Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Cesta Junina 29% mais cara este ano segundo levantamento dos supermercados

21/06/2022 - 7:10
Viajantes estão de olho no nordeste e nas festas juninas que acontecem até o mês de julho

Os produtos tradicionalmente mais consumidos nesta época do ano estão 29,65% mais caros este ano em relação ano passado segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS) com dados do Índice de Preços dos Supermercados (IPS). O levantamento é uma parceria da APAS com a Fipe.

A alta nos preços se deve a valorização na cotação das principais commodities agrícolas, em decorrência do conflito no Leste Europeu.

O milho, principal commodity dentre os produtos consumidos, sofreu elevação de 72% nos últimos 2 anos. Os produtos derivados do milho que estão sendo comercializados e consumidos nos meses de maio e junho vêm com o impacto da inflação de 5,01% registrada no mês de março de 2021, momento em que o milho foi colhido no patamar de R$ 99,69 a saca, o mais alto dos últimos dois anos e que aconteceu em consequência do conflito no Leste Europeu.

De um modo geral, os produtos sazonais de festa junina já vinham recebendo o peso da inflação desde o início de 2022. A estiagem de chuvas na região sul do país reduziu a qualidade dos pastos e silagens, elevando o custo de produção de leite e intensificando o efeito da entressafra, impactando no custo da produção do leite. A isto, soma-se a redução da oferta do leite à indústria pelo produtor, o que fez os preços do leite disparar nos supermercados. No mês de maio o leite inflacionou 5,07% e no acumulado do ano o produto já possui 29,53% de alta.

Receba as principais notícias de Comprar ou Vender!

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Comprar ou Vender e receba, todos os dias (de segunda a sexta-feira), uma seleção com as principais notícias e apontamentos sobre as carteiras de bancos e corretoras, além de um produto exclusivo: a Carteira Money Times, o maior consenso do mercado. Clique aqui para se cadastrar!

Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Matheus Caselato - 20/06/2022 - 21:19

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto