Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Corretoras Bittrex e Binance apoiaram bifurcação polêmica da rede Steem

25/05/2020 - 16:05
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Bifurcações são quando a comunidade de uma rede não concorda com os mesmos princípios; logo, o embate entre HIVE e Steem parece estar longe de acabar (Imagem: Crypto Times)

As corretoras de criptoativos Bittrex e Binance concordaram (relutantemente) em apoiar a bifurcação drástica (do inglês “hard fork”) 0.23 da Steem, que confiscou os ativos de 64 antigas “testemunhas” (validadores da rede), totalizando 23,6 milhões de tokens STEEM.

Provavelmente, esses validadores foram responsáveis pela criação do blockchain HIVE, em março, e bloqueou os apoiadores da Steem de receberem tokens HIVE recém-criados.

Em uma reviravolta irônica, a atualização da Steem na semana passada enviou os fundos confiscados para uma conta específica (@community321) cujas chaves privadas estavam sob controle de um membro da comunidade que era contra a bifurcação.

Essa conta enviou quase todos os 23,6 milhões de STEEM para a Bittrex com a seguinte mensagem: “esses fundos são roubados… favor retorná-los aos detentores originais antes da bifurcação”.

O validador “justiceiro”, que era contra a bifurcação, enviou todos os ativos que seriam confiscados à corretora Bittrex (Imagem: Steemd)

Em uma publicação, Richie Lai, fundador da Bittrex, respondeu que, embora ele não concorde com o resultado, a corretora deve aderir às regras de consenso. Os fundos continuam com a Bittrex, mas a corretora planeja devolvê-los à conta @community321.

A corretora pode estar retendo os fundos até os validadores da Steem reobterem controle da conta. Na última sexta-feira (22), validadores lançaram a bifurcação drástica 0.23.1 para limitar as funções de transferência dessa conta e remover seu controle da comunidade.

Toda essa situação é uma bagunça. Ajuda a pôr em perspectiva que blockchains que usam o algoritmo proof-of-stake delegado (dPoS) são bem-suscetíveis a ocupações hostis.

Até mesmo CZ, CEO da Binance, afirmou que zerar contas em uma rede significa que “é extremamente centralizada” (a ironia é que o Binance Chain opera por meio de um mecanismo de consenso parecido no momento).

Grupos de validadores entrando em conflito pode ser o destino de muitos blockchains dPoS no futuro.

Nesse momento, a briga interna na rede parece estar acontecendo fora do blockchain. Alguns dos antigos validadores da Steem afetados pela bifurcação mais recente estão se preparando para mover uma ação coletiva contra as corretoras que apoiaram a decisão.

Andreas Antonopoulos mencionou esse resultado em um tuíte recente, afirmando que a bifurcação poderia resultar em uma ação coletiva com acusados das corretoras participantes.

Por outro lado, o site Decrypt noticiou que Justin Sun, criador da Tron, está tomando medidas legais sobre os tokens HIVE que ele afirma terem sido “roubados” dele.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 25/05/2020 - 16:05