Carteira Recomendada

Carteira recomendada: 16 fundos imobiliários para investir em maio, segundo a Rico

04 maio 2026, 12:03 - atualizado em 04 maio 2026, 12:03
Fundos imobiliários (Imagem: Canva/Getty Images)
Veja 12 fundos imobiliários para ter na carteira em maio, segundo o Itaú BBA

A Rico realizou ajustes em sua carteira recomendada de fundos imobiliários (FIIs) para maio, em relatório divulgado nesta segunda-feira (04).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por um lado, a corretora reduziu a exposição no Mauá Capital Recebíveis (MCCI11), Capitânia Securities (CPTS11), RBR High Grade (RBRR11), XP Crédito Imobiliário (XPCI11) e Pátria Crédito Imobiliário (PCIP11).

Por outro, ampliou a alocação no Kinea Rendimentos (KNCR11) e iniciou posição em Kinea Renda Imobiliária (KNRI11) e Hedge Brasil Shopping (HGBS11).

O movimento reflete um ajuste tático na parcela de fundos de papel, diante do processo de consolidação do RBR High Grade (RBRR11) pelo Pátria Crédito Imobiliário (PCIP11). A casa reforça a exposição a fundos com perfil mais defensivo, em meio às tensões no Oriente Médio e possíveis impactos sobre a inflação global.

Índice de Fundos Imobiliários (IFIX)

O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) encerrou abril com alta de 1,53%, apesar de um ambiente mais turbulento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nesse contexto, os fundos imobiliários continuam se destacando como beneficiários relativos em um cenário de elevada volatilidade dos mercados, em função de sua menor correlação com as principais classes de ativos globais e da baixa dependência de fluxos de investidores estrangeiros”, explica o relatório.

Fundos de papel e fundos de tijolo

Os fundos de papel continuam em evidência.

Embora aqueles atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) possam sofrer leve compressão nos rendimentos após a recente queda da Selic — de 14,75% para 14,50%, conforme decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em 24 de abril —, a corretora avalia que os retornos ainda devem permanecer atrativos.

Isso porque a taxa básica segue em patamar elevado, além da expectativa de uma Selic terminal acima do inicialmente projetado para 2026, o que tende a sustentar os preços das cotas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, para os fundos de tijolo, o cenário segue mais equilibrado no curto prazo.

Um ritmo mais gradual de cortes de juros pode adiar uma reprecificação mais relevante do setor. No entanto, a postura cautelosa do Banco Central fortalece a credibilidade da política monetária.

Esse movimento pode contribuir para a queda das taxas futuras de médio e longo prazo, especialmente em um cenário de arrefecimento das tensões geopolíticas — o que tende a beneficiar os FIIs mais sensíveis aos juros.

Desempenho da carteira

Em março, a Carteira Fundamentalista da Rico avançou 1,64%, superando o IFIX, que recuou 1,53% no período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O portfólio entregou um dividend yield médio mensal de 0,93% — indicador que mede o retorno em dividendos em relação ao preço da ação adquirida 12 meses atrás — equivalente a 11,12% ao ano.

Fundos imobiliários recomendados para maio

AtivoTickerPeso
Mauá Capital RecebíveisMCCI1110,0%
RBR High GradeRBRR117,0%
Kinea RendimentosKNCR1111,0%
XP Crédito ImobiliárioXPCI118,5%
Pátria Crédito Imobiliário IPPCIP114,5%
Kinea Renda ImobiliáriaKNRI111,5%
Capitânia SecuritiesCPTS119,0%
BTG LogísticaBTLG114,5%
VBI LogísticaLVBI116,0%
Bresco LogísticaBRCO114,0%
XP LogXPLG114,5%
VBI Prime OfficesPVBI117,0%
HSI MallsHSML112,0%
XP MallsXPML1110,5%
Hedge Brasil ShoppingHGBS111,0%
RBR AlphaRBRX119,0%

*Com supervisão de

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiário no Money Times e estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Foi trainee e repórter freelancer na Folha de S.Paulo.
Estagiário no Money Times e estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Foi trainee e repórter freelancer na Folha de S.Paulo.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar