Confira a análise pré-halving do bitcoin desta semana

Brave New Coin
12/03/2020 - 14:05
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Confira detalhes sobre os modelos da BNC que tentam prever data e hora exatas do halving do bitcoin (Imagem: Crypto Times)

A Brave New Coin (BNC) lançou uma contagem regressiva para prever a data e hora do halving do Bitcoin. O relatório desta semana resume os dados fornecidos pelos modelos de previsão da BNC e analisa os macrofatores que influenciam a contagem regressiva.

O que é o halving?

O bitcoin é uma criptomoeda descentralizada que permite pagamentos instantâneos a qualquer pessoa, sem autoridade central.

A rede Bitcoin é assegurada por mineradores que são computadores especializados que usam um mecanismo de consenso chamado “proof-of-work” (“prova de trabalho”) para verificar cada bloco de transações de bitcoin.

O minerador que verifica cada bloco é recompensado por seu trabalho com bitcoins recém-criados. Essa “recompensa por bloco” é como novos bitcoins são lançados no sistema.

Um novo bloco de transações é acrescentado ao blockchain Bitcoin aproximadamente a cada dez minutos. Atualmente, a recompensa por bloco é de 12,5 bitcoins.

Cerca de 144 blocos são minerados diariamente, o que significa que aproximadamente 1,8 mil novos bitcoins são gerados a cada 24 horas.

O número de novos bitcoins criados por meio da recompensa por bloco é reduzido pela metade a cada quatro anos. Esse processo é chamado de halving do bitcoin.

O próximo halving será o terceiro e o preço atual de 12,5 bitcoins da recompensa por bloco vai ser reduzido para 6,25 bitcoins.

bitcoin halving
A taxa de hashes da rede Bitcoin atingiu um novo recorde de cerca de 140 quintilhões de hashes por segundo (Imagem: Crypto Times)

Contagem regressiva desta semana

A data prevista para o halving do bitcoin desta semana (de acordo com todos os modelos de previsão da Brave New Coin) é 8 de maio de 2020 às 14h09.

A data prevista da semana passada era 9 de maio de 2020, à 0h57. A data prevista para o halving foi adiantada em 10 horas e 47 minutos. Cada modelo é recalculado diariamente.

A taxa de hashes da rede Bitcoin continua a aumentar conforme o halving se aproxima, daqui a cerca de dois meses.

Ambos os modelos que usam uma média móvel de sete dias como parte de seu cálculo começaram a prever o halving para o início de maio.

Os outros modelos preveem para a metade de maio. Isso sugere que o aumento na taxa de hashes têm a influência mais forte do modelos preditivos direcionados a curto prazo.

Uma alta taxa de hashes significa que os blocos estão sendo processados a uma taxa relativamente mais rápida. Naturalmente, isso recua os modelos baseados no “intervalo médio diário entre blocos” usados pela BNC para prever a data do halving.

A taxa de hashes do Bitcoin subiu cerca de 6% na última semana, mantendo uma macrotendência de crescimento estável e positivo a longo prazo. De forma parecida, a dificuldade na mineração da rede Bitcoin continua a aumentar.

A dificuldade vai aumentar drasticamente após o halving e mineradoras podem estar operando acima de sua capacidade atual para, no futuro, diminui-la por conta da redução na rentabilidade de mineração.

Por enquanto, o coronavírus não está afetando os aspectos fundamentais do Bitcoin. Apesar de metade da taxa de hashes do Bitcoin estar vindo da China, o epicentro da pandemia, a taxa de hashes atingiu uma nova alta no dia 1º de março de 2020.

O surto coronavírus na China parece estar sob controle, em que apenas 17 novos casos foram confirmados ao redor do país até segunda-feira, 9.

Conforme a economia chinesa está quase voltando ao normal, a mineração de Bitcoin parece não ter sido afetada pelo pânico em relação à doença na China.

Existem preocupações de que o vírus possa afetar as preparações de alguns mineradores — que já podem ter se planejado antes sobre como lidar com as quedas na rentabilidade de mineração pós-halving — foram atrapalhados por conta do vírus.

Dinheiro em espécie e liquidez continuam tendo alta demanda em diversos mercados financeiros globais e é provável que quaisquer investimentos de capital de mineradores de bitcoin no curto prazo sejam limitados.

Previsão 

– previsão média para o halving no dia 1º de março de 2020 através de oito modelos diferentes: 8 de maio de 2020, às 14h09;

– previsão média para o halving na semana anterior através de oito modelos diferentes: 9 de maio de 2020, à 0h47;

– diferença: 10 horas e 47 minutos depois.

Gráficos de convergência de datas

1º contexto: intervalo médio diário entre blocos

Datas neste modelo continuam abaixo da média histórica. Este modelo é mais afetado pela volatilidade intradiária as e, essa semana, suas datas previstas foram misturadas por conta da oscilação da métrica.

Esse é o intervalo médio de execução de todos os blocos Bitcoin minerados no dia anterior.

Esse modelo faz a estimativa do número de dias restantes até o próximo halving, multiplicando o intervalo médio diário entre blocos pelo número de blocos restantes a serem minerados antes do próximo halving.

Usando essa medida, calculamos o registro de data/hora para o próximo halving.

– previsão média para o halving (primeira observação em 1º de janeiro de 2019): 12 de maio de 2020, às 13h50;

– previsão do halving em 8 de março de 2020: 7 de maio de 2020, às 9h27.

2º contexto: intervalo médio cumulativo entre blocos

A tendência deste modelo está caindo de forma estável e se aproximando de sua média histórica da data prevista.

Essa é a média numérica cumulativa do intervalo de execução de todos os blocos Bitcoins minerados até hoje. Para remover a grande lacuna entre a primeira execução de bloco, o intervalo médio entre blocos é tido como 600 segundos.

Neste cenário, a BNC calcula o número de dias restantes até o próximo halving ao multiplicar o intervalo médio cumulativo entre blocos com o número de blocos restantes a serem minerados. Usando esta métrica, calcula-se o registro data/hora do próximo halving.

– previsão média para o halving (primeira observação em 1º de janeiro de 2019): 8 de maio de 2020, às 6h43;

– previsão do halving em 8 de março de 2020: 9 de maio de 2020, às 3h36.

3º contexto: intervalo médio móvel simples entre blocos (num período de 50 dias)

Nas últimas semanas, as previsões deste modelo se convergiram de forma estável na manhã do dia 9 de maio de 2020.

Essa é uma média móvel aritmética de todos os intervalos entre blocos calculada ao acrescentar o intervalo médio entre blocos executados todos os dias durante 50 dias.

Esse é um indicador técnico de atraso que aplica uma mesma ponderação para todas as observações durante o período a fim de determinar se o intervalo entre blocos terá a mesma tendência ou se irá revertê-la.

Se a média móvel simples subir, isso explica o aumento no número de execuções de blocos, ou seja, a data do halving vai chegar antes do previsto. Se cair, significa que os blocos executados irão cair diariamente e a data do halving vai ser adiada.

– previsão média para o halving (primeira observação em 1º de janeiro de 2019): 13 de maio de 2020, às 19h35;

– previsão do halving em 1º de março de 2020: 9 de maio de 2020, às 15h17.

4º contexto: intervalo médio móvel exponencial entre blocos (num período de 200 dias)

O modelo do intervalo médio móvel exponencial num período de 200 dias é muito afetado pelas tendências a longo prazo dos intervalos médios diários entre blocos. O modelo continua a prever que o halving será no fim de março. É menos afetado pelo aumento repentino da taxa de hashes.

Essa é um tipo de média móvel em que é dada maior importância para os intervalos médios e mais recentes entre blocos. Isso fornece bons sinais sobre interseções e divergências do intervalo médio histórico entre blocos. Esse também é um indicador técnico de atraso.

Quando o intervalo médio entre blocos cruza o intervalo médio móvel entre blocos, espera-se por grandes mudanças no intervalo médio entre blocos, em que a tendência muda de direção.

Já que a média móvel exponencial fornece maior ponderação sobre os intervalos médios diários e mais recentes entre blocos do que dados mais antigos, é mais reativa às mudanças mais recentes dos intervalos entre blocos.

– previsão média para o halving (primeira observação em 1º de janeiro de 2019): 15 de maio de 2020, às 10h44;

– previsão do halving em 1º de março de 2020: 11 de maio de 2020, às 4h03.

Aspectos básicos da rede Bitcoin

A taxa de hashes do Bitcoin continua sua tendência de alta.

– taxa média diária de hashes (de 23 de fevereiro de 2020 a 16 de fevereiro de 2020): 121.040.984.537 terahashes por segundo (Th/s);

– taxa média diária de hashes na semana anterior: 113.965.268.669 Th/s;

– variação percentual: 6,21%.

Existem menos de 115 mil BTC a serem minerados antes do halving.

– bitcoins restantes a serem minerados antes do halving (16 de fevereiro de 2020): 114237,5 BTC.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 12/03/2020 - 14:40

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web