em seguida, foram vendidos mais 500 mil DOTs no fim de 2019.

Segundo o Wall Street Journal, o projeto foi avaliado em US$ 1,2 bilhão no início de 2019.

Todos os tokens foram vendidos sob SAFTs, ou Acordos Simples para Futuros Tokens, que prometeram apresentar DOTs quando a rede fosse ao ar. Agora que a rede foi oficialmente lançada, a comunidade votará nos próximos meses se permitirá o recurso de transferência de tokens.

Esse recurso permitirá que investidores tenham acesso completo a seus DOTs e os negocie diretamente em vez de negociá-los no mercado secundário usando SAFTs. Anteriormente, DOTs eram negociados no mercado secundário com um grande desconto.

Semanas antes de a rede ir ao ar, a Web3 Foundation fez uma proposta de redenominação dos DOTs e aumento no fornecimento total dos tokens em cem vezes — uma iniciativa que gerou muita controvérsia.

Apesar de a comunidade Polkadot ter aprovado a proposta na época, a fundação decidiu arquivar a implementação e realizar outra votação após o lançamento.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 25/06/2020 - 23:47