Brasil

Caminhoneiros, PIB e tweet de Bolsonaro: 5 notícias de destaque no Brasil nesta semana

04 jun 2022, 10:30 - atualizado em 03 jun 2022, 17:13
Petrobras, Greve dos caminhoneiros
Caminhoneiros preocupados com a possibilidade de uma crise de desabastecimento de diesel (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

Durante a semana, alguns dos acontecimentos na política e na economia do país ganharam maior destaque entre os leitores do Money Times.

Confira abaixo as cinco notícias mais lidas da editoria Brasil:

5 – ICMS: “Batata quente” de impostos sobre combustíveis pode queimar na saúde e educação; entenda

Fontes anônimas do Ministério da Economia divulgaram na quinta-feira (26) números de um gordo caixa na conta dos Estados e municípios no Brasil. As informações foram conseguidas pela agência de notícias Reuters.

A divulgação se dá em meio a uma verdadeira batalha que tem sido travada entre Uniãoestados municípios sobre quem deve pagar a conta do aumento no preço dos combustíveis no Brasil.

Na quarta-feira (25), foi aprovada na Câmara proposta que limita a alíquota do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), tributo estadual que incide sobre combustíveis, energia elétrica, gás natural, comunicações e transporte coletivo.

Os números divulgados, em tese, indicam que os estados teriam capacidade de abdicar do recolhimento do imposto e, assim, aliviar o preço dos combustíveis nas bombas.

Clique aqui para ler a matéria completa.

4 – TCU reconhece que estado de São Paulo paga aposentados ilegalmente com dinheiro da educação

Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu que o governo paulista vem utilizando de maneira ilegal recursos destinados à educação para o pagamento de aposentadoria e pensões de servidores, divulgou o Ministério Público Federal (MPF) na segunda-feira (30).

Uma representação do MPF e do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC-SP) informou ao TCU, em dezembro de 2021, que cerca de R$ 2,1 bilhões Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) foram utilizados para despesas previdenciárias somente no ano passado.

O desvio corresponde a cerca de 11,5% das receitas do Fundo e a prática é inconstitucional, contrariando artigo da Constituição que proíbe o uso de recursos da educação para o pagamento de aposentadorias e pensões.

Clique aqui para ler a matéria completa.

🏆 3 – Johnny Depp X Amber Heard: Jair Bolsonaro posta tweet em inglês após vitória de Depp

O presidente Jair Bolsonaro postou, em suas redes sociais, uma mensagem em inglês após o ator Johnny Depp vencer um processo de difamação contra a atriz e sua ex-companheira Amber Heard nesta quarta-feira (1).

Após seis semanas de julgamento, o júri decidiu a favor de Depp, na ação de difamação que ele movia contra Heard, que o acusava de violência doméstica. A leitura do veredito aconteceu nesta tarde, terceiro dia de deliberação.

Em seu perfil, Bolsonaro tuitou, em inglês, versículo da Bíblia.

Clique aqui para ler a matéria completa.

🏆 2 – PIB do Brasil: Entenda o que esperar da Selic e da renda fixa em 2022, segundo especialistas

A economia do Brasil não cresceu no primeiro trimestre (1T22) tanto quanto os especialistas esperavam. O PIB (Produto Interno Bruto) avançou 1%, mas ficou abaixo do consenso de 1,2% no período. E tudo isso já pode estar embutido na taxa Selic e na atratividade da renda fixa em 2022.

A divulgação do PIB do Brasil nesta quinta-feira (02) fez com que muitas corretoras e casas de análises revisassem suas projeções para o ano, desde crescimento da economia, passando por inflação e também patamar de juros.

Ainda que opinião dos economistas não seja tão unânime sobre o resultado do PIB no período, a maioria dos especialistas consultados pelo Money Times considera que o espaço para novas altas da Selic está mais limitado.

Clique aqui para ler a matéria completa.

🏆 1 – Caminhoneiros compram possível crise de desabastecimento de diesel pela Petrobras (PETR4)

As lideranças de movimentos de caminhoneiros estão comprando a notícia de que o Brasil pode enfrentar mais uma crise de desabastecimento de diesel. A própria Petrobras (PETR4) já teria reconhecido a sua situação.

“Estou muito preocupado que realmente vai faltar diesel e que vão subir os preços dos combustíveis novamente”, afirma Wallace Landim, o Chorão, presidente da Abrava (Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores) ao Money Times.

A estatal teria reconhecido a possibilidade de faltar diesel nos postos de combustíveis chegando a enviar ofício ao presidente Jair Bolsonaro alertando sobre a situação, conforme coluna da jornalista Mônica Bergamo na Folha de São Paulo.

Clique aqui para ler a matéria completa.

Imposto de renda: como declarar ações em renda variável?

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Estagiária
Graduanda em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com enfoque acadêmico em Finanças Públicas. Tem experiência em empreendedorismo e novos negócios, tendo atuado na aceleradora de startups FGV Ventures. Participou da produção de podcasts sobre políticas públicas e atualidades, como "Dos dois lados da rua", "Rádio EPEP" e "Impacto FGV EAESP Pesquisa". Atuou como repórter na revista estudantil Gazeta Vargas.
Linkedin
Graduanda em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com enfoque acadêmico em Finanças Públicas. Tem experiência em empreendedorismo e novos negócios, tendo atuado na aceleradora de startups FGV Ventures. Participou da produção de podcasts sobre políticas públicas e atualidades, como "Dos dois lados da rua", "Rádio EPEP" e "Impacto FGV EAESP Pesquisa". Atuou como repórter na revista estudantil Gazeta Vargas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.