BusinessTimes

Tempo Real: Ibovespa (IBOV) sustenta forte alta e fecha acima dos 112 mil pontos; VALE3 salta mais de 7%

09 set 2022, 6:30 - atualizado em 09 set 2022, 17:42
Ibovespa
Acompanhe o Ibovespa e os mercados em Tempo Real. (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

MERCADOS HOJE:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibovespa (IBOV) conseguiu sustentar a forte alta da abertura e fechou esta sexta-feira (9) acima dos 112 mil pontos.

O índice de referência da Bolsa brasileira fechou com valorização de 2,17%, a 112.300,41 pontos.

Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referentes a agosto e o bom humor nos mercados americanos contribuíram para que o Ibovespa encerrasse o último pregão da semana em trajetória positiva.

[the_ad id=”616000″]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os principais temas do Ibovespa e dos mercados hoje em tempo real. Veja os destaques:

Pesquisa eleitoral: Datafolha mostra Bolsonaro subindo e Lula estagnado
Jair Bolsonaro
(Imagem: TV Band)

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9) mostra mais um crescimento na intenção de votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL) enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na mesma faixa.

Candidato a reeleição, Bolsonaro aparece neste levantamento com 34% das intenções de voto, tinha 32% na última pesquisa divulgada no início do mês, enquanto o ex-presidente Lula com manteve os 45% de intenções de voto.

Leia mais.

Após subir 10%, Vale (VALE3) tem mais espaço para lucros no curto prazo, diz Empiricus Investimentos
Vale
De acordo com Filipe Fradinho, Vale é um dos papéis que mais realizaram dos top ativos do Ibovespa (Imagem: Reuters/Washington Alves)

A Empiricus Investimentos realizou uma limpa em sua carteira e trocou todos os cinco ativos para a próxima semana.

Com isso, sairam os papéis de Login (LOGN3), Pão de Açúcar (PCAR3), BrasilAgro (AGRO3), Petrobras (PETR4) e SLC Agrícola (SLCE3) para a entrada de Blau (BLAU3), CVC (CVCB3), Cyrela (CYRE3), Sabesp (SBSP3) e Vale (VALE3).

Leia mais.

BBAS3 ou ITUB4? Veja o bancão escolhido pela MyCap para integrar carteira semanal de ações
Ibovespa
Carteira da MyCap superou o Ibovespa na semana (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A MyCap fez uma troca entre ações do setor bancário na carteira recomendada semanal.

Em atualização para o período de 12 a 16 de setembro de 2022, a corretora excluiu Itaú Unibanco (ITUB4), colocando no lugar os papéis de Banco do Brasil (BBAS3).

Leia mais.

Cielo (CIEL3) vai prestar serviço para Meta, dona do Facebook
Cielo
O acordo, que não possui exclusividade, é uma decisão que cabe à Meta Platforms, Inc. e está sujeita à realização de testes com usuários (Imagem: Cielo/Divulgação)

A Cielo (CIEL3) fechou parceria para captura e processamento de transações entre pessoas físicas e estabelecimentos comerciais por meio de plataforma da Meta Platforms, mostra fato relevante enviado ao mercado nesta sexta-feira (9).

O acordo, que não possui exclusividade, é uma decisão que cabe à Meta Platforms, Inc. e está sujeita à realização de testes com usuários e estabelecimentos comerciais, além de aprovações regulatórias.

Leia mais.

Especulador faz maior compra líquida de reais em seis meses
super quarta
Com isso, o estoque da posição que está comprada em real, ou seja, vendo apreciação da divisa brasileira foi a 30.860 contratos (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

Especuladores que operam na Bolsa Mercantil de Chicago (CME) fizeram nos sete dias até 6 de setembro a maior compra líquida de contratos de reais em seis meses, turbinando a aposta favorável à moeda brasileira ao maior valor desde junho, de acordo com cálculos da Reuters a partir de dados de uma agência norte-americana divulgados nesta sexta-feira.

Esse grupo de investidores conhecido por posições direcionais e mais agressivas comprou, em termos líquidos, 22.001 contratos de reais, maior número desde os 26.003 derivativos tomados na semana finda em 1º de março.

Leia mais.

Dólar fecha em queda, abaixo de R$ 5,15, com exterior positivo
Dólar
Dólar fecha em queda acompanhando exterior positivo para emergentes, enquanto mercado local digere IPCA (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

O dólar à vista fechou em queda de 1,3% frente ao real, negociado na casa dos R$ 5,14, acompanhando o pregão mais positivo no exterior, onde a moeda perdeu para os seus principais.

Foi um dia de maior procura por risco no exterior, diz o diretor de câmbio de uma corretora local. Com isso, o dólar recuou ante as suas principais moedas pares e para a maioria das de países emergentes.

Leia mais.

Cielo e Meta fazem parceria para pagamentos
Bastidores de Brasília: A pisada na bola de Guedes
Uma delas, por exemplo, é que a inflação usada para corrigir o teto de gastos na proposta, de 7,2%, foi mais alta do que a que efetivamente irá corrigir o limite de despesas (Imagem: Flickr/Edu Andrade/scom/ME)

A sinalização dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de que o governo poderia recorrer a um decreto de calamidade para assegurar o pagamento de um Auxílio Brasil turbinado em 2023 preocupou integrantes da equipe econômica.

Eles avaliam que o chefe fez uma jogada de campanha que pode acabar se virando contra o governo caso o presidente Jair Bolsonaro se reeleja.

Leia mais.

Preços do café arábica sobem com dólar mais fraco e açúcar avança
Café
O café robusta caiu 12 dólares, ou 0,5%, para 2.264 dólares a tonelada (Imagem: Pixabay)

Os contratos futuros de café arábica na ICE fecharam em alta nesta sexta-feira, apoiados em parte por um dólar (USDBLR) mais fraco, enquanto os preços do açúcar também subiram.

Café

O arábica fechou em alta de 6,3 centavos, ou 2,8%, a 2,285 dólares por libra-peso, embora os preços tenham permanecido muito abaixo do pico de seis meses de 2,4295 dólares estabelecido em 25 de agosto.

Leia mais.

Fundo imobiliário de tijolo fecha em alta e é destaque da sessão; Ifix sobe
Imóveis, prédios, fundos imobiliários, São Paulo, avenida Paulista, escritórios, fundo imobiliário, imóvel
Fundo imobiliários de escritórios é destaque da sessão (Imagem: Money Times/Márcio Juliboni)

O Índice de fundos imobiliários da B3 (Ifix) fechou a sessão desta sexta-feira (9) com alta de 0,19%, aos 2.980 pontos. Com o resultado, o indicador acumula valorização de 0,15% na semana.

O fundo de tijolo XP Properties (XPPR11), que investe em lajes corporativas, foi o destaque do pregão, com alta de 2,67%. Do outro lado do ranking, o fundo de papel Rio Bravo Ifix (RBFF11) apresentou o pior desempenho (-3,65%).

Leia mais.

3 razões para acreditar que Itaúsa (ITSA4) pagará mais dividendos, de acordo com BTG
Itaúsa
Remuneração da Itaúsa aos acionistas deve ser maior em relação aos últimos dois anos (Imagem: Itaúsa/Divulgação)

O mercado pode esperar mais dividendos da Itaúsa (ITSA4), diz o BTG Pactual.

A holding normalmente adota o pagamento de dividendos mínimos obrigatórios, de 25% do lucro líquido anual, e costuma repassar 100% dos dividendos do Itaú Unibanco (ITUB4).

Leia mais.

Fundo imobiliário de tijolo fecha em alta e é destaque da sessão; Ifix sobe
Petróleo encerra sexta-feira com ganhos, mas semana é negativa
(Imagem: REUTERS/Dominique Patton)

O petróleo encerrou o pregão da sexta-feira (8) em alta. Restrições de oferta e um recuo do dólar americano contribuiram para afastar, ainda que pouco, o petróleo das mínimas de sete meses.

Às 17h, o WTI (americana) e o Brent (internacional) ganharam, respectivamente, 3,23% e 3,63%. Com o resultado, o benchmark internacional, utilizado como referência para a Petrobras, voltou a ser negociado aos $92/barril.

Leia mais.

Milho, soja e trigo sobem antes do relatório do USDA na próxima semana
Milho
O contrato do milho em Chicago subiu 16,50 centavos, encerrando a 6,85 dólares por bushel, avançando 2,9% na semana (Imagem: REUTERS/ Bryan Woolston)

Os contratos futuros de milho, soja e trigo na bolsa de Chicago subiram nesta sexta-feira, impulsionados por compras técnicas e coberturas de vendidos, juntamente com suporte dos mercados acionários e de energia.

Trigo e milho tiveram apoio adicional de um dólar (USDBLR) mais fraco e preocupações com os embarques de grãos da Ucrânia em meio a críticas russas a um acordo relacionado ao corredor de exportação mediado pela ONU.

Leia mais.

Cade aprova cessão de participação da Equinor em concessões na Bacia de Campos para Petrobras e ExxonMobil

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou a cessão da participação detida pela Equinor Brasil Energia nas concessões dos blocos C-M-657 e C-M-709, localizados na Bacia de Campos, para a Petrobras e a ExxonMobil Exploração Brasil.

As participações da Equinor, de 30% no Bloco C-M-657 e 20% no Bloco C-M-709, serão transferidas proporcionalmente às compradoras. O parecer que aprovou a operação, sem restrições, foi assinado nesta última quinta-feira (08/09).

 

Vale (VALE3) e CSN (CSNA3) saltam mais de 7% com alívio do minério de ferro
Vale
O setor de mineração e siderurgia é destaque positivo na Bolsa nesta sexta-feira (9) (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

O setor de mineração e siderurgia foi destaque positivo na Bolsa nesta sexta-feira (9).

Os papéis da CSN (CSNA3) e da Vale (VALE3) figuraram entre as maiores altas do Ibovespa, saltando mais de 7% cada um.

Leia mais.

Fundos imobiliários com potencial de valorização de até 29% e dividendos de até 17%; veja as indicações da Órama
Ifix Fundos Imobiliários
Órama aciona o fundo imobiliário RZAK11 em carteira de setembro (Imagem: Reprodução/Freepik)

A Órama Investimentos alterou sua carteira recomendada de fundos imobiliários (FIIs) para setembro. Entre os ativos indicados, existem fundos com potencial de valorização de 29,4% e retorno com dividendos (dividend yield) de 16,7% nos últimos 12 meses.

Diante do cenário de juros elevados e arrefecimento da inflação, a casa acredita que a exposição a FIIs de recebíveis imobiliários (CRIs) indexados ao CDI é bastante interessante para “pegar dividendos altos”, o que consequentemente resulta também em potencial aumento de preços.

Leia mais.

Petróleo encerra sexta-feira com ganhos, mas semana é negativa
Deflação no IPCA: Por que Magazine Luiza (MGLU3) é uma das principais beneficiadas?
Magazine Luiza
(Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

Magazine Luiza (MGLU3) e Lojas Renner (LREN3) são as duas ações que devem mais se beneficiar da deflação, afirma o analista da Benndorf, Niels Tahara. O índice nacional de preços ao consumidor brasileira (IPCA) registrou queda em agosto, pelo segundo mês seguido, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo Tahara, os ativos de consumo discricionário, como varejo de vestuário e bens de consumo voltado para linha branca, são os que mais saem ganhando com o movimento de queda dos preços na inflação. “Isso acontece porque a queda contribui para a melhora no poder de compra dos consumidores”, explica.

Leia mais.

Bolsas de NY fecham semana com ganhos; VALE é destaque entre ADRs, com alta de 9%
Mercados Wall Street Nova york dow jones
Bolsas de NY fecharam sexta-feira em alta, encerrando jejum de 3 semanas. (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

Os índices acionários de Nova York fecharam a sexta-feira (9) com fortes ganhos, encerrando uma sequência de três semanas de perdas.

Às 17h, o Dow Jones ganhou 1,19%, o Nasdaq arrematou 2,11% e o S&P 500 avançou 1,53%.

Leia mais.

TSE não considera Carlos Bolsonaro parte e nega pedido de retirada de vídeo de Lula do ar
Caio César/CMRJ/Direitos reservados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não considera o vereador Carlos Bolsonaro com legitimidade para fazer representações no tribunal e nega pedido de remoção de uma série de publicações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o preço da gasolina.

O filho do presidente Jair Bolsonaro defendeu que as publicações tinham “informações falsas acerca dos motivos que levaram à redução do preço da gasolina”.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) sustenta forte alta e fecha acima dos 112 mil pontos; VALE3 salta mais de 7%
Mercados
Ibovespa fecha pregão no azul, com suporte de IPCA e Wall Street positivo (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) conseguiu sustentar a forte alta da abertura e fechou esta sexta-feira (9) acima dos 112 mil pontos.

O índice de referência da Bolsa brasileira fechou com valorização de 2,17%, a 112.300,41 pontos.

Leia mais.

Bolsas de NY fecham semana com ganhos; VALE é destaque entre ADRs, com alta de 9%
Dólar acompanha exterior e fecha em queda de 1,3%, a R$ 5,14; na semana, cai 0,8%
Ibovespa (IBOV) fecha em alta de 2,13%, a 112.251,43 pontos, segundo dados preliminares
Procuradoria pede que STF anule operação contra empresários apoiadores de Bolsonaro
Alexandre de Moraes
PGR usou manifestações de Alexandre de Moraes nas redes sociais para justificar o pedido (Imagem: Isac Nóbrega/PR)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou nesta sexta-feira (9) ao Supremo Tribunal Federal pedido para seja anulada a ação contra empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). A PGR pede para anular toda a operação e trancar a investigação que vem sendo conduzida sob sigilo pelo STF contra esses empresários.

Autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, os empresários foram alvos de busca e apreensão, afastamento de sigilos bancário e telemático, bloqueio de todas as contas bancárias e de redes sociais de empresários.

Leia mais.

BofA projeta que EUA fechem 2022 com inflação em 6,7%
Sobreposição da bandeira dos Estados Unidos com uma nota de dólar
De acordo com o banco, os gastos das famílias estão se reequilibrando. (Imagem: Shutterstock)

Na terça-feira (13), os Estados Unidos divulgam o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de agosto e o mercado espera que o indicador comece a cair. O Bank of America projeta que o país feche o ano de 2022 com uma taxa anual de inflação de 6,7%.

Atualmente, a inflação está em 8,5%. Além disso, o núcleo – que exclui a volatilidade dos setores de energia e alimentos – deve fechar o ano em 5,5% no acumulado em 12 meses, ante os atuais 5,9%.

Leia mais.

Fundo imobiliário de galpão lucra R$ 18,7 milhões com venda de imóveis e turbina dividendos
Fundo imobiliário
Fundo imobiliário vende 3 galpões no interior de SP (Imagem: Reuters/Richa Naidu)

O fundo imobiliário CSHG Logística (HGLG11) recebeu nesta quinta-feira (8) R$ 20,4 milhões referentes à venda de três imóveis em Atibaia, no interior de São Paulo. O valor é a última parcela da operação de venda que foi anunciada em março de 2020.

Segundo o HGLG11, o montante recebido pela venda dos três galpões foi de R$ 91,9 milhões, o que representa um lucro em regime de caixa de R$ 18,7 milhões – aproximadamente R$ 0,80 por cota.

Leia mais.

EUA: Bank of America projeta que a inflação caia para 6,7% em 2022
Terra (LUNA) dispara 180% e Terra Classic (LUNC) derrete 20%
terra lunc luna
(Imagem: Crypto Times)

Do Kwon está passando esta sexta-feira (9) com bastante emoção. Seu antigo projeto que faliu, Terra Classic (LUNC) acumulava mais de 100% de valorização em uma semana e agora derrete mais de 20% com uma cotação de US$ 0,00042.

LUNC LUNA terra
Gráfico de LUNC nas últimas vinte e quatro horas. (Imagem: CoinMarketCap)

Enquanto isso, seu projeto novo, a migração do antigo blockchain, que agora recebe o nome de Terra (LUNA), sobe 180% em poucos minutos e alcança US$ 5,12.

Leia mais.

34 ações para investir antes de 2023, segundo a XP
As escolhas levaram em conta que as taxas de juros de longo prazo no Brasil e nos Estados Unidos sofreram uma correção. (Imagem: Pixabay/sergeitokmakov)

Faltam poucos meses para acabar o ano, mas isso não é motivo para não rever a sua carteira de investimentos. A XP listou 34 ações que valem a pena investir para lucrar ainda em 2022.

As escolhas levaram em conta que as taxas de juros de longo prazo no Brasil e nos Estados Unidos sofreram uma correção, o que beneficiou diretamente as ações com maior parte de seu valor no futuro, que são sensíveis a mudanças na curva de juros.

Leia mais.

Fed corre reta final em direção a outra grande alta de juros
Federal Reserve
Já Waller afirmou que seria um erro o Fed dizer muito sobre o caminho da política monetária a partir daí, porque os dados recebidos podem remodelar rapidamente as expectativas (Imagem: REUTERS/Chris Wattie)

Autoridades do Federal Reserve encerraram seu período de comentários públicos antes da reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos de 20 a 21 de setembro com fortes apelos por outra elevação superdimensionada da taxa básica de juros para conter a inflação elevada.

“Com base no que sei hoje, apoio um aumento significativo (dos juros) em nossa próxima reunião… para trazer a taxa de juros de referência para uma configuração que claramente restrinja a demanda”, afirmou o diretor do Fed Christopher Waller ao Instituto de Estudos Avançados na Áustria.

Leia mais.

Terra (LUNA) dispara 180% e Terra Classic (LUNC) derrete 20%
Fundo imobiliário de galpão turbina dividendos com venda de imóveis
Vale (VALE3): A divisão com bom potencial e que está ‘amplamente desvalorizada’, segundo o BTG
Vale
(Imagem: Reuters/Washington Alves)

A Vale (VALE3) quer transformar o negócio de metais básicos em sua plataforma de crescimento, com o minério de ferro já definido para continuar como seu principal gerador de caixa, avaliam Leonardo Correa, Caio Greiner e Bruno Lima, do BTG Pactual.

A mineradora precisa acelerar o Capex para as iniciativas de crescimento, porém, os investidores continuarão exigindo dividendos. Tornando o negócio de metais básicos um veículo dedicado, com gestão e modelos de governança adequados e financiado, a Vale atenderá ambas as necessidades, dizem os analistas.

Leia mais.

PRIO (PRIO3): Crescimento está em risco com negociação fracassada de Albacora Oeste?
PRIO
As ações de PRIO não devem reagir negativamente a notícia (Imagem: Divulgação/PRIO)

O fato de a Petrobras (PETR4) desistir de vender o Campo Albacora Oeste é negativo para o case de crescimento da PRIO (PRIO3), disseram analistas da Genial Investimentos.

Apesar disso, as ações não devem sentir impacto. Segundo a Genial, nos preços atuais, a aquisição de Albacora Leste sequer está devidamente precificada.

Leia mais.

Nubank (NU): Ação ficou mais barata, mas não significa que está atrativa, diz Bank of America
Nubank
O Bank of America tem recomendação neutra para a ação do Nubank (Imagem: Nubank/Facebook)

O Bank of America (BofA) elevou o preço-alvo da ação do Nubank (NU), negociado em Nova York, de US$ 5 a US$ 5,50, após atualizar a tese para incluir os resultados do segundo trimestre e estimativas maiores para refletir custos de financiamento menores.

As projeções de lucro líquido para 2022, 2023 e 2024 são de US$ 60 milhões, US$ 261 milhões e US$ 719 milhões, respectivamente (contra as estimativas anteriores de US$ 211 milhões, -US$ 115 milhões e US$ 370 milhões).

Leia mais.

Índice europeu registra primeira alta semanal em quatro semanas
Bolsas europeias
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 1,52%, a 420,37 pontos, máxima em mais de uma semana (Imagem: Bolsa de Frankfurt 10/06/2021 REUTERS)

As ações europeias marcaram sua primeira alta semanal em quatro nesta sexta-feira, impulsionadas pelo avanço de papéis bancários, por expectativas de mais aperto da política monetária pelo Banco Central Europeu (BCE), enquanto a valorização dos metais deu suporte a ações de mineração.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 1,52%, a 420,37 pontos, máxima em mais de uma semana.

Leia mais.

Barroso confirma decisão liminar de suspender piso nacional de enfermagem
Coronavírus loteria da saúde
Ao suspender o piso salarial da enfermagem, Barroso atendeu a pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) (Imagem: REUTERS/Diego Vara)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso manteve nesta sexta-feira(9) decisão liminar de suspender a lei que criou o piso nacional da enfermagem. Relator da ação, Barroso foi o primeiro a votar na sessão de hoje do plenário sobre o tema.

De acordo com o ministro, há risco de insolvência pelos estados e municípios, que empregam a maioria dos enfermeiros do serviço público, e justificou a decisão existe o risco de demissões em massa e redução de leitos e encolhimento do quadro de enfermeiros técnicos e auxiliares.

Leia mais.

Se o dólar ficar abaixo de R$ 5, compre sem medo
Dólar
“O dólar tem que se valorizar em relação ao real pelo menos o valor da inflação ou da taxa de juros que a gente tem nesses dois países “, diz o colunista (Imagem: Pixabay/ilheufx)

De acordo com as projeções mais otimistas dos economistas e demais especialistas de mercado que atuam em corretoras, o dólar deve encerrar o ano valendo entre R$ 4,75 e R$ 5,10.

Particularmente, tenho dúvidas de que a moeda estadunidense volte a ficar abaixo de R$ 5 ainda este ano. Na minha opinião, se isso acontecer, é para comprar todo o dólar que aparecer na frente.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) acelera ganhos com impulso de Wall Street e deflação em agosto

O Ibovespa (IBOV) segue em forte alta nesta sexta-feira (9), na esteira de Wall Street e com o mercado refletindo os dados do IPCA de agosto.

Às 13h58, o índice avançava 2,27%, a 112.414,77 pontos.

George, do Fed, defende prontidão na alta de juros em vez de velocidade
Fed
George tem sido uma voz constante alertando contra altas acentuadas de juros que possam aumentar a volatilidade (Imagem: REUTERS/Ann Saphir)

A presidente do Federal Reserve de Kansas City, Esther George, defendeu nesta sexta-feira uma “resposta de política (monetária) sustentada” à inflação alta, no que serão seus comentários finais antes do próximo encontro do Fed, em duas semanas.

“Teremos de determinar o curso de nossa política por meio da observação, em vez de referência a modelos teóricos ou tendências pré-pandemia”, disse George em comentários preparados para serem feitos no Peterson Institute for International Economics, observando que seria “provavelmente apenas especulação” avaliar até que ponto a taxa básica de juros do Fed precisará ir.

Leia mais.

Waller, do Fed, diz querer alta “significativa” dos juros na próxima reunião
Federal Reserve
Com base no que sei hoje, apoio um aumento significativo (dos juros) em nossa próxima reunião… para trazer a taxa de juros de referência para uma configuração que claramente restrinja a demanda (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

O diretor do Federal Reserve Chris Waller disse nesta sexta-feira que apoia um “aumento significativo” na taxa de juros do Federal Reserve quando autoridades do banco central dos Estados Unidos se reunirem em 20 e 21 de setembro.

“Com base no que sei hoje, apoio um aumento significativo (dos juros) em nossa próxima reunião… para trazer a taxa de juros de referência para uma configuração que claramente restrinja a demanda”, afirmou Waller em comentários preparados para o Instituto de Estudos Avançados na Áustria.

Leia mais.

Demanda da China por petróleo pode encolher pela primeira vez desde 2002
Atendente reabastece carro em um posto de gasolina Sinopec, em Pequim
Até agora este ano, a China viu suas importações de petróleo bruto de janeiro a agosto caírem 4,7% (Imagem: REUTERS/Thomas Peter/File Photo)

A demanda por petróleo na China, o maior consumidor de energia do mundo, pode se contrair pela primeira vez em duas décadas este ano, já que a política contra a Covid-19 de Pequim mantém as pessoas em casa durante os próximos feriados e reduz o consumo de combustível.

Centenas de milhões de chineses que normalmente pegam as estradas e voos domésticos durante o Festival do Meio do Outono–que cai em 10 de setembro deste ano –e os feriados da Golden Week do início de outubro devem ficar em casa para evitar serem presos por lockdowns repentinos para conter a propagação da Covid-19.

Leia mais.

Governo coloca diretrizes para cessão de áreas a eólicas offshore em consulta pública
Embora ainda não tenham saído do papel no Brasil, projetos de energia eólica em licenciamento no Ibama já somam 169 gigawatts (Imagem: Unsplash/Shaun Dakin)

O Ministério de Minas e Energia colocou em consulta pública nesta sexta-feira proposta de regramentos e diretrizes para cessão de uso de áreas e aproveitamento dos recursos naturais no mar por usinas de geração de energia eólica offshore.

As minutas de portarias tratam de temas que devem ser regulamentados após a edição de um decreto, em fevereiro, que abriu espaço para o desenvolvimento de eólicas offshore no Brasil.

Leia mais.

Carro popular e fora de linha continua liderando o ranking dos mais vendidos; veja lista
veículos
Fenabrave divulga os carros mais vendidos em agosto de 2022 (Imagem: Shutterstock)

Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou a lista de carros mais vendidos no período de agosto de 2022.

Considerando os carros de passeio, utilitários leves, como picapes e vans, caminhões e ônibus, o total de vendas foi de 208.493 unidades, um aumento de 20,69% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, já são 1.308.368 emplacamentos.

Leia mais.

Dólar cai a R$ 5,15, com alívio externo e digerindo IPCA
Dólar
Dólar perde força no exterior e no mercado doméstico com fluxo na B3, além da reação ao dados de inflação (Imagem: REUTERS/Beawiharta)

O dólar à vista opera em queda frente ao real desde a abertura dos negócios, acompanhando o exterior. Lá fora, a moeda norte-americana perde força em relação aos seus principais pares.

Por volta das 12h30, o dólar caía 1%, na casa dos R$ 5,15. Já o Dollar Index tinha queda de 0,6%, perto dos 109 pontos.

Leia mais.

Ibovespa dispara 2% com IPCA e exterior favorável
Ibovespa
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa sobe forte na sessão desta sexta-feira (09) repercutindo o principal termômetro da inflação, o IPCA, divulgado na parte da manhã.

Por volta das 12h30, o índice subia 2,16%, a 112.290,62 pontos. Em Wall Street:

Leia mais.

Ibovespa: CSNA3 dispara 8% e lidera as altas; BRFS3 é o destaque negativo
Ibovespa
As construtoras sobem no Ibovespa e estendem os ganhos do último pregão (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Confira as maiores altas e baixas do Ibovespa (IBOV) desta sexta-feira (9):

As mineradoras operam entre valorização. CSN (CSNA3) é o nome que lidera as maiores altas da sessão, disparado 8,80% após o minério de ferro se manter acima de US$ 100 a tonelada, registrando o maior ganho semanal desde o final de julho.

Leia mais.

Nubank (NU): Bank of America eleva preço-alvo a US$ 5,50, mas mantém recomendação ‘neutra’
Mercado vê mais incerteza em Lula que em Bolsonaro, diz CEO da Truxt Investimentos
Lula
Para o executivo, a grande dúvida é relacionada aos planos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que hoje lidera as pesquisas de intenção de votos, se ele adotará uma política econômica mais pragmática ou mais populista (Imagem: Flickr/ Lula Oficial/Ricardo Stuckert)

Um desfecho da eleição presidencial no Brasil no qual o respeito pela responsabilidade fiscal for premiado, qualquer que seja o vencedor, tem capacidade de animar o mercado brasileiro, avalia o presidente-executivo da Truxt Investimentos.

“O quadro fiscal atual não é sustentável”, afirmou José Tovar em entrevista à Reuters, destacando, no entanto, que uma resposta sobre os planos para as contas públicas não deve ser conhecida antes do resultado das urnas.

Leia mais.

Ivan Sant’Anna lista 10 ações que tem na carteira e revela o que faz com os ‘muitos dividendos’ que recebe

Roteirista, colunista, ex-trader, autor de 19 livros e com larga experiência no mercado financeiro, ajudando inclusive a construí-lo no Brasil, Ivan Sant’Anna foi o 11º convidado do podcast Market Makers, comandado por Thiago Salomão e Renato Santiago.

Leia mais.

Apesar da deflação, Banco Central ainda pode elevar Selic a 14%
Banco Central Selic
No mês passado, o Copom elevou a taxa básica de juros em 0,50 ponto porcentual. (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

A inflação brasileira registrou o segundo mês de queda, com retração de 0,36% em agosto, ante -0,68% apurada em julho.

O resultado veio abaixo das projeções do mercado, de deflação de 0,40%, mas chegou com uma boa notícia: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 12 meses saiu de 10,07% para 8,73%, saindo dos dois dígitos depois de quase um ano.

Leia mais.

Ibovespa toca em máximas e ultrapassa os 112 mil pontos
Juro futuro dispara no Reino Unido com reunião do BOE adiada
Banco da Inglaterra
Os mercados estão divididos sobre se o BOE elevará o juro em 0,5 ponto percentual pela segunda reunião ou se seguirá o Federal Reserve e o Banco Central Europeu, com alta de 0,75 pp (Imagem: Reuters/Henry Nicholls/File Photo)

Um contrato futuro amplamente usado para apostar nos movimentos das taxas de juros do Banco da Inglaterra sofreu abalo nesta sexta-feira com o adiamento da data da reunião sobre a política monetária.

Os futuros Sonia de três meses de junho, negociados na Intercontinental Exchange, dispararam. Isso porque a data de vencimento dos ativos não captura mais a próxima decisão do BOE – originalmente agendada para a próxima semana, mas agora adiada para 22 de setembro de forma a permitir um período de luto após a morte da rainha Elizabeth II.

Leia mais.

Renner (LREN3): Ações sobem 2% após esclarecimentos sobre operação financeira
Lojas Renner
A Lojas Renner esclareceu a performance a Realize, solucionando o estresse dos investidores (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

As ações da Lojas Renner (LREN3) avançavam 3,38%, a R$ 26,90, por volta das 11h45 da manhã desta sexta-feira (9).

A reação positiva do mercado acontece depois da companhia esclarecer os dados sobre seu desempenho financeiro aos investidores.

Leia mais.

Santander Brasil melhora projeções para PIB e inflação em 2022 e 2023
leilão santander casas e apartamentos
O Santander espera convergência da inflação para o centro da meta apenas em 2024 (3,0%) (Imagem: REUTERS/Kacper Pempel)

O Santander Brasil (SANB3; SANB4) melhorou seus prognósticos para o desempenho da atividade econômica doméstica neste ano e no próximo, em revisão de cenário que também trouxe baixa nas perspectivas de inflação para ambos os períodos e redução na projeção para a taxa Selic ao fim de 2022.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 2,6% neste ano, segundo as novas estimativas do banco, contra cenário anterior de expansão de 1,9%.

Leia mais.

Fundos imobiliários recuperam perdas de sessão passada na manhã desta sexta-feira (9)
Fundos imobiliários Dividendos
(Imagem: Reprodução/Freepik)

Após fechar com leve queda de 0,09% na sessão passada, o Índice de fundos imobiliários da B3 (Ifix) abre o pregão desta sexta-feira (8) com tendência positiva. Por volta de 11h10, o indicador registrava ligeiro avanço de 0,08%, aos 2.976 pontos.

No mesmo horário, o Versalhes Recebíveis Imobiliários (VSLH11) registrava a maior elevação entre os FIIs que compõem o Ifix, com alta de 2,19%.

Leia mais.

Dólar cai mais de 1%, a R$ 5,15, com exterior e digerindo IPCA
Bancos de Wall Street perto de quebrar recorde com commodities
Morgan Stanley
O escrutínio regulatório após a crise financeira fez com que bancos como Morgan Stanley e JPMorgan deixassem grande parte de seus negócios de commodities (Imagem: Reuters/Russell Boyce)

Os maiores bancos do mundo estão a caminho de fortes ganhos no segmento de commodities este ano, acima dos valores recordes alcançados na crise financeira.

Os 100 maiores bancos por receita devem faturar US$ 18 bilhões com a negociação de commodities em 2022, de acordo com dados e estimativas da Vali Analytics, de Londres. Seria o maior valor já registrado em 14 anos de dados compilados e ultrapassaria a marca recorde de 2009.

Leia mais.

Produção e vendas de veículos no Brasil crescem 8,7% em agosto, segundo Anfavea
Veículos
(Imagem: REUTERS/Washington Alves)

A produção de veículos no Brasil subiu 8,7% em agosto, em relação a julho, para 238 mil unidades, segundo os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), nesta sexta-feira (9).

No mês passado, a produção bateu um novo recorde do ano. Com os resultados, pela primeira vez o acumulado de 2021 foi superado, com alta de 43,9% sobre agosto de 2021.

Leia mais.

Fundos de ações nos EUA perdem US$ 11 bi por ‘temor’, diz BofA
Federal Reserve
Autoridades do Federal Reserve voltaram a fazer comentários em defesa do aperto monetário esta semana, o que não ajudou a aliviar a preocupação de investidores com uma possível recessão (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

Investidores têm reduzido a exposição a ações negociadas nos EUA diante de uma potencial recessão em meio aos crescentes riscos, segundo estrategistas do Bank of America.

Fundos de renda variável dos EUA tiveram saídas de US$ 10,9 bilhões na semana até 7 de setembro, segundo dados da EPFR Global citados pelo banco.

Leia mais.

Fundos imobiliários abrem em alta nesta sexta-feira (9)

O Índice de fundos imobiliários da B3 (Ifix) abriu em alta nesta sexta-feira (9), registrando ligeiro avanço de 0,07%, aos 2.976 pontos, por volta de 11h.

Aguarde mais informações.

Bitcoin salta quase 10% e ultrapassa marca dos US$ 21 mil pela 1ª vez no mês
Bitcoin
Com aumento do bitcoin e ethereum, mercado cripto voltou a US$ 1 trilhão em capitalização de mercado. (Imagem: Unsplash/Kanchanara)

O preço das criptomoedas subiu nesta sexta-feira (9), com bitcoin (BTC) saltando quase 10%, e ethereum (ETH) subindo mais de 6%.

No momento de publicação desta notícia, bitcoin subia 3,4% na última semana, reforçado pelo aumento de 9,6% nas últimas 24 horas – a US$ 21.015, segundo dados do CoinMarketCap.

Leia mais.

Índices acionários de Nova York abrem em alta e tentam encerrar sequência de três semanas negativas
Placa sinaliza Wall Street, em Nova York
(Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

Os índices acionários de Nova York abrem em alta nesta sexta-feira (9), com investidores tentando quebrar uma sequência negativa que perdura três semanas.

Por volta das 10h51, o Dow Jones subia 0,87%, o S&P 500 avançava 1,17% e o Nasdaq apresentava alta de 1,61%.

Leia mais.

Mineradoras e siderúrgicas avançam com alívio do minério de ferro; CSNA3 salta 6% e VALE3 avança 4%
Bitcoin (BTC) salta quase 10% e ultrapassa marca dos US$ 21 mil pela 1ª vez no mês
Lojas Renner (LREN3) sobe 2,2% após esclarecimentos sobre a carteira de crédito
Frigoríficos sentem força da China por preços menores ante pressão do dólar sobre o yuan
Carnes, China
Carne brasileira bovina teve queda de preços nas vendas às exportações (Imagem: China REUTERS/Tingshu Wang)

No pacote de preocupações com a China, a paridade do yuan com o dólar é sinal de alerta para os exportadores mundiais dependentes dessa economia. As importações ficam mais caras para o país com a moeda local desvalorizada.

A Agrifatto, em reporte para seus clientes nesta manhã de sexta (9), já registra que houve pressão sobre os preços da carne bovina brasileira, em valores que serão consolidados quando a Secex relatar as vendas oficiais de setembro dos participantes, sendo Marfrig (MRFG3), JBS (JBSS3), Minerva (BEEF3) e Frigol entre os principais.

Leia mais.

Ações do IRB (IRBR3) sobem 4% após encerrar oferta de ações
IRB
O movimento de compra dos papéis acontece após o IRB anunciar o fim de sua oferta pública primária (Imagem: Divulgação/ IRB)

As ações do IRB (IRBR3) disparavam 4,13%, a R$ 1,26, por volta das 10h45 da manhã desta sexta-feira (9).

O movimento de compra dos papéis acontece após a companhia anunciar que encerrou sua oferta pública primária de distribuição de ações na última quinta-feira (8).

Leia mais.

Bolsas de NY abrem em alta, com Wall Street tentando recuperar perdas de 3 semanas consecutivas
Ações do IRB (IRBR3) disparam 5,7% após encerrar oferta de 1,2 bilhão de papéis
Pão de Açúcar (PCAR3): Movimentação deve fortalecer a marca, dizem analistas
Pão de Açúcar
O foco é estar mais próximo do cliente final, abrindo lojas em locais onde o Pão de Açúcar já atua (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

A expansão da rede do Pão de Açúcar (PCAR3) com 300 novas lojas deve fortalecer a marca em regiões onde já está presente, avalia Heitor de Nicola, sócio e assessor de renda variável da Acqua Vero Investimentos.

Nesta semana, o GPA anunciou uma revisão para cima do plano de expansão de lojas, com foco no formato de lojas de proximidade. O plano prevê a inauguração de 300 lojas até 2024.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) avança com deflação em agosto
Mercados
(Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta sexta-feira (9) em alta de 1,63%, cotado aos 111,7 mil pontos, com a divulgação da deflação em agosto.

O índice fechou o pegão de quinta praticamente estável, em leve alta de 0,14%, em dia marcado por falas de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, e Banco Central Europeu (BCE).

Leia mais.

Preços da gasolina e passagens aéreas caem mais de 10% em agosto, aponta IPCA
Gasolina EUA
O grupo de transportes registrou queda de 3,37% e foi o que mais influenciou no resultado do IPCA, com um impacto de -0,72 ponto porcentual.  (Imagem: REUTERS/Mike Blake)

Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu 0,36% em agosto, ante queda de 0,68% apurada em julho. Nos últimos 12 meses, a inflação ficou abaixo de dois dígitos: 8,73%.

O grupo de transportes registrou queda de 3,37% e foi o que mais influenciou no resultado, com um impacto de -0,72 ponto porcentual. O setor foi puxado pelo preço dos combustíveis (-10,82%).

Leia mais.

BCE tem que manter escalada dos juros para combater a inflação, dizem autoridades do banco
BCE
“A prioridade agora é continuar vigorosamente a normalização da política monetária”(Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

O Banco Central Europeu (BCE) precisa seguir elevando a taxa de juros, priorizando a luta contra a inflação alta, mesmo que isso tenha um custo para o crescimento, disseram os formuladores de política monetária da instituição nesta sexta-feira.

O BCE elevou os juros em 75 pontos-base na quinta-feira, apenas algumas semanas após uma alta de 50 pontos-base, e prometeu várias outras medidas nos próximos meses, conforme a inflação da zona do euro atingiu um recorde de quase meio século e ameaça se entrincheirar na economia.

Leia mais.

Ibovespa abre o dia em alta com deflação em agosto
Tesouro Direto hoje: Taxas dos prefixados renovam mínimas a 11,62% ao ano
Tesouro Direto
Títulos públicos no Tesouro Direto acentuam queda da rentabilidade nesta sexta-feira (18). (Imagem: Fernanda Siebra)

As taxas dos títulos públicos negociadas no Tesouro Direto abrem em forte queda nesta sexta-feira (9), com a reação da curva futura de juros à queda de 0,36% do IPCA em agosto.

Os títulos prefixados mais uma vez encabeçaram o movimento de perdas na renda fixa, com destaque para o vencimento na banda intermediária.

Leia mais.

IRB (IRBR3) encerra oferta de ações com emissão de 1,2 bilhão de novos papéis
IRB
O novo capital social do IRB passa a ser de R$ 5,4 bilhões (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

O IRB (IRBR3) anunciou nesta sexta-feira (9) que encerrou sua oferta pública primária de distribuição de ações na última quinta-feira (8).

A operação movimentou R$ 1,2 bilhão, depois que o conselho de administração do IRB aprovou a emissão de 1,2 bilhão de novas ações a R$ 1 por papel.

Leia mais.

À espera de Datafolha, Lula fala a evangélicos no Rio e Bolsonaro vai a Tocantins e Maranhão
Lula Jair Bolsonaro e Ciro Gomes
O presidente, por sua vez, passará o dia fazendo campanha em Tocantins e no Maranhão (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

A sexta-feira será marcada pela expectativa pela divulgação de nova pesquisa Datafolha, prevista para esta noite e que deve mostrar eventuais impactos na disputa pelo Palácio do Planalto em outubro das manifestações de apoiadores do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) no feriado de 7 de Setembro.

Antes disso, pela manhã, o líder nas pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem encontro com evangélicos em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, em mais um aceno de sua campanha a um eleitorado no qual, segundo as sondagens, Bolsonaro tem ampla vantagem.

Leia mais.

IPCA: Preços da gasolina e passagens aéreas caem mais de 10% em agosto
Giro das commodities: mercados mais comprados favorecem fundamentos na tabela positiva
Exportação
(Imagem: REUTERS/Pascal Rossignol)

O dólar no exterior (DXY) cai pelo terceiro dia, os índices de futuros de ações avançam, e passam por cima da aversão ao risco que a sexta (9), mesmo com o Federal Reserve não se mostrar satisfeito com o combate à inflação, acenando na quinta com outra dose de juros altos.

As commodities estão em linha de alta, todas, estimulando as que já mostravam variáveis positivas, como o milho e o café.

Leia mais.

IPCA cai 0,36% em agosto; em 12 meses, inflação fica abaixo de dois dígitos: 8,73%
Supermercado, RJ
No ano, o IPCA acumula alta de 4,39% nos primeiros oito meses do ano. (Imagem: Reuters/Pilar Olivares)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, caiu 0,36% em agosto, ante queda de 0,68% apurada em julho, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano, o IPCA acumula alta de 4,39% nos primeiros oito meses do ano. Já nos últimos 12 meses, a inflação ficou abaixo de dois dígitos: 8,73%, ante os 10,07% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Leia mais.

IPCA em 12 meses fica abaixo de dois dígitos: 8,73%
Ibovespa futuro avança e dólar recua em dia de IPCA; veja o que move o dia
Mercados
Dólar cai e Ibovespa futuro sobe na abertura desta sexta (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O dólar abriu o pregão desta sexta-feira (9) em queda. Por volta das 9h00, a moeda recuava 0,60%, a R$ 5,1826. O papel fechou quinta-feira (8), na volta do feriado, em baixa de 0,62%, vendido a R$ 5,2057.

Ainda esta manhã, o Ibovespa futuro operava em alta. Às 9h05, o índice valorizava 1,01%, cotado aos 112,2 mil pontos.

Leia mais.

IBGE: Veja os grupos que mais contribuíram no IPCA

Alimentação e bebidas: 0,24% (0,05 pp)
Habitação: 0,10% (0,02 pp)
Artigos de residência: 0,42% (0,02 pp)
Vestuário: 1,69% (0,08 pp)
Transportes: -3,37% (-0,72 pp)
Saúde e cuidados pessoais: 1,31% (0,17 pp)
Despesas pessoais: 0,54% (0,05 pp)
Educação: 0,61% (0,03 pp)
Comunicação: -1,10% (-0,06 pp)

IBGE: IPCA cai 0,36% em agosto ante julho; mercado previa -0,40%
Day Trade: 9 ações para vender nesta sexta e buscar até 3,52%, segundo Ágora, BTG e PagBank
Painel com ações da Bolsa, na B3
(Imagem: Kaype Abreu/Money Times)

A Ágora Investimentos, o BTG Pactual e o PagBank indicaram a compra das ações do Magazine Luiza (MGLU3) para esta sexta-feira (9). No entanto, outras ações bastante conhecidas figuram a lista de vendas para o investidor, entre elas estão Copel (CPLE6) e CSN (CSNA3).

As corretoras divulgaram suas recomendações de venda para o dia. As ações sugeridas são de analistas gráficos, que usam uma metodologia que busca antecipar as tendências de curtíssimo prazo.

Leia mais.

Day Trade: Magazine Luiza (MGLU3), B3 (B3SA3) e mais 6 ações para comprar hoje e buscar até 3,58%
day trade
(Imagem: Diana Cheng/Money Times)

A Ágora Investimentos, o BTG Pactual, e o PagBank divulgaram as suas recomendações de investimento para esta sexta-feira (9).

As ações sugeridas são de analistas gráficos, que usam uma metodologia que busca antecipar as tendências de curtíssimo prazo.

Leia mais.

IRB (IRBR3) encerra oferta de ações com emissão de 1,2 bilhão novos papéis
Inflação ao consumidor e produtor da China desacelera em agosto com Covid minando demanda
Varejo China
O Índice de Preços ao Consumidor subiu 2,5% em 12 meses, mostraram dados do Escritório Nacional de Estatísticas nesta sexta-feira (Imagem: Pixabay/PublicDomainPictures)

Os preços ao consumidor na China subiram em um ritmo mais lento do que o esperado em agosto, enquanto a taxa de inflação ao produtor foi a mais baixa em 18 meses, refletindo uma economia atormentada pela fraca demanda doméstica e deixando espaço para mais flexibilização da política monetária.

O Índice de Preços ao Consumidor subiu 2,5% em 12 meses, mostraram dados do Escritório Nacional de Estatísticas nesta sexta-feira, abaixo dos 2,7% de julho e da previsão média de 2,8% em uma pesquisa da Reuters com analistas.

Leia mais.

IPCA deve registrar deflação de 0,40%: Veja o que vai movimentar a sua sexta
Inflação
O IPCA-15, que é uma prévia da inflação, registrou queda de 0,73%, ante alta de 0,13% de julho. (Imagem: Reuters/Pilar Olivares)

Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto. As projeções apontam para uma nova deflação de 0,40%, ante a queda de 0,68% em julho.

O IPCA-15, que é uma prévia da inflação, registrou queda de 0,73%, ante alta de 0,13% de julho e foi a menor taxa da série histórica, iniciada em novembro de 1991.

Leia mais.

Ibovespa hoje: IPCA deve ter nova queda, enquanto exterior relega riscos da inflação
Ibovespa Mercados
Ibovespa deve receber impulso do renovado apetite por risco no exterior, à espera de nova deflação do índice oficial de preços ao consumidor (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa deve receber impulso do renovado apetite por risco no exterior nesta sexta-feira (9), após encerrar a sessão anterior praticamente estável. Apesar da postura agressiva (“hawkish”) dos bancos centrais dos dois lados do Atlântico Norte contra a inflação, as bolsas internacionais e o petróleo vivem um repique, recuperando-se das perdas recentes. 

O grande perdedor do dia é o dólar. A moeda americana devolve parte dos ganhos acumulados, com as principais rivais (euro, libra e iene) avançando firme. Aliás, com a morte da rainha Elizabeth II, a principal dúvida não é tanto o que acontecerá com a imagem dela nas notas da libra esterlina. Mas sim se a divisa britânica irá testar a paridade frente ao dólar, tal qual aconteceu com o euro.  

Leia mais.

Ibovespa pode seguir bom humor global e Hong Kong salta mais de 2% na Ásia
Bolsas Asiáticas
Ações de tecnologia puxam alta de Hong Kong na Ásia nesta sexta-feira. (Imagem: Reuters/Tyrone Siu)

Ibovespa (IBOV) ficou no zero a zero ontem e fechou o dia aos 109,7 mil pontos. Nesta sexta-feira (9), o índice brasileiro tem boas chances de acompanhar o bom humor dos mercados globais.

Mesmo com temores de juros mais agressivos nos Estados Unidos, as principais bolsas de valores ao redor do mundo operam em forte alta hoje.

Leia mais.

Veja as agendas dos candidatos à Presidência nesta sexta-feira (9/9)
Lula
Lula (PT): participa do encontro Evangélicos com Lula e Alckmin, às 10h, no Centro Cultural Seven Music, em São Gonçalo (RJ) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Os presidenciáveis fazem mais Confira as agendas dos candidatos à Presidência da República nesta sexta-feira (9):

Ciro Gomes (PDT): em Londrina (PR), tem encontro com candidatos locais, na Praça Getúlio Vargas, às 10h30. Em Maringá (PR), visita o comitê de seu partido, às 14h. Já em Campo Grande (MS), se encontra com o governador, no aeroporto, às 15h15, e inaugura o comitê de seu partido, às 19h.

Leia mais.

Mercados operam com forte apetite a risco nesta sexta-feira (9); veja os destaques
Placa sinaliza Wall Street, em Nova York
Ibovespa tem chances de seguir otimismo global nesta sexta-feira. (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

Os mercados globais operam com forte apetite a risco nesta sexta-feira (9), mesmo após o discurso duro do Federal Reserve, alinhado à meta de conter a inflação nos Estados Unidos, além da elevação de juros de 0,75 ponto percentual na Zona do Euro.

Jerome Powell, presidente do Fed, sugere alta agressiva dos juros e em torno de 80% do mercado aumentou as apostas para uma elevação de 0,75 pp.

Leia mais.

Minério tem melhor semana desde julho com construções na China
Minério de Ferro
Os contratos futuros de minério de ferro em Singapura subiram 3% na sexta-feira, para US$ 103 a tonelada, com alta de 9% na semana (Imagem: REUTERS/Sheng Li)

O minério de ferro se manteve acima de US$ 100 a tonelada e registrou o maior ganho semanal desde o final de julho com o início da alta temporada de construções na China.

Os preços do ingrediente siderúrgico se recuperaram de uma mínima de mais de nove meses no início de setembro, impulsionados pelas expectativas de que o pico das obras até outubro impulsionará a demanda por aço.

Leia mais.

Confira as principais notícias dos jornais nesta sexta-feira
Jornais
Leia as principais notícias dos jornais e já comece o dia bem informado. (Imagem: Freepik)

Veja as principais manchetes dos jornais nesta sexta-feira (9):

Política

Materiais de campanha com as fotos do presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília
Primeiro turno das eleições acontece dia 2 de outubro em todo o país. (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Pesquisa eleitoral: Bolsonaro aumenta vantagem sobre Lula em levantamento Modalmais / Futura –  O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em pesquisa Modalmais / Futura de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta quinta-feira (8) – Money Times

Leia mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar