BusinessTimes

Burger King divide Itaú BBA e Goldman Sachs. Quem tem razão?

24 mar 2020, 11:38 - atualizado em 24 mar 2020, 11:38
Burger King BKBR3
Recuo: preço-alvo menor não tira atratividade do papel, diz Itaú (Imagem: Facebook/Burger King Brasil)

O Itaú BBA e o Goldman Sachs divulgaram relatórios com importantes diferenças sobre o que pode acontecer com a rede de fast food Burger King (BKBR3) no Brasil, diante da pandemia de coronavírus. A principal divergência, como se poderia esperar, é quanto vale a ação da companhia agora.

O Itaú BBA cortou o preço-alvo deste ano de R$ 23 para R$ 16. Já o Goldman Sachs manteve sua estimativa de R$ 20. Outra divergência é a recomendação. Mesmo com o corte na estimativa, o Itaú indica o papel como outperform, isto é, o desempenho esperado é superior à média do mercado.

O Goldman, por seu lado, reitera a recomendação neutra – isto é, a alta potencial está em linha com o mercado.

Ambos partem dos mesmos elementos. O Burger King restringiu o acesso a suas lojas desde ontem (23), por conta do coronavírus. As vendas, agora, serão online, por drive-through e para retirada no balcão (sem poder consumir no próprio restaurante).

Com base nessas medidas, Joaquin Ley e Alejandro Fuchs, que assinam a análise do Itaú BBA, estimam que o Burger King permanecerá nessa situação por 45 dias, o que cortaria o crescimento orgânico previsto para 2020 pela metade.

Isso seria suficiente, segundo o Itaú BBA, para reduzir a geração de caixa, medida pelo ebitda, em 35% neste ano, e em 14% em 2021. “As estimativas menores e o maior custo de capital para os acionistas, no Brasil, nos levaram a reduzir o preço-alvo estimado para 2020”, explica a dupla.

Valorização

De qualquer modo, o novo preço-alvo de R$ 16 ainda implica uma valorização potencial de 92% sobre a cotação que o banco usou como referência.

O Goldman Sachs, por suas vez, que há “riscos significativos de baixa” para os papéis. Um deles é a elevada concentração de restaurantes do Burger King em shopping centers (cerca de 70%). Como se sabe, entre as medidas de quarentena anunciadas por diversos governadores, está o fechamento dos shoppings.

Outros problemas são o reduzido número de lojas que contam com o serviço de drive-through, e o fato de o serviço de entregas a domicílio ainda estar em fase de implantação.

Luca Cipiccia, Galdino Falcão e Rupanshi Bajaj, que assinam o relatório do Goldman Sachs, afirmam que, embora o Burger King esteja agindo corretamente para conter a pandemia de coronavírus, “as medidas chegam em tempos desafiadores para a indústria brasileira”.

Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.