Consulta pública pode ajudar Nova Zelândia a analisar se deve emitir moeda digital

07/07/2021 - 14:15
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Enquanto alguns países mais turísticos ou já lançaram ou estão finalizando a implementação de suas CBDCs, a Nova Zelândia está disposta a começar a estudar melhor esse mercado (Imagem: Unsplash/danfreemanphoto)

Durante os próximos meses, o banco central da Nova Zelândia irá realizar consultas públicas sobre questões que variam de stablecoins a moedas digitais de banco central (CBDCs, na sigla em inglês).

Nesta quarta-feira (7), foi publicado um roteiro de desenvolvimento (“roadmap”) com detalhes de outras iniciativas no setor de abordagens futuras para pagamentos na Nova Zelândia.

Christian Hawkesby, presidente-assistente do Reserve Bank of New Zealand (RBNZ), afirmou:

Iremos considerar não apenas o que deveríamos estar fazendo como administradores, mas como seria um sistema monetário resiliente e de moedas estáveis na Nova Zelândia e como podemos atender às inovações digitais monetárias e de pagamentos.

A primeira consulta irá apresentar e buscar por feedback sobre os conceitos amplos da administração monetária e de dinheiro em espécie, bem como destacar assuntos específicos que serão debatidos no restante da série.

Outros artigos irão analisar a possibilidade de uma moeda digital de banco central (CBDC) funcionar junto com o dinheiro em espécie, como um dinheiro operado pelo governo, questões que surgem com novas formas de dinheiro eletrônico — incluindo criptoativos (como o bitcoin) e stablecoins (como a proposta do consórcio liderado pelo Facebook) e como o sistema monetário pode precisar mudar para continuarmos atendendo às demandas dos usuários.

Uma CBDC, segundo Hawkesby, “é algo que queremos explorar para a Nova Zelândia”.

O fato de a Nova Zelândia estar realizando pesquisas nessa área talvez não seja surpreendente, dado o crescente número de testes com CBDCs realizado por bancos centrais e instituições financeiras em todo o mundo.

No fim de junho, o Banco de Compensações Internacionais (BIS) encorajou o teste com CBDCs, enfatizando, em um relatório, que moedas digitais nacionais podem existir junto com o dinheiro em espécie e moedas privadas, como stablecoins.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 07/07/2021 - 14:15

Cotações Crypto
Pela Web