Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

CPI da Petrobras, sinalizações do BC e mercado de trabalho: 5 notícias de destaque no Brasil nesta semana

Laura Intrieri
24/06/2022 - 14:43
Câmara dos Deputados
CPI da Petrobras (PETR4): deputados conversaram com o MT sobre possíveis impactos (Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

Durante a semana, alguns dos acontecimentos na política e na economia do país ganharam maior destaque entre os leitores do Money Times. Confira abaixo as cinco notícias mais lidas da editoria Brasil

5 – Petrobras (PETR4): CPI pode se voltar contra Bolsonaro? Deputados respondem ao MT

Até a quinta-feira (23), mais de 130 nomes em Brasília já compunham a lista para abrir a suposta “caixa preta” da Petrobras (PETR4).

Durante a semana, um novo reajuste no preço dos combustíveis anunciado pela estatal na sexta-feira (17) reacendeu discussões entre os que acreditam que a empresa lucra às custas do bolso do consumidor brasileiro.

O principal deles, o presidente da República Jair Bolsonaro (PL), defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso Nacional para apurar a política de preços da Petrobras sobre os combustíveis.

A partir do posicionamento do presidente, sua legenda começou a rodar uma lista na Câmara dos Deputados para coletar posicionamentos favoráveis à CPI.

O Money Times conversou com deputados federais para entender o que está em jogo em uma eventual instauração de uma CPI para apurar as ações da estatal — e segundo alguns deles, o maior prejudicado pode ser o próprio governo.

Clique aqui para ler a matéria completa.

4 – Brasil está entre os 10 países com mais dificuldades em preencher vagas de trabalho

O Brasil é o nono país com mais dificuldade em preencher vagas de trabalho que exigem qualificação, mostrou levantamento feito pela consultoria de recursos humanos ManpowerGroup, que ouviu mais de 40 mil empregadores em 40 países e territórios.

Segundo a pesquisa, o País superou a média global de escassez e atingiu 81% em 2022, 10 pontos percentuais a mais que o relatado por empregadores no ano anterior.

No mundo, o índice de escassez global de talentos atingiu 75% — o maior nível em 16 anos. O dado representa um aumento de seis pontos percentuais em relação a 2021 e quase o dobro do que foi relatado em 2015.

Clique aqui para ler a matéria completa.

🏆 3 – Projeção do Banco Central indica novo rompimento da meta de inflação para 2022

A projeção do Banco Central (BC) para a inflação em 2022 segue indicando o rompimento da meta deste ano, indicou a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) publicada na terça-feira (21).

O Copom projetou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 8,8% para 2022, ante os 7,3% na última reunião.

A estimativa para este ano encontra-se acima da meta de inflação, de 3,5%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Para 2023 e 2024, a projeção do Copom passou para 4,0%, também acima da meta, e 2,7%, respectivamente. As metas eram de 3,25% para 2023 e de 3,0% para 2024, também com margem de 1,5 p.p.

Clique aqui para ler a matéria completa.

Banco Central, juros, selic, copom
O Banco Central revisou inflação e sinalizou mais um possível ajuste na Selic (Imagem: Banco Central/Antônio Cruz)

🏆 2 – Banco Central sinaliza nova alta na Selic

O Banco Central indicou que a Selic terá um reajuste igual ou menor magnitude na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 02 e 03 de agosto.

Na semana passada, o BC elevou a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, para de 12,75% para 13,25% ao ano. Com isso, a Selic pode ficar entre 13,5% e 13,75%.

Clique aqui para ler a matéria completa.

🏆 1 – Bolsonaro diz que Petrobras (PETR4) pode perder mais R$ 30 bilhões em valor de mercado com CPI

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que as ações da Petrobras (PETR4) voltarão a cair com a apresentação de um pedido de instalação de CPI na Câmara dos Deputados, e estimou que a petroleira pode perder 30 bilhões de reais em valor de mercado.

O alto preço dos combustíveis tem sido um complicador para a campanha à reeleição de Bolsonaro, segundo uma fonte da sua campanha informal.

Clique aqui para ler a matéria completa.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Última atualização por Matheus Caselato - 24/06/2022 - 14:43

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto