CryptoTimes

DAO criada para libertar fundador do WikiLeaks arrecada US$ 4 milhões em um dia

04 fev 2022, 11:52 - atualizado em 04 fev 2022, 11:52
Julian Assange reuters
Atualmente, a DAO está arrecadando fundos para fazer lances em um token não fungível (NFT) do artista digital Pak, que foi criado em colaboração com o próprio Assange (Imagem: Reuters/Henry Nicholls)

Uma organização autônoma descentralizada (DAO, na sigla em inglês) recém-criada, chamada AssangeDAO, está arrecadando fundos para serem usados na batalha pela liberdade do fundador do WikiLeaks, Julian Assange. 

Atualmente, a DAO está arrecadando fundos para fazer lances em um token não fungível (NFT) do artista digital Pak, que foi criado em colaboração com o próprio Assange.

Semelhante à ConstitutionDAO, qualquer pessoa pode fazer doações ao fundo, e os doadores recebem em troca uma quantidade proporcional ao token de governança. E a organização parece estar dando certo. Até o momento, já foram arrecadados 1,441 ethers (ETH), cerca de US$ 4 milhões.

“Este é um movimento poderoso que mostra que podemos nos organizar ‘na nuvem’ e fazer a diferença em terra”, disse uma das pessoas por trás da DAO, identificada pelo nome Crypto McKenna no Twitter.

McKenna é uma desenvolvedora de contratos autônomos e consultora de finanças descentralizadas (DeFi), acrescentou.

“Estamos mostrando o poder da alavancagem apermissionada, de moedas digitais resistentes à censura e da criptografia de prova de conhecimento zero para manter a anonimidade. Estamos trabalhando duro para garantir que a DAO cumpra sua missão”, acrescentou Crypto McKenna.

AssangeDAO foi formada nessa quinta-feira (3) por McKenna e nove outros contribuidores centrais, afirmou. Outros contribuidores incluem Gabriel Shipton, irmão de Assange; Stella Morris, noiva de Shipton; e Amir Taaki, desenvolvedor central da rede Bitcoin.

“AssangeDAO é um grão de areia, onde DeFi dá um passo estratégico em direção à riqueza democrática pós-corporativa”, disse Taaki ao The Block.

“Cypherpunks pelo mundo ouviram o chamado de Assange e se juntaram em defesa do cypherpunk original”, acrescentou Taaki.

Colaboração entre Assange e Pak

O NFT de Assange, criado por Pak, será colocado em leilão no dia 7 de fevereiro. O projeto de NFT, chamado “Censored” (“Censurado”, em português), consistirá em duas partes: uma parte dinâmica única e uma edição dinâmica aberta.

McKenna disse que o NFT será leiloado em uma plataforma personalizada que Pak e Shipton organizaram, e acrescentou que mais detalhes sobre o leilão serão divulgados na conta oficial de Pak no Twitter.

Caso AssangeDAO vença o leilão, o NFT ficará em posse da DAO, e será dado aos contribuidores o token de governança da DAO, JUSTICE, de maneira proporcional às contribuições em ether.

Os contribuidores irão decidir, em seguida, por meio de uma votação com o token, o que será feito com o NFT e com a futura rota de desenvolvimento da DAO. McKenna disse que não havia uma quantia alvo inicial para a arrecadação.

Caso a DAO perca o leilão, o ETH fornecido como contribuição será resgatável por meio de uma carteira com assinaturas múltiplas (“multi-sig”). Taaki é responsável pela carteira multi-sig, disse McKenna.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.