Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Clarida, do Fed, diz que medidas até agora ganharam tempo para economia

21/05/2020 - 14:50
Federal Reserve
“Será desinflacionária, não inflacionária, e os dados que estamos vendo até agora são consistentes com essa projeção”, afirmou Clarida (Imagem: REUTERS/Leah Millis)

As ações do Federal Reserve até agora ajudaram a ganhar tempo para a economia dos Estados Unidos por meio de condições financeiras mais frouxas, embora isso possa ser ameaçado caso a pandemia de coronavírus e a queda econômica relacionada a ela persistam, disse o vice-chairman do Fed, Richard Clarida, nesta quinta-feira.

“A flexibilização das condições financeiras está ganhando algum tempo até que a economia possa começar a se recuperar”, disse Clarida ao descrever o impacto que vê dos programas do Fed anunciados até agora para apoiar os mercados financeiros, de títulos corporativos e outros.

“Se isso será durável ou não dependerá de maneira importante do curso que o contágio do coronavírus tomará e da duração da queda econômica que ele vai causar.”

Clarida, em declarações preparadas para um webcast organizado pela Association for Business Economics de Nova York, disse que ainda é difícil prever o curso da economia por causa da “ampla gama de cenários” que pode se desenrolar dependendo do sucesso dos esforços para controlar o vírus.

Ele afirmou achar que a crise nesse momento afetará mais a demanda do que a oferta e diminuirá a taxa de inflação ao invés de aumentá-la.

A crise da saúde “será desinflacionária, não inflacionária, e os dados que estamos vendo até agora são consistentes com essa projeção”, afirmou Clarida.

Clarida disse, no entanto, acreditar que a economia crescerá e a taxa de desemprego começará a cair a partir do segundo semestre deste ano.

Ele fez coro a recentes declarações de autoridades do Fed, incluindo o chairman, Jerome Powell, de que se faça mais, se necessário, e sugeriu que mais gastos fiscais também podem ser necessários.

Mas as ações do Fed até o momento têm ajudado. A desaceleração das compras de Treasuries pelo Fed nas últimas semanas, por exemplo, está “refletindo a melhora substancial no funcionamento do mercado”.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Bruno Andrade - 21/05/2020 - 14:50

Cotações Crypto
Pela Web